9 sinais de que você é bem-sucedido – mesmo que não perceba

Se você é ambicioso, é bem provável que, algumas vezes, sinta-se fracassado. Grandes objetivos geram momentos inevitáveis de desânimo, especialmente quando você não está conseguindo alcançar suas expectativas.

LEIA MAIS: 5 maneiras de descobrir por que você é infeliz no trabalho

Além disso, nós vivemos em um mundo que reforça este sentimento. Apesar de a maioria das pessoas não admitir, no fundo, elas medem o sucesso pela conquista de bens materiais.

Um estudo feito pela Strayer University descobriu que 90% dos norte-americanos acreditam que a felicidade é o maior indicador de sucesso – em vez de poder, bens ou prestígio. Além disso, 67% deles definiram sucesso como “um bom relacionamento com amigos e família”, e 60% afirmaram que amam o seu emprego. Apenas 20% afirmaram que o dinheiro determina o sucesso.

Mas dizer e fazer são coisas completamente diferentes. Quando se trata do sucesso, os nossos olhos podem nos boicotar. É muito difícil não nos sentirmos diminuídos perante pessoas bem-sucedidas com suas enormes casas, carros do ano e amigos influentes. Independentemente do que você consiga alcançar, sempre haverá alguém com mais – e isso pode trazer uma sensação de fracasso. No entanto, o problema não está relacionado com as coisas que você não tem, mas com a crença de que elas são um indicativo de sucesso.

LEIA TAMBÉM: Executivos aceitam salário menor em troca de mais benefícios, aponta pesquisa

O verdadeiro sucesso está na pessoa que você é e o quão longe você chegou. Se você ficar se preocupando o tempo todo com o fato de não ser bem-sucedido como deveria, você pode estar analisando os critérios errados. Às vezes, você apenas precisa ser lembrado das coisas que já alcançou na vida.

Veja na galeria de fotos 9 sinais de que você é bem-sucedido, mas não percebe:

  • 1. Você não é mais o centro do universo

    Todos nós conhecemos pessoas “bem-sucedidas” que agem como se fossem o centro do universo. É como se o mundo fosse deles, e nós apenas estamos vivendo nele. No entanto, isso não é sinal do verdadeiro sucesso. Para ser bem-sucedido, é necessário dominar a habilidade de sentir compaixão – entender que os sentimentos e sonhos das outras pessoas são tão importantes quanto os seus, e nós não podemos obter sucesso sem eles.

  • 2. Você é positivo

    A esperança e o otimismo são componentes essenciais para uma vida feliz. Se você pensar apenas nas coisas que deram errado, se tornará amargo e ressentido. Quando isso acontece, você fracassa – não importa quantas coisas você já tenha alcançado. O sucesso real significa sempre ver o lado bom e acreditar que você tem poder para transformar até as piores situações em algo melhor.

  • 3. Você sabe que o fracasso não dura para sempre

    Você aprendeu que a única pessoa que não falha é aquela que não tenta. Quando você fracassa, você não assume automaticamente que você falhou. Em vez disso, abraça cada erro como uma oportunidade de aprender algo – e segue em frente. Se você continuar, vez ou outra, lutando com isso, saiba que você nunca vai experimentar o real sucesso – até aprender a abraçar o fracasso. Os seus erros constroem o caminho para o sucesso uma vez que revelam quando você está no caminho errado. Uma das maiores descobertas ocorre, geralmente, quando você mais está se sentindo frustrado e preso. É esta frustração que o força a pensar diferente, olhar fora da caixa e finalmente enxergar a solução que não está percebendo.

  • 4. Você mantém as coisas em perspectiva

    Às vezes, coisas ruins acontecem. Faz parte da vida. Para a maioria de nós, no entanto, o nosso pior dia seria o melhor de alguém que tem problemas de verdade – como a falta de comida ou a luta pela sobrevivência em um país em guerra civil. Trancar a sua chave dentro do carro – ou mesmo não conseguir uma promoção – não são coisas tão ruins quando você aprende a desenvolver uma perspectiva. Se você já consegue analisar os seus problemas sob esta ótica, você deve considerar isso um enorme sucesso.

  • 5. Você pede ajuda quando precisa

    Se recusar a pedir ajuda, não importa o tamanho da sua dificuldade, é um sinal de imaturidade emocional. Pedir socorro significa que você não se sente mais como se precisasse provar algo por ser perfeito. Isso mostra que você não tem medo que as pessoas descubram suas fraquezas e que você entende que ninguém é bem-sucedido sozinho.

  • 6. Você sabe que a vida não é um jogo de soma zero. Mas também não é uma gangorra.

    O fato de alguém ter conseguido muito sucesso, não significa que você seja um fracasso na mesma proporção. Você apenas não venceu neste período específico. Um sinal certeiro sobre o sucesso é a habilidade de celebrar as conquistas dos outros com um entusiasmo sincero.

  • 7. Você prefere a estabilidade

    Você se lembra dos dias nos quais relacionamentos estáveis eram entediantes e você rapidamente se cansava de qualquer pessoa que o tratava bem? Se esse tipo de “drama” é algo do passado, parabéns. Se você prefere estabilidade e profundidade, você está tendo sucesso.

  • 8. Você não se importa mais com o que as outras pessoas pensam

    Você apenas se preocupa com o que as outras pessoas pensam quando você ainda sente que precisa provar alguma coisa. Por outro lado, você sabe que “conseguiu” quando você não se preocupa mais com isso – quando você é verdadeiro com você mesmo e seus princípios e está satisfeito com a sua vida. Você sabe quando alcançou isso quando entende que a opinião das outras pessoas é apenas isso: uma opinião. Elas não têm nenhum efeito real. Elas não mudam quem ou o que você é.

  • 9. Você aceita o que você pode e o que não pode mudar

    Há uma diferença entre pessimismo e praticidade. Se há um vulcão no seu caminho, não há nada que você possa fazer para impedi-lo. Mas, uma vez que você aceita que o vulcão está lá, você pode começar a trabalhar para minimizar seus efeitos. Se a sua companhia vai fazer cortes e você é demitido, cada momento que você passa em negação apenas atrasa qualquer coisa que está esperando por você no futuro. Você é capaz de seguir em frente apenas quando começa a explorar as opções e a fazer planos para mudar o que você pode. Ter responsabilidade para mudar as coisas que você não gosta na sua vida é um dos maiores indicadores de sucesso.

    Não há nenhum sentido em se sentir como um fracassado apenas porque você acha que deveria ter um trabalho melhor, uma casa maior ou um carro mais legal. O real sucesso vem de dentro, e ele é completamente independente das circunstâncias.

1. Você não é mais o centro do universo

Todos nós conhecemos pessoas “bem-sucedidas” que agem como se fossem o centro do universo. É como se o mundo fosse deles, e nós apenas estamos vivendo nele. No entanto, isso não é sinal do verdadeiro sucesso. Para ser bem-sucedido, é necessário dominar a habilidade de sentir compaixão – entender que os sentimentos e sonhos das outras pessoas são tão importantes quanto os seus, e nós não podemos obter sucesso sem eles.

Comentários
Topo