Como os 100 maiores bilionários da lista FORBES ganharam suas fortunas

Pesquisa analisa o primeiro emprego e a graduação das 100 pessoas mais ricas do mundo.

Quem começa sua carreira como vendedor tem mais probabilidade de se tornar um bilionário. Evidentemente, não se trata da receita secreta para o sucesso, mas é o que revela o último estudo conduzido pela empresa de recrutamento Aaron Wallis Sales Recruitment sobre a possível correlação entre o primeiro emprego e o patrimônio atual de integrantes da lista FORBES de maiores bilionários de 2017.

VEJA TAMBÉM: Conheça os 20 maiores bilionários do mundo

A pesquisa analisa o primeiro emprego e a graduação das 100 pessoas mais ricas do mundo. A conclusão é que as pessoas formadas por engenharia e economia têm maior probabilidade de ter sucesso no emprego. 75% do Top 100 de fato se formou em um desses cursos e, desses 75%, 75,2% estudaram engenharia. Muitos dos empreendedores que construíram sua fortuna no setor da tecnologia estudaram engenharia: Jeff Bezos, da Amazon, e Larry Page, do Google, são apenas alguns exemplos.

Além disso, 53 dos 100 mais ricos começaram a trabalhar em uma empresa que não era sua ou de sua família. E, desses, 19% iniciaram como vendedores, enquanto outros 17% como corretores da bolsa de valores. Foi assim com George Soros, que começou sua carreira como vendedor de um atacado de brinquedos e presentes antes de construir sua fortuna como investidor, e com Michael Dell, cujo primeiro emprego foi como vendedor em um jornal antes de ganhar dinheiro como fundador da empresa de hardware Dell. Outros 17%, por fim, iniciaram sua carreira criando suas próprias empresas.

“Quase todos os melhores profissionais têm ensino superior”, comenta Rob Scott, diretor geral da Aaron Wallis Sales Recruitment. “Um diploma pode ser um ótimo primeiro passo para se preparar para a carreira. Além disso, não surpreende que muitos dos 100 maiores bilionários tenham começado a trabalhar como vendedores, função que fornece experiência com comunicação e negociação, qualidades fundamentais para ter sucesso.”

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).