7 dicas para ter foco no trabalho

“Mindfulness”, termo em inglês que remete à atenção plena, entrou em nosso cotidiano na última década como uma solução eficaz para o estresse e o esgotamento causado pela disponibilidade em tempo integral ao trabalho, situação criada pelo avanço da tecnologia e já batizada de síndrome de burn-out. É fácil chegar ao fim do dia sem energia, até porque atravessamos as horas navegando por mídias sociais, trocando mensagens de texto e enfrentando um ciclo infinito de notícias. Contra as pressões da vida moderna, estudos sugerem que praticar meditação e respiração pode não apenas ajudar a nos sentir mais relaxados, mas também a aumentar o foco e o tempo de atenção, expandir a nossa memória operacional e melhorar a nossa conexão com os outros.

SAIBA MAIS: 10 melhores aplicativos de meditação e mindfulness

Como fundadora e CEO da Simple Habit, uma plataforma dedicada ao bem-estar mental, Yunha Kim trabalha para alimentar a atenção plena na vida cotidiana das pessoas. Simple Habit reúne grandes profissionais de meditação de todo o mundo, além de especialistas em coaching e terapia, fornece conteúdo em áudio e ajuda seus usuários a lidar com o estresse no trabalho e com os desafios do dia-a-dia.

O Simple Habit nasceu das dificuldades pessoais de Yunha com o estresse do trabalho. Ao criar sua primeira startup, Locket, ela se viu trabalhando longas horas, e logo teve problemas de concentração e de sono. A jovem então decidiu tentar a meditação — e isso mudou a sua vida. Yunha passou a se concentrar melhir e dormir à noite. A se sentir mais presente e feliz.

Nessa busca, ela também se deu conta de que não havia uma plataforma em que pudesse obter conteúdo sobre bem-estar, produzido por experts. “Criei uma lista no Spotify para meditação com foco em paradas de cinco minutos que pessoas ocupadas podem usar para qualquer situação ou humor”, diz. “À medida que aprendemos mais sobre nossos usuários, a visão do Simple Habit sem amplia. Aprendemos que, sob o desejo de meditar, existe um desejo humano ainda maior de controlar o estresse, aumentar o bem-estar e ser feliz.”

Para encarar um desafio pesado, como o de tocar uma startup, diz Yunha Kim, resiliência é fundamental. Devido ao tempo e aos recursos financeiros limitados, e ao ritmo incrivelmente rápido do ambiente empresarial contemporâneo, o trabalho pode parecer uma montanha-russa. Yunha constrói resiliência por meio do engajamento nas práticas de mindfulness que a sua plataforma promove.

Abaixo, ela oferece 7 dicas para construir uma prática de “mindfulness” e meditação no trabalho:

  • Comece com 5 minutos

    É um equívoco comum pensar que, para meditar, você precisa de um longo tempo sentado. Não é verdade. Você pode meditar a qualquer hora e em qualquer lugar: enquanto viaja, no intervalo do almoço ou antes de fazer uma apresentação.

  • Use seus 5 minutos contra o estresse
    Sempre que tiver com uma tarefa desafiadora pela frente, como conversar com um chefe duro ou um funcionário difícil, pare um pouco, respire e limpe a mente primeiro. Não se jogue na tarefa estressante sem preparação.

  • Frequência e consistência
    Uma semana de curtas meditações — 5 minutos por dia — pode proporcionar ganhos em atenção e energia, além de reduzir o estresse. Dedicar um tempo a si mesmo ajuda a prevenir o esgotamento. Além disso, ao construir o hábito da meditação, você adquire consciência sobre seu corpo, mente e respiração, em momentos de tensão.

  • Agenda, uma aliada
    Como frequência e consistência são fundamentais, se organize para não quebrar a rotina em construção. Reserve 5 minutos no calendário ou na agenda todos os dias e crie um sistema de lembretes para não perder o compromisso com você mesmo. Esse sistema funciona muito bem para quem sem perceber entra em modo de navegação automática ou de repente se vê sobrecarregado com um milhão de reuniões e tarefas.

  • Encontre o seu espaço
    Eu costumava usar o sofá do escritório para meditar e encorajava os membros da equipe a fazer o mesmo. Mas alguns preferem privacidade e silêncio, então buscam uma sala vazia. Onde você vai meditar não importa. O importante é que seja um espaço confortável para você. Pode ser a sua mesa, uma sala de reunião ou um parque próximo da sua casa ou do seu escritório. Não tenha vergonha de pedir ajuda ao seu chefe para achar um espaço — esse novo hábito vai aumentar a produtividade.

  • Convide a sua equipe
    A meditação reduz o estresse, aguça o foco e melhora a produtividade. Defina um horário diário e convide a sua equipe para participar de meditações em grupo. Você também pode iniciar suas reuniões semanais com uma meditação de apenas 1 minuto. Ao incorporar a meditação na programação da equipe, você ajuda a promover um ambiente mais feliz, saudável e produtivo para todo o escritório.

  • Seja um chefe aberto
    Mais do que ninguém, um líder tem a oportunidade de dar espaço à meditação no local de trabalho. Ainda mais se for praticante: basta falar da própria prática. Tire um tempo para meditar no escritório e compartilhe a experiência. Isso ajudará alguns colegas a se sentir mais à vontade (e até inspirados) para fazer o mesmo.

Comece com 5 minutos

É um equívoco comum pensar que, para meditar, você precisa de um longo tempo sentado. Não é verdade. Você pode meditar a qualquer hora e em qualquer lugar: enquanto viaja, no intervalo do almoço ou antes de fazer uma apresentação.

Kim sente que, com o Simple Habit, ela encontrou seu propósito de vida. “Adoro ter uma empresa que ajudar os outros a viver melhor, todos os dias”, diz. “Acredito que todos mereçam acesso a especialistas que oferecem conselhos e técnicas para melhorar o bem-estar. Minha carreira está resolvendo o problema que eu tive na vida pessoal. A maior recompensa é estar impactando outras pessoas de maneira positiva.”

Para outras pessoas que desejam alinhar a carreira ao propósito de vida, Kim oferece um conselho. “Ter um objetivo é muito importante. Se você está procurando uma nova empresa, pergunte a si mesmo se é apaixonado pela missão dessa companhia. Dias difíceis são inevitáveis, mas acreditar em seu trabalho faz com que eles valham a pena.”

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).