10 coisas que você não deve fazer para ser contratado

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as empresas estão contratando menos gente. Isso é fato. E esse cenário faz com que alguns candidatos aceitem participar de processos seletivos antiéticos e mal conduzidos. Muitas vezes, os recrutadores demoram semanas para entrar em contato, fazem perguntas inconvenientes (como o histórico salarial) e aplicam testes antes de uma entrevista.

LEIA MAIS: 10 dicas para melhorar um emprego ruim

Caso note comportamentos do tipo – demonstrações claras de que a empresa não se importa com o tratamento dado às pessoas -, o profissional não deve aceitar o emprego. Você não será mais bem tratado depois de admitido em comparação a quando era apenas um candidato. O seu poder aumenta quando percebe que, se um recrutador quer você na empresa dele, outros também podem querer. Ele quer contratá-lo porque você pode ajudar a companhia, mas ela não é a única que pode fazer bom uso dos seus serviços. Lembre-se de que melhores oportunidades virão.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 10 coisas que você não precisa fazer para conseguir um emprego:

  • 1. Você não tem que esperar semanas por uma resposta e estar à disposição quando a empresa decidir aparecer e contatá-lo.

  • 2. Você não deve informar o seu histórico salarial ou qual o valor mínimo que aceitaria receber. E, muito menos, fornecer uma prova do seu salário mais recente.

  • 3. Você não deve fazer testes antes de conversar com alguém pessoalmente.

  • 4. Você não deveria ter que ser entrevistado mais de três vezes.

  • 5. Você não deveria ter que trabalhar de graça, por exemplo, entregando um plano de marketing da empresa ou cobrindo um funcionário. Se eles querem que você trabalhe, eles devem pagá-lo.

  • 6. Você não precisa aceitar o trabalho sem ter a oportunidade de fazer perguntas sobre as funções do cargo, as expectativas em torno do horário de trabalho e possíveis contatos fora do horário de expediente.

  • 7. Você não precisa aceitar um emprego sem conhecer seus possíveis colegas de equipe e seu local de trabalho.

  • 8. Você não deveria ter que aceitar um emprego sem uma proposta da oferta por escrito, que deve corresponder ao que eles disseram sobre remuneração, horário de trabalho, cargo etc.

  • 9. Você não deveria ter contar tudo o que sabe para conseguir o emprego. Se você se sentir desconfortável com a especificidade das perguntas que estão fazendo, distancie-se e pare de dar seus valiosos conselhos de consultoria gratuitamente. Você sempre pode dizer: “Honestamente, seria irresponsável da minha parte recomendar soluções para o seu problema específico sem entrar e conversar com, no mínimo, meia dúzia de pessoas aqui”.

  • 10. Você não precisa rastejar, implorar ou agir de forma diferente do que age com seus amigos para ser contratado. Você não deveria ser falso, atuar, tentar agradar ou impressionar ninguém. Você não precisa se contentar com um trabalho onde não valorizam você ou os limites da sua vida pessoal.

1. Você não tem que esperar semanas por uma resposta e estar à disposição quando a empresa decidir aparecer e contatá-lo.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).