Como lidar com um chefe que é um verdadeiro pesadelo

iStock
Quase todos os adultos que trabalham tiveram um chefe que era um verdadeiro pesadelo em algum momento da carreira

Você já teve um chefe ruim? Alguém que acaba com a sua energia e diminui o seu moral sempre que se aproxima?

LEIA MAIS: 5 ideias estranhas que irão torná-lo mais criativo

Quase todos os adultos que trabalham tiveram um chefe que era um verdadeiro pesadelo em algum momento da carreira. Eu, por exemplo, tive um chefe que parecia se divertir em dar orientações vagas e mudar de ideia sobre estratégias toda semana. Isso deixava a equipe em constante estado de incerteza.

Uma situação como essa pode fazer você se sentir numa cilada. Mas ninguém merece. Aqui está uma história sobre como lidar com um chefe difícil sem deixar virar o barco.

Imagine este cenário: você é líder de uma pequena equipe de cinco pessoas. De vez em quando, seu chefe entra no escritório e agride todos verbalmente, faz brincadeiras idiotas e cospe ordens questionáveis. Para a equipe, aquele comportamento é perturbador e contraproducente.

Você implorou ao seu chefe que evitasse esse tipo de comportamento, sem sucesso. Você apelou ao dono da empresa — também sem sucesso. Como líder, você é responsável pela produtividade da equipe e leva seu trabalho muito a sério. O que fazer, então?

VEJA TAMBÉM: Como saber se o seu potencial de liderança está sendo sabotado

Seguem algumas dicas:

• Leve o trabalho para fora do escritório — encontre um café bacana e trabalhe lá
• Pare de responder (emocional e verbalmente) às situações que seu chefe cria
• Faça reuniões com a sua equipe fora do local de trabalho para não haver distrações

E a melhor recomendação:

• Faça um jogo com o seu chefe mala em que todos da equipe sejam participantes. O jogo começa quando o chefe chega ao escritório com sua nuvem negra. Assim que ele sai, alguém dispara um cronômetro de 15 minutos e todo mundo coloca uma nota de mesmo valor — por exemplo, de R$ 10 — em uma tigela. Quem conseguir produzir mais até o cronômetro apitar leva o volume do pote todo.

E AINDA: 4 formas de reconhecer a relevância do seu trabalho

Um joguinho simples é capaz de renovar a energia do ambiente e de quem está nele, ao mudar o foco da equipe. Sem reclamações. Sem drama.

Baixar-se ao nível do chefe mal-humorado não o tornará melhor no trabalho e não melhorará o chefe. Em vez disso, concentre-se em se tornar o líder que deseja ser. Produza mais. Lidere a sua equipe de forma eficaz. Aja com o maior profissionalismo. Mostre ao chefe — e aos que estão mais acima na hierarquia — que você não vai deixar o comportamento deles conduzir o seu.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).