Como pedir férias para o chefe do jeito certo

Se pedir uma folga no trabalho o deixa com as palmas das mãos suadas, garganta seca e coração acelerado, saiba que você não está sozinho. Um recente estudo sobre férias, feito pelo LinkedIn, revela o quão estressante é a ansiedade na hora de solicitar o período de descanso remunerado.

LEIA MAIS: Por que o descanso pode salvar sua vida e carreira

Foram entrevistados 2.169 adultos nos EUA que estão em empregos permanentes em período integral ou são freelancers em tempo integral. O LinkedIn descobriu, por exemplo, que a maioria das pessoas (51%) não usou todos os dias de férias no ano passado. A razão número 1 foi a sensação de haver muito trabalho para fazer (36%). Além disso, 16% dos jovens da geração millennial não solicitaram folgas porque estavam ansiosos demais para pedir, em comparação com apenas 7% da geração X e 6% dos Baby Boomers. Isso sugere que a geração millennial pode ter ansiedade exagerada na hora de solicitar as merecidas férias.

A boa notícia é que você tem direito a esse descanso e não será (sob circunstâncias normais) demitido por pedir. Mas, infelizmente, isso não torna a situação menos estressante.

Agora, suponha que tudo correu bem e você está de férias. Você verifica sua caixa de entrada de trabalho ou responde a todos os e-mails de seu chefe? Você se faz acessível via telefone? A resposta é com você. Toda empresa tem expectativas diferentes quando se trata de permanecer conectado durante as férias. É melhor conhecê-las com antecedência, verificar com seu chefe e agir de acordo. No entanto, não importa o que aconteça, certifique-se de ter tempo para realmente aproveitar o seu tempo livre.

Veja, a seguir, 3 dicas para garantir que a conversa sobre as férias com o chefe seja a mais tranquila possível:

  • Escolha o melhor momento para falar com o seu chefe

    É essencial abordar o assunto na hora certa, como depois de ele elogiar sua apresentação ou quando ele tem algum tempo livre (talvez em uma tarde de sexta-feira). Seu chefe ficará mais receptivo quando não estiver muito ocupado ou sob muito estresse, então, preste atenção ao que está acontecendo e se planeje.

  • Peça os dias de férias, em vez de exigir

    Não presuma que suas férias sejam algo certo antes de obter aprovação. Não diga: “Reservei uma viagem para a Cidade do México e irei para lá na terceira semana de agosto”. Torne o assunto uma conversa: “Gostaria de aproveitar as duas últimas semanas de agosto para tirar férias. Sei que temos esses dois projetos até o momento, mas vou concluí-los. Você acha que isso seria possível? Estarei acessível por e-mail se algo aparecer”.

  • Informe as férias na agenda de todos

    Depois de obter aprovação verbal ou por escrito, assegure-se de que todos saibam do seu período de descanso, anotando o tempo de férias no calendário-geral. Não se esqueça de enviar um lembrete ao seu chefe uma semana antes do grande dia e informá-lo de que você entregará os projetos com os quais se comprometeu no prazo. Isso não apenas mantém suas férias no radar dele, mas também mostra que você está cumprindo suas responsabilidades.

Escolha o melhor momento para falar com o seu chefe

É essencial abordar o assunto na hora certa, como depois de ele elogiar sua apresentação ou quando ele tem algum tempo livre (talvez em uma tarde de sexta-feira). Seu chefe ficará mais receptivo quando não estiver muito ocupado ou sob muito estresse, então, preste atenção ao que está acontecendo e se planeje.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).