7 hábitos de produtividade para ser mais prestativo

iStock
Ser um líder e colega de equipe mais prestativo pode ter um efeito enorme não apenas no sucesso de uma empresa, mas também em sua própria felicidade

Como jovem profissional, achei que uma das chaves para o sucesso era apenas ser eficiente e trabalhar mais do que todo mundo. De certa forma, eu estava certo, mas, à medida que envelheci, vi que aqueles que trabalham de maneira mais inteligente, e são úteis para as pessoas ao seu redor, são mais bem-sucedidos.

LEIA MAIS: 11 características que tornam uma pessoa irresistível

Muitas pessoas confundem estar ocupado com ser produtivo. Não incentivo ninguém a preencher seu dia com muito trabalho, porque, se o fizer, provavelmente, irá se concentrar em cumprir itens de uma lista, em vez de pensar no que realmente faz. Há uma arte para a produtividade e, se a olharmos sob a perspectiva de como podemos ser útil para os outros, veremos que ela pode ser muito gratificante.

Ser um líder e colega de equipe mais prestativo pode ter um efeito enorme não apenas no sucesso de uma empresa, mas também em sua própria felicidade. Enquanto eu me esforcei para colocar em prática alguns dos itens citados abaixo, percebi-me aproveitando mais as atividades de trabalho em que me envolvo. Não é uma mudança da noite para o dia, mas, tomando alguns dos passos mencionados, garanto que coisas boas irão acontecer como resultado.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 7 hábitos rápidos de produtividade que ajudam a ser mais prestativo no trabalho:

  • 1. Tenha um bom começo de manhã

    Todos os dias, acordo e penso em algumas coisas pelas quais sou grato. Isso me deixa feliz e melhora minha visão do dia. É também um ótimo teste. Se você iniciar bem o dia com um pouco de ânimo, provavelmente, será mais útil para outras pessoas. Se estiver chateado, será mais desafiador dar a mão a quem está ao seu redor, já que estará mais preocupado com seus próprios problemas.

  • 2. Programe seu dia na noite anterior

    Antes de ir para a cama, olhe a sua programação para o dia seguinte. Eu uso um software de calendário para me certificar de que estou organizado em meus agendamentos.

    Organize e planeje tudo para que estar totalmente preparado e entenda o que precisa ser feito. Esse tempo extra permitirá que você comece a enxergar oportunidades de fazer mais, como preparar uma reunião, lidar com uma tarefa de uma maneira melhor ou abrir espaço para algo importante ou alguém.

  • 3. Anote coisas importantes de qualquer conversa

    Não importa se você as escreve em um guardanapo de bar e depois joga fora. É de conhecimento comum que o simples ato de escrever ajuda a memória a longo prazo. Talvez você decida carregar um caderno ou, se estiver realmente em apuros, usar o aplicativo de notas de seu smartphone. De qualquer forma, lembrar-se desses pequenos momentos de suas conversas com as pessoas ajudará a conhecê-las melhor e mostrar que se importa.

  • 4. Evite as pessoas tóxicas que o cercam

    Todo mundo tem pessoas tóxicas ao seu redor. Se a sua pessoa tóxica é o caixa do banco que você não suporta, por exemplo, troque de banco. Quando você cria o hábito de estar perto de pessoas boas, a bondade delas o influencia e você fica cada vez mais apto a ajudar outros.

  • 5. Peça aos outros que avaliem o quão bem você os prepara para o sucesso

    Alguns dos líderes mais bem-sucedidos que já vi pedem feedbacks à sua equipe. Alguns até mesmo se submetem a uma classificação de seu time sobre o quanto eles permitem que os membros da equipe tenham o melhor desempenho. Se você quer ser a pessoa mais prestativa possível, especialmente para aqueles que trabalham ao seu lado, precisa estar aberto a críticas. É a única maneira de melhorar e ser mais útil para a equipe.

  • 6. Tenha um estilo de vida saudável

    A saúde de seus funcionários tem um grande impacto no desempenho deles. Se eles não estiverem cuidando de si mesmos, seu humor pode ser afetado negativamente, e seu trabalho e felicidade geral no emprego podem ser prejudicados. Os líderes devem sempre dar o exemplo, e não apenas em capacidade profissional. Ao adotar um estilo de vida saudável e promovê-lo no local de trabalho, os líderes podem mostrar a seus funcionários que se importam com o bem-estar deles além dos muros da empresa.

  • 7. Faça disso algo pessoal

    Como já mencionei, costumamos ter o hábito de cumprir tópicos de listas de tarefas, mesmo quando interagimos com outras pessoas. Por exemplo, se você se perguntar se enviou um presente para alguém para o aniversário dela e, em seguida, comprar rapidamente um vale-presente para cumprir uma tarefa, não está pensando sobre o assunto. Em vez disso, pense em como você pode realmente ajudar essa pessoa. Digamos que você se lembre dela, mencionando o quanto é importante economizar para o ensino superior de seus filhos. Então, em vez de dar um vale-presente que ela não usará, faça uma contribuição para a poupança de seus filhos.

1. Tenha um bom começo de manhã

Todos os dias, acordo e penso em algumas coisas pelas quais sou grato. Isso me deixa feliz e melhora minha visão do dia. É também um ótimo teste. Se você iniciar bem o dia com um pouco de ânimo, provavelmente, será mais útil para outras pessoas. Se estiver chateado, será mais desafiador dar a mão a quem está ao seu redor, já que estará mais preocupado com seus próprios problemas.

 

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).