5 dicas para contratar ótimos freelancers

À medida que o futuro do trabalho toma forma nas mãos de freelancers, as agências aproveitam o poder de uma abordagem on-demand focada nas necessidades de contratação. Até 2027, espera-se que mais da metade da força de trabalho norte-americana atue sob demanda e abandone o tradicional modelo de tempo integral pela promessa de emprego flexível, que proporciona melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Embora a mudança de comportamento seja inegável, adequar o poder da força de trabalho autônoma à cultura existente nas agências atuais é uma dança de passos complicados.

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Está mais fácil do que nunca contratar gerentes em agências e outros tipos de empresas para manter contato com talentosos freelancers. De marketplaces como o Upwork às plataformas de portfólio e de novos artistas como o Behance, não há escassez de opções. Mas a proliferação de possibilidades pode tornar a escolha difícil e dispendiosa. Sem os processos certos, você pode perder tempo demais treinando freelancers que não estão por perto ou cujo trabalho voltado para o cliente não representa os principais valores e práticas seguidos por sua empresa.

Há muitas maneiras de contar com o trabalho de freelancers realmente profissionais e garantir que eles atendam às suas necessidades ou correspondam aos detalhes dos projetos para os quais você deseja apoio.

Veja, na galeria de fotos a seguir, cinco dicas para ajudá-lo a avaliar e ter sucesso com freelancers de alta qualidade em sua equipe:

  • Seja claro sobre suas necessidades e expectativas

    Para ter uma relação produtiva de trabalho com os freelancers, primeiro seja claro sobre o que espera realizar. Você precisa de suporte para uma demanda específica ou para projetos no geral, a longo prazo? Descreva o escopo do trabalho, o cronograma, o papel da pessoa e de que forma você deseja que a contribuição dela seja. Uma vez definida a estrutura do trabalho, conheça suas próprias expectativas e os requisitos para o sucesso na contratação de um freelancer. Sua necessidade é de alguém para trabalhar no escritório ou remotamente? A remuneração será com base em uma taxa por hora, por projeto ou em um valor mensal?

    Ter uma visão clara dos detalhes não só ajudará você a entender melhor suas necessidades, como também mostrará aos freelancers experientes que você é organizado e preparado para este tipo de parceria profissional.

  • Faça a sua curadoria

    Devido ao grande número de freelancers disponíveis, a qualidade, profissionalismo e habilidade podem variar muito. Procure depoimentos de contratantes anteriores. Peça recomendações de gerentes e colegas de trabalho. Busque consistência entre fontes autorreferenciadas e terceiros – estudos de caso, artigos publicados, sites de portfólio, revisões de sites, LinkedIn etc.

    A maioria dos empregadores pode evitar cometer grandes erros se gastar um pouco de tempo para analisar o portfólio do freelancer. Em vez de se deixar levar pela reação instintiva ao trabalho da pessoa como um todo, avalie em um nível mais profundo solicitando amostras relevantes para o projeto para o qual você o está contratando. Procure trabalhos que capturem o que você tem em mente para garantir que os freelancers sejam adequados às suas expectativas de estilo. O risco é que muitas empresas que buscam profissionais autônomos também estão atoladas, sem tempo para encontrar alguém, o que pode impactar negativamente o processo de verificação de candidatos.

  • Faça as perguntas difíceis

    A chave para a palavra “freelance” é o conceito de liberdade. Com isso em mente, não é surpresa que freelancers com todos os níveis de experiência possam adotar abordagens diferentes para trabalhar. Por isso, questione como eles lidam com clientes desafiadores, líderes exigentes ou parceiros de equipe de opinião forte. Pergunte como abordam prazos. O que é um trabalho de qualidade para eles? Que nível de orientação podem precisar para atender seus padrões de execução? Além disso, aborde a disponibilidade que eles esperam de você para garantir o alinhamento durante o período do projeto e não apenas nos primeiros dias.

    Desenvolver uma compreensão contextual do estilo de um freelancer é particularmente útil quando o projeto é de longo prazo. Algumas pessoas realizam trabalhos freelance enquanto estão envolvidas em outras demandas, o que até pode funcionar, mas também existe o risco de colocar sua empresa em apuros caso o cliente exija um envolvimento mais complexo e contínuo.

    Entenda a forma de comunicação dos freelancers e busque clareza sobre o que esperam e, se necessário, a disposição deles em se adaptar à sua abordagem. Existem ferramentas específicas necessárias para ser uma parte terceirizada de sua equipe? Podem ser desde aplicativos de comunicação até plataformas de gerenciamento e softwares específicos para projetos. Cubra todas as necessidades desde o início para que as pessoas com as quais você pretende trabalhar estejam preparadas para realizar as atividades da melhor forma possível e atender às suas exigências no projeto.

  • Um passo de cada vez

    Adotar uma abordagem frequente satisfaz muitas questões preliminares. Se for o seu primeiro contato com freelancers ou se sentir insegurança quanto às habilidades do profissional, vá aos poucos. Em algumas agências, qualquer nova adição à equipe principal começa com projetos internos e, com o tempo, pode haver uma transição para uma função mais confiável, como fazer interface ou contribuir para o projetos voltados para o cliente.

    A adoção dessa abordagem costuma proporcionar a oportunidade de dar feedbacks sobre o trabalho de um indivíduo quando as apostas ainda são relativamente baixas e o tempo está do seu lado. Quando estiverem trabalhando em sintonia, ficará fácil alcançar projetos maiores e gerenciar relacionamentos com clientes mais críticos.

  • Mantenha relacionamentos de longo prazo

    Encontrar e contratar freelancers de alta qualidade é difícil. Então, quando estiver convencido da qualidade da entrega e se sentir à vontade para trabalhar com eles toda a gama de projetos da sua empresa, segure-os. Faça um esforço extra para manter esses relacionamentos. Isso reduz a sobrecarga de gerenciamento e cria um resultado previsível e confiável para a próxima vez que você precisar aumentar sua equipe interna, sem ter que começar tudo do zero.

    Encontrar o talento certo para sua equipe não precisa ser um pesadelo. Limite sua pesquisa, faça sua devida curadoria e mantenha os freelancers que trabalham alinhados aos valores e padrões de qualidade da empresa. Desta forma, sua equipe de talentos freelancers estará familiarizada com o estilo e os processos de sua empresa e poderão contribuir para novos projetos conforme eles surgirem, como uma extensão perfeita de sua equipe principal.

Seja claro sobre suas necessidades e expectativas

Para ter uma relação produtiva de trabalho com os freelancers, primeiro seja claro sobre o que espera realizar. Você precisa de suporte para uma demanda específica ou para projetos no geral, a longo prazo? Descreva o escopo do trabalho, o cronograma, o papel da pessoa e de que forma você deseja que a contribuição dela seja. Uma vez definida a estrutura do trabalho, conheça suas próprias expectativas e os requisitos para o sucesso na contratação de um freelancer. Sua necessidade é de alguém para trabalhar no escritório ou remotamente? A remuneração será com base em uma taxa por hora, por projeto ou em um valor mensal?

Ter uma visão clara dos detalhes não só ajudará você a entender melhor suas necessidades, como também mostrará aos freelancers experientes que você é organizado e preparado para este tipo de parceria profissional.

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