7 maneiras de lidar melhor com críticas no trabalho

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Você precisa se posicionar para não sair prejudicado (iStock)

Você conhece essa sensação. As palavras passam por seus ouvidos, mas seu cérebro não as registra de imediato. Quando percebe, já é tarde. O entorpecimento se torna uma picada que arde por todo seu corpo. “Espere, ele realmente disse isso?”, você se questiona. E fica pensando como seu chefe pode descartar com tanta facilidade um trabalho ao qual você se dedicou por dias. Ele arremessa as palavras em você. Quando seus olhos começam a lacrimejar, você mentalmente tenta se acalmar. “Não chore”, você diz a si mesmo, mas sabe que as lágrimas virão.

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Você, então, volta para sua mesa se sentindo derrotado, com os pensamentos atravessando sua mente. Mas o que realmente aconteceu? Você apresentou um projeto cheio de ideias criativas, relevantes e totalmente em sintonia com os objetivos. Seu chefe não gostou delas e expressou isso de uma maneira que fez você se sentir pequeno e inútil. Nenhum crime foi cometido, mas mesmo assim você não consegue parar de se sentir horrível e convicto de que precisa de um novo trabalho.

Por que? Só porque alguém é chefe não significa que é profissional ou sabe se expressar de maneira madura e produtiva. Da mesma forma que só porque você pensa que seu trabalho é ótimo, não significa que seja sempre assim. Aprender como aceitar críticas é uma parte essencial de crescer como empreendedor. As ofensas do seu chefe não foram pessoais – foram diretamente relacionadas ao seu trabalho. Então por que você levou para o lado pessoal? Seu chefe poderia estar em uma manhã ruim ou sofrendo uma pressão do chefe dele. Poderia também ter tido uma péssima noite de sono ou mesmo ter tomado pouco café. Ou imagine isso: seu projeto não era nada do que ele pediu ou esperava. De qualquer maneira, o foco era no trabalho e não em você.

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O ser humano tem a tendência de relacionar tudo a ele. Aprender a como não envolver emoções no trabalho é um dom – e algo que você precisa ter. Quanto menos isso te afetar, menos você será atingido pelo estresse. Você precisa se enxergar fora da situação. Retire seu ego e seja o mais objetivo possível. Relações no escritório podem ser difíceis, mas são as que você tem de aprender a lidar por boa parte da vida. Empregadores adoram funcionários que sobrevivem a feedbacks e crescem a partir deles. Em vez de recuar em uma dura conversa sobre o produto de seu trabalho, por que não empoderar a si mesmo e tentar as dicas simples a seguir para não apenas melhorar seu status, mas também fortalecer sua própria voz?

1) Escute as críticas atentamente, sem interromper seu chefe;

2) Não reaja na defensiva. Em vez disso, seja positivo e mostre a ele que você está perfeitamente confortável com o fato de ele não gostar das suas ideias. Deixe claro que você está aberto para mudar o seu trabalho;

3) Permaneça sempre calmo e pratique o mantra: “eu tenho meu valor e não vou deixar isso me abalar”. Ou se preferir: “eu não estou salvando vidas e em breve será sexta-feira”.

4) Uma vez que seu chefe tenha finalizado as críticas, valorize as preocupações apontadas utilizando uma linguagem que o faça se sentir ouvido e que também te permita explorar outros caminhos. Mantenha a voz uniforme e calma. “Eu ouço o que você está dizendo, mas ajudaria muito se você pudesse me mostrar um exemplo do que está buscando”, por exemplo.

5) Agradeça ao seu chefe pelo feedback e prometa que voltará com outra tentativa.

6) Não demore para refazer o trabalho. Mostre ao seu chefe que você é flexível e apto para dar um salto em produtividade.

7) Apresente o novo trabalho com um delicado aviso de tudo o que foi alterado de acordo com as recomendações dele, para que ele saiba o que está procurando. Por exemplo: “De acordo com a nossa conversa, segue em anexo o projeto atualizado com alterações nas seguintes seções…”.

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A melhor coisa sobre desenvolver uma espécie de escudo é sua nova calma. Com esse novo fator de relaxamento, você pode resistir a qualquer crítica. Em vez de olhar para o fato de ter de refazer o trabalho como algo negativo, veja como uma oportunidade para expandir sua criatividade e sua mente de outra forma. A característica que você mais deve desejar no ambiente de trabalho é uma atitude positiva e a habilidade de se adaptar para mudar.

Antes de embarcar em um novo projeto, se certifique de que você está seguindo estes três passos:

1) Se comunique: você tem uma direção clara? Repita a orientação de seu chefe a ele para garantir que vocês estão na mesma página;
Estabeleça um prazo: muitas vezes, as pessoas saem de reuniões e não definem esse ponto crucial;

2) Seja seu melhor crítico: antes de entregar seu trabalho, se pergunte se cobriu as áreas que precisava e se o projeto cumpre a sua missão. Não espere pelo feedback de seu chefe – se corrija, peça para um colega revisar e pergunte se ele acha que você atingiu o objetivo.

3) A relação chefe/funcionário é delicada. Você precisa estar atento sobre a sua parte nela. Perceba comportamentos ruins que são repetidos. Se seu chefe constantemente te ridiculariza e nunca parece satisfeito com nada que você produz, talvez você esteja lidando com um problema mais sério. Existe uma grande diferença entre uma crítica construtiva (ou mesmo apenas uma crítica) do seu trabalho e abuso verbal. Perceba a diferença e se certifique de ser sempre tratado com respeito.

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A vida é muito curta para ser torturado verbalmente por alguém. Se você se encontrar em um relacionamento abusivo com seu chefe ou qualquer outra pessoa no trabalho, comece a documentar exemplos específicos e reporte isso ao departamento de recursos humanos.

Qualquer um pode desrespeitar seu trabalho, mas não pode desrespeitar você. Ame a si mesmo e nunca permita que um problema de trabalho se torne um problema de saúde. É uma escolha sua se cuidar e se certificar de que você está em um ambiente que apoia o seu crescimento. Seu trabalho, entretanto, é algo que está sempre em mudança. Esteja aberto a aperfeiçoá-lo e aprender a alcançar seus objetivos. Seja a pessoa que nunca irá decepcioná-lo, pois você sabe que tem capacidade de aperfeiçoar constantemente os resultados do seu trabalho.

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