7 dicas de um gamer campeão para a sua carreira

Que o mundo dos games já se tornou oportunidade de carreira e só cresce no Brasil não é nenhuma novidade. O 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, apresentado pelo Ministério da Cultura em junho deste ano, apontou que 1718 jogos foram desenvolvidos no país nos últimos dois anos. O Brasil é o 13º mercado mundial para os games e, segundo dados da consultoria Newzoo, deve movimentar US$ 1,5 bilhão em 2018.

LEIA MAIS: Jam City: a expert em games de sucesso para celulares

Mas nem só de desenvolvedores vive esse mercado. Há também jogadores de destaque no cenário mundial. Um deles é Leo “Zigueira” Duarte. Ou apenas “Zig”.

Campeão mundial de Rainbow Six (série de jogos de tiro em primeira pessoa), ele faz parte da Team Liquid, organização holandesa que começou a investir no cenário brasileiro neste ano. O time venceu o mundial da modalidade, realizado em Atlantic City (EUA), em maio último, menos de cinco meses após a formação da equipe.

Além de jogador, Zig também é empreendedor. Tem uma marca de roupas que leva seu sobrenome e investe atualmente no desenvolvimento de um aplicativo para acompanhamento de jogos online, chamado E-Mira.

Conheça o Twitch, a plataforma de streaming para gamers

Pedimos para Zig reunir seus talentos e dar algumas dicas para empreendedores. Afinal, o que dá para tirar do universo virtual dos games e trazer para o mundo real dos negócios?

  • 1. Acredite em você

    “Ao longo da sua carreira, vai ter muita gente que vai falar que você não consegue. Você muitas vezes não vai ter o apoio familiar. No início, ninguém me apoiou. Então, mesmo com tudo e todos contra você, é preciso acreditar no seu potencial e continuar trabalhando. É preciso ir atrás dos seus sonhos e acreditar, não só na sua carreira, mas em qualquer situação da qual você queira sair vitorioso.”

  • 2. Tenha determinação

    “É preciso ser determinado em tudo. Entrar de corpo e alma naquilo que você se propõe a fazer. Hoje, eu moro em São Paulo, mas minha noiva está em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Vejo-a duas vezes no mês, quando vejo. Vamos nos casar no ano que vem, mas sou muito determinado a jogar. Então, tenho de esquecer de tudo e focar naquele meu objetivo. Não vai ser justo e não vai ser fácil. Mas ninguém falou que iria ser, certo? Talvez você vá treinar mais do que todos e vai perder no final. Talvez você se dedique mais e, ainda assim, não conseguirá alcançar o seu objetivo de primeira. Mas é preciso continuar com a sua determinação, porque só assim dará certo no fim e todo esforço valerá a pena.”

  • 3. Seja humilde

    “A gente nunca sabe tudo. Precisamos ter isso claro. Sempre aprendemos um monte de coisas todos os dias. Eu jogo esse jogo oito, nove horas por dia, e sempre aprendo alguma coisa diferente. É preciso ter humildade, baixar a cabeça, saber ouvir os técnicos, o analista e sempre procurar crescer. Se você tiver um ego muito alto, ele o levará para cima e você ficará lá sozinho. Então, é preciso ter humildade e ouvir quem entende mais que você [seu chefe, seu colega mais experiente, até mesmo alguém abaixo de você que saiba mais sobre algum tópico]. É preciso começar de baixo, dando um passo de cada vez. É aquela famosa frase: ‘Não vai querer chegar e já sentar na janela’.”

  • 4 . Treine

    “Tudo o que você conseguir realizar na sua vida real com êxito reflete o tempo que você treinou e se dedicou a isso, seja você médico, dentista, jornalista, arquiteto ou qualquer outro profissional. Treino é a base de tudo. O que fazemos em uma partida oficial é reflexo daquele tempo todo que treinamos. E o mais importante é a qualidade com que você realiza, não a quantidade.”

  • 5. Mantenha o foco

    “É preciso focar naquilo que você quer, independentemente do que os outros vão falar. Quer ser um jogador profissional? Coloca isso como foco. O foco é essencial, assim como os tópicos anteriores. Vai ter gente o chamando para sair, para ir para uma festa, mas você estará lá estudando ou, no meu caso, treinando porque tenho um jogo importante no dia seguinte. Focar no seu objetivo e ter determinação para segui-lo é imprescindível.”

  • 6. Seja perseverante

    “Talvez você não consiga de primeira. Não consiga também na segunda. Eu já bati na trave uma, duas, três, quatro vezes, e não desisti. Não é um caminho fácil. Não existe caminho curto. As coisas não vão cair na sua mão. Tentei por muito tempo me classificar para um campeonato mundial de Rainbow Six, minha modalidade. Hoje sou campeão. Eu sei o quanto eu batalhei para estar aqui hoje. E quero mais.”

  • 7. Tenha paciência

    “Você vai ouvir muita coisa ao longo da sua carreira. Pessoas querendo o colocar para baixo, falando que você não pode, que você não é capaz e que não será campeão de nada. Não rebata críticas que não são construtivas. Que entre por um ouvido e saia pelo outro tudo aquilo que não lhe acrescenta. É preciso ter paciência e engolir sapos. A melhor maneira de você provar que eles estão errados é continuar fazendo um bom trabalho.”

1. Acredite em você

“Ao longo da sua carreira, vai ter muita gente que vai falar que você não consegue. Você muitas vezes não vai ter o apoio familiar. No início, ninguém me apoiou. Então, mesmo com tudo e todos contra você, é preciso acreditar no seu potencial e continuar trabalhando. É preciso ir atrás dos seus sonhos e acreditar, não só na sua carreira, mas em qualquer situação da qual você queira sair vitorioso.”

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).