6 dicas para comandar uma reunião sem dizer uma palavra

iStock
Comandar não se trata de exercer poder

Quando você tem a palavra, você tem a oportunidade de comandar. Mas é possível liderar mesmo em silêncio.

LEIA MAIS: 10 dicas para dizer “não” e fechar bons negócios

Comandar não se trata de exercer poder. Líderes se comportam no modo orientado para o outro e focam no desenvolvimento de relações recíprocas. Quando você respeita e reconhece as outras pessoas, elas retribuem o favor. Trate-as como quer ser tratado e receberá, então, o tratamento do líder que quer ser.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 6 dicas para liderar sem necessariamente fazer uso de palavras, mas estabelecendo a sua presença executiva:

  • 1. Reconheça as pessoas quando entrar e sair do local

    Não vá diretamente para uma cadeira e se sente. Reconheça as pessoas no início e no fim de uma reunião. Acene com a cabeça, aponte para a pessoa, sorria.

    Quando as pessoas são reconhecidas, sentem-se importantes. É um ato simples e impressionante que fará com que o respeitem. Além disso, ao reconhecer os outros, surge a oportunidade para que reconheçam a sua presença.

  • 2. Preste atenção em onde vai se sentar

    Se a reunião é ao redor de uma mesa, sente ali e não ao lado. Entre no jogo, não fique nas laterais. Se você acha que tem menos valor a oferecer do que outros presentes, as pessoas acharão que você não é importante. Acredite que é e outros também acreditarão.

    Se as cadeiras estão em fileiras, sente na frente, mas não totalmente. Se você se sentar na frente, todos poderão vê-lo. Mas apenas ser visto não é o que irá ajudá-lo a comandar. Você também precisa ver os outros. Se estiver longe das pessoas, será difícil para eles se conectarem com o que você tem a dizer. Para se conectar com as pessoas, o líder sabe que deve atingir o equilíbrio entre ser visto e ver os outros.

  • 3. Mantenha contato visual com quem está falando

    Durante a reunião, evite ficar olhando ao redor da sala. Não confira seu celular e não anote muitas coisas. Erga a cabeça e olhe para quem está falando de uma maneira relaxada. Não deixe de olhar. Faça com que quem esteja falando saiba que você está escutando – e está interessado.

    Quanto mais as pessoas se sentem ouvidas, mais irão interagir com você e ouvir quando você estiver falando. Além disso, ao focar em quem está falando, você terá um melhor acesso ao material que está sendo exibido e estará melhor posicionado para fazer perguntas inteligentes das quais as pessoas se lembrarão depois.

  • 4. Não mostre agitação

    Movimentos nervosos, como balançar o pé ou girar a caneta, são distrações. Não corra o risco de que as pessoas se lembrem de você por essas inquietações e não pela sua presença executiva.

  • 5. Melhore a sua postura

    Não tenha medo de ocupar espaço. Mantenha seus braços soltos. Relaxe e deixe-os abertos na distância dos ombros na mesa. Não torça suas penas e não tente parecer menor. Permita ser visto. Ocupe o espaço que a sua figura permite. Use a linguagem corporal para comunicar a sua confiança.

  • 6. Incline-se

    Incline-se sutilmente na direção de quem está falando. Essa é outra forma de, sem usar palavras, deixar que outra pessoa saiba que você está escutando e está interessada no que está sendo dito. Quando você se inclina para ouvir os outros, eles se inclinam para ouvi-lo.

1. Reconheça as pessoas quando entrar e sair do local

Não vá diretamente para uma cadeira e se sente. Reconheça as pessoas no início e no fim de uma reunião. Acene com a cabeça, aponte para a pessoa, sorria.

Quando as pessoas são reconhecidas, sentem-se importantes. É um ato simples e impressionante que fará com que o respeitem. Além disso, ao reconhecer os outros, surge a oportunidade para que reconheçam a sua presença.

 

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).