10 coisas que nunca devem ser reveladas na busca por emprego

iStock
Você tem de lembrar que seus relacionamentos com empregadores e recrutadores são relações de negócios, não importa o quão amigáveis ​​eles sejam

Uma resposta perfeitamente boa para a pergunta “Por que você está à procura de um novo emprego?” é “Estou ficando estagnado no meu emprego atual, preciso de um novo desafio”.

LEIA MAIS: O que fazer quando você percebe que vai ser demitido

Nunca diga a um recrutador ou a um possível empregador o que você não gosta do seu trabalho atual. Se a empresa está se reorganizando ou falindo, vá em frente e conte a verdade, mas se estiver sendo maltratado no trabalho, guarde a informação para si.

Sejamos honestos: quando falamos sobre ocupação e procura de emprego, falamos sobre um relacionamento comercial, e não social. Há um aspecto social a ser trabalhado, é claro, e essa é uma das razões pelas quais muitos candidatos a emprego se sentem à vontade para falar sobre sua insatisfação com o trabalho atual. Infelizmente para eles, tendem a contar sua história de angústia em uma entrevista de emprego ou em uma conversa com seu recrutador.

Isso é um erro, pois dá ao recrutador uma grande vantagem de negociação quando ele sabe que você odeia o seu trabalho.

Você tem de lembrar que seus relacionamentos com empregadores e recrutadores são relações de negócios, não importa o quão amigáveis ​​eles sejam. Você está de um lado da mesa de negociações, sozinho. O empregador e o recrutador se sentam do outro lado da mesa.

Não importa o quão veementemente o recrutador lhe diga: “Estou do seu lado”. Simplesmente não é verdade. Ele trabalha para o empregador.

VEJA TAMBÉM: Como lidar com um chefe que é um verdadeiro pesadelo

O gerente de contratação, a pessoa de RH e o recrutador têm um ao outro para conferir e debater a melhor opção. Você só tem a si mesmo, além de amigos e familiares que podem aconselhá-lo durante a sua procura por emprego.

É por isso que todo candidato a emprego precisa manter seu “tanque de combustível” cheio. Você precisará de cada gota para se lembrar de seu próprio valor e para o defender quando necessário.

Um recrutador que merece sua confiança irá ganhá-la lentamente, por meio de suas ações, mais do que por suas palavras.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 10 coisas que nunca devem ser reveladas durante a busca por emprego:

  • 1. Nunca sugira ou indique que está desesperado para encontrar um novo emprego.

  • 2. Nunca divulgue o fato de que você está em conflito com seu chefe ou tem medo de ser demitido.

  • 3. Nunca diga a um recrutador ou a um possível empregador que você não está tendo sorte com sua procura por emprego ou que buscou oportunidades que não deram certo.

  • 4. Nunca diga a eles quais outras empresas você está considerando ou em que ponto está no canal de recrutamento dessas organizações.

  • 5. Nunca fale a um recrutador ou empregador sobre as circunstâncias da vida que tornam especialmente urgente, para você, encontrar um novo emprego rapidamente, por exemplo, seu cônjuge ou parceiro estar desempregado.

  • 6. Nunca diga a eles que você está tão interessado no trabalho que aceitaria ganhar menos. Essa é a pior coisa que você pode dizer porque não o indica como desejável, mas sim como carente, e você quase certamente ganhará menos nesse caso.

  • 7. Nunca diga a um recrutador que você precisa de um emprego rápido, por exemplo, para ter uma renda estável, a fim de se qualificar para um aluguel de imóvel. Sua urgência de ser contratado se traduzirá em uma oferta de trabalho menos atraente.

  • 8. Nunca diga a um recrutador ou empregador se você pretende processar seu antigo empregador ou registrar uma queixa contra ele. Não é da conta deles e, por mais simpáticos que possam ser à sua situação, naturalmente se perguntarão: “Se contratarmos essa pessoa, ela também nos processará um dia?”

  • 9. Nunca diga a um possível empregador ou a um recrutador: “Estou muito feliz por esta empresa estar interessada em mim, já que acabei de perder uma boa oferta de emprego”.

  • 10. Finalmente, nunca diga a um recrutador ou a um possível novo empregador que você está cansado de procurar por emprego e que deseja apenas que sua busca acabe.

1. Nunca sugira ou indique que está desesperado para encontrar um novo emprego.

 

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).