5 dicas para influenciar sem ser o chefe

iStock
Comunique informações e urgências, mas não estresse o time

Influência sem autoridade é uma habilidade crítica para administradores de projetos. Manter uma equipe, sem ser o chefe, requer uma combinação de forte gerenciamento do fluxo de trabalho e habilidades de comunicação. Quando você reúne isso com alavancas de influência, pode dominar os trabalhos mais complexos.

LEIA MAIS: 7 dicas para ter foco no trabalho

A autoridade é, sem dúvida, a maneira mais direta de influenciar os outros. Quando você gerencia recursos diretamente, pode definir suas direções e prioridades. Mas, se ser o chefe, há um tempo e um lugar para alavancar a autoridade, seja sua ou de outra pessoa. Por exemplo, chame os superiores se você não conseguir resolver as principais pendências. Mas não antes de tentar resolvê-las individualmente.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 5 dicas para influenciar mesmo sem ser o chefe:

  • 1. Tenha expertise
    ​Expertise é um poderoso fator de influência. A expertise específica em disciplina, por exemplo, é fundamental quando diversas pessoas, de funções diferentes, atuam juntas em um projeto. Use seu conhecimento para embasar suas recomendações e solicitações. Um exemplo de gerenciamento de projetos seria explicar todas as etapas de um cronograma para justificar um prazo.

  • 2. Informação
    A informação é mais poderosa quando compartilhada. Influencie os outros dividindo o que você sabe regularmente, de forma clara e concisa. Como gerente de projetos, você tem objetivos e cronogramas. Em grupos de trabalho complexos, papéis e responsabilidades podem ser confusos. A informação é uma via de mão dupla.

  • 3. Recursos
    Ter os recursos certos é um fator crítico para o sucesso do projeto. O uso criativo de recursos pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Influencie o orçamento com exemplos de projetos anteriores. Influencie as habilidades, delineando os principais resultados e documentando as habilidades necessárias para alcançar os resultados. Influencie as pessoas, mantendo um controle sobre questões de carga de trabalho e priorização.

  • 4. Relacionamentos
    Conheça pessoas e forme conexões e relacionamentos mais profundos. Isso permite que você saiba o que esperar. Preveja reacções e atitudes e se prepare para objecções, em vez de ser pego de surpresa. As pessoas que confiam em você estarão muito mais dispostas a segui-lo. Relacionamentos profundos e duradouros permitem que você peça favores ocasionais. Finalmente, um sentimento de camaradagem também ajuda muito as pessoas a resolverem problemas juntas.

  • 5. Atitude
    Sua atitude, ou como você trata as outras pessoas, é um dos fatores mais importantes de influência. Seja honesto e direto. Um lapso na sua integridade custará a sua confiança por um longo tempo. Não desperdice o tempo das pessoas, esteja preparado e organizado. Comunique informações e urgências, mas não estresse o time. Seu tom de voz, sua escolha de palavras e o reconhecimento de situações difíceis podem ser sua arma mais poderosa.

1. Tenha expertise
​Expertise é um poderoso fator de influência. A expertise específica em disciplina, por exemplo, é fundamental quando diversas pessoas, de funções diferentes, atuam juntas em um projeto. Use seu conhecimento para embasar suas recomendações e solicitações. Um exemplo de gerenciamento de projetos seria explicar todas as etapas de um cronograma para justificar um prazo.

 

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).