Descubra a característica essencial para alavancar sua carreira

iStock
Curiosidade estimula o profissional a explorar novas ideias, experiências e possibilidades.

A boa notícia: o fato de você ler este artigo sugere que você já tem o traço necessário para o crescimento profissional.

VEJA TAMBÉM: Por que o descanso pode salvar sua vida e carreira

A melhor notícia: você pode desenvolvê-lo agora mesmo.

Intrigado? Ótimo! Este é o caminho certo. A característica essencial para alavancar sua carreira é a curiosidade.

Ser curioso é ter um forte desejo de saber ou aprender algo. Mas é muito mais do que isso. Munido de curiosidade, você estará aberto para explorar novas ideias, experiências e possibilidades, além de conhecer novas pessoas e aprender coisas novas. Estará apto a deixar para trás raciocínios antiquados e cresças limitantes e, assim, criar espaço para a sua melhor versão.

É essa abertura ao novo que impulsiona o crescimento.

Veja algumas considerações para investir na curiosidade:

Mindset é tudo

É impossível crescer sem descobrir. Na verdade, mindset é o ponto central para o que a Dra. Carol Dweck define como uma “mentalidade de crescimento”, ou uma pela qual você acredita que pode melhorar e que proporciona o desejo de aprender.

Elevar o mindset para a curiosidade significa ver o mundo por meio das lentes do que é possível, não apenas do que existe. É o entendimento de que é preciso colocar esta característica em prática no trabalho para realizar seus objetivos e melhorar seu desempenho.

Parte do processo é se questionar: “O que eu estou traçando? O que estou evitando?”. As respostas podem o surpreender e o levar a fazer uma nova busca por autodescoberta e esclarecimento.

Ao abordar sua vida e sua carreira pela curiosidade, a tendência é moldar as coisas de forma diferente também. De repente, o mundo está cheio de oportunidades e possibilidades. Você não se sente preso, estende seus limites e considera e tenta novas saídas. Em vez de encontrar razões para dizer não, abraça a chance de adquirir novas habilidades e desafiar a si mesmo.

E AINDA: O que as Olimpíadas podem nos ensinar sobre sucesso na carreira

Você entenderá que a sua curiosidade recém-descoberta também tem outros benefícios. Ela o tornará naturalmente mais positivo, além de atrair outras pessoas interessantes e realizadas para o seu mundo. Assim, poderá aprender e formar novas conexões.

A curiosidade ajuda a entender melhor a si mesmo

A curiosidade não é limitada a eventos externos: também se estende para entender melhor como você se movimenta pelo mundo.

Muitos cometem o erro de dizer que as coisas simplesmente acontecem para eles. Esta é uma visão míope e incorreta, que pode causar problemas futuros.

Considere, em vez disso, como suas ações e interações afetam o que acontece ao seu redor. Pergunte a si mesmo, “O que as pessoas pensam quando eu me aplico desta forma? E se eu tentasse algo diferente?”.

Ser receptivo a aprender mais sobre o efeito positivo e negativo que suas ações causam o ajudará a obter insights valiosos sobre um comportamento que você pode melhorar ou conscientemente amenizar. O crescimento está vinculado ao conhecimento de si, do próximo, de situações e a como estes pontos todos estão interrelacionados.

A curiosidade cria e mantém o lado positivo

Muitos permitem que o medo do desconhecido, do sucesso, da falha, mantenha-os estagnados. Ser curioso pode levar ao avanço de uma forma positiva.

LEIA AQUI: 8 habilidades necessárias para ter sucesso em 2020

Curiosidade é o antídoto para uma vida chata, passiva e medíocre, evita o sentimento de se movimentar apenas segundo a maré. É difícil ser negativo, desanimador, infeliz, estar estagnado ou entediado quando aprendemos coisas novas, conhecemos pessoas diferentes e nos abrimos a novas possibilidades da vida.

E a melhor coisa sobre ter curiosidade é que você se transforma em um aprendiz ao longo da vida, o que engloba o crescimento pessoal, além do profissional.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).