Como a gratidão pode melhorar a experiência no trabalho

Getty Images
Colocar atenção e energia nas coisas que você aprecia transforma o cotidiano

Ser mais feliz no trabalho é um processo tão simples quanto procurar razões para estar alegre em qualquer outra área da vida e ter a certeza de que você está aproveitando o tempo para realmente apreciar o que já tem. É preciso estar atento às coisas boas para ser mais feliz em seu emprego.

LEIA MAIS: 10 maneiras de romper o ciclo da procrastinação

O cérebro é o supercomputador mais poderoso do mundo. A cada segundo do dia, ele processa 11 milhões de informações em todos os seus cinco sentidos. Desse total, temos consciência de apenas 40. Pense sobre essa desconexão por um momento — 11 milhões de conhecimentos, sendo que 10.999.960 deles são filtrados pelo cérebro para que não se tornem parte da sua percepção consciente. Os 40 restantes são usados para construir a sua versão consciente da realidade. Essa é a sua história, o que você usa para explicar seu contexto. Suas ações e como experimenta o mundo são coisas que serão construídas fora dessa história.

Vamos pensar em outra coisa: a prioridade principal do seu cérebro é a sobrevivência, mantendo você longe do que pode lhe fazer mal. Do ponto de vista evolutivo, isso faz sentido. No entanto, isso também significa que o seu cérebro não está fazendo com que você se dê conta das 40 melhores informações à sua disposição. Ele o está direcionando para se proteger do pior cenário possível. Então, por padrão, mantém você focado nos aspectos negativos, em vez de ver os pontos positivos.

Agora, aplique isso à sua experiência de trabalho. Se você está construindo sua realidade com base nas 40 informações por segundo das quais tem consciência e está deixando para o cérebro decidir quais são elas, é mais provável ver as coisas como ameaças à sua “sobrevivência” — ou que ameaçam seu sucesso profissional e status.

Entre os exemplos estão colegas que o deixam para baixo, uma observação que alguém fez em uma reunião e da qual você não gostou, a perda de prazos que ameaçam seus projetos, um chefe que não o apoia e muito mais. Isso tudo é o que o seu cérebro naturalmente vai filtrar para dar o sinal de alerta, de forma que você esteja ciente. Se você confiar nisso para guiar sua história e experiência, na maioria das vezes estará mais focado nos aspectos ruins do que nos bons. Isso leva a mais estresse, ansiedade, frustração, raiva, depressão — todas as coisas que queremos minimizar em uma experiência de trabalho positiva.

Contudo, não precisa ser assim. Se você quer ter uma experiência melhor em seu emprego, deve focar no que irá torná-la boa. E é aí que entra a gratidão. Ser grato o ajudará a filtrar as informações de um jeito diferente.

VEJA TAMBÉM: Como planejar sua semana de trabalho em 4 passos

Quando o seu cérebro seleciona o conhecimento, costuma ser um processo passivo — você não está consciente de que isso está acontecendo e, por isso, fica em segundo plano, como se estivesse no piloto automático. No entanto, você sempre pode escolher onde focar sua energia e atenção. Isso significa que pode optar por filtrar informações que melhorem sua experiência, em vez de piorá-la.

E é exatamente nesse ponto que a gratidão é importante: o ato de concentrar sua atenção e energia nas coisas que você aprecia em sua experiência, tornando-as uma parte ativa de sua consciência quando seu cérebro já fez o filtro. Quando você faz das coisas boas uma parte mais ativa do cotidiano, apreciando-as em um nível mais profundo, toda a sua experiência se torna melhor e as coisas negativas tendem a não incomodá-lo tanto.

Os benefícios da gratidão são extensos. Pesquisas revelam que aqueles que são gratos têm as seguintes vantagens:

– Redução nos níveis de estresse
– Maior sucesso na carreira
– Maior autoestima
– Melhores relacionamentos
– Mais empatia e menos agressividade
– Melhor saúde física
– Mais otimismo em relação ao futuro e mais positividade em relação à vida como um todo

Considere este exemplo: digamos que os seus colegas fizeram algo para incomodá-lo em uma reunião. Eles não tinham preparado a parte deles e isso colocou mais trabalho sobre você, levando-o a ficar estressado e frustrado. Baseando-se simplesmente nessa experiência, você pode estar destinado a pensar que eles são incompetentes e que não pode confiar neles.

E AINDA: 10 regras de ouro para construir uma marca pessoal

Mas, então, você para e pensa na incrível conversa que teve com aquele colega de trabalho no dia anterior, e como realmente apreciou a ajuda e a percepção dele. Você lembrou que ele lhe disse que tinha muita coisa para fazer e que estava lutando para equilibrar tudo. Essa pode ser a explicação para o fato de ele não estar tão preparado na reunião. Em seguida, lembre-se dos momentos em que esse colega de trabalho o apoiou. Então, sinta-se grato por ele ter feito isso por você.

Ao concentrar sua atenção nos aspectos mais positivos do relacionamento, você instantaneamente mudou a história que estava contando a si mesmo sobre essa pessoa e um acontecimento específico (a reunião). Você se abriu para um melhor relacionamento com esse colega de trabalho, para enxergar maiores oportunidades de sucesso juntos e reduziu o estresse e a frustração porque sabe que as coisas vão dar certo, mesmo que a reunião não tenha sido completamente como o planejado.

No exemplo citado, analisamos uma maneira de trabalhar com a gratidão para reverter uma experiência negativa. Entretanto, você pode fazer disso um hábito cotidiano e experimentar benefícios ainda maiores.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 3 dicas para ser mais feliz em seu emprego:

  • 1. Mantenha uma lista de gratidão

    Reserve alguns momentos todos os dias para fazer uma lista das coisas pelas quais você é grato: o café grátis no trabalho, um colega que está sempre de bom humor, um sucesso que você teve com seu chefe etc. Escreva-os em um diário só seu. No final de cada semana, revise sua lista e aprecie tudo o que aconteceu com você.

  • 2. Escreva uma nota de agradecimento

    Faça o dia de alguém mais feliz deixando um bilhete de agradecimento em sua mesa com coisas que você aprecia nele. Este é um ótimo exercício porque você não apenas experimentará os benefícios da gratidão, mas também causará esse sentimento na pessoa que receber o seu bilhete.

  • 3. Otimize seu trajeto

    Quando você está indo para casa no final do dia, é fácil lembrar de tudo que não saiu como planejado naquele dia. Em vez disso, faça a escolha de usar seu tempo para apreciar o que deu certo e procure as oportunidades à sua frente. Isso vai preparar você para aproveitar essas chances quando voltar ao trabalho no dia seguinte.

1. Mantenha uma lista de gratidão

Reserve alguns momentos todos os dias para fazer uma lista das coisas pelas quais você é grato: o café grátis no trabalho, um colega que está sempre de bom humor, um sucesso que você teve com seu chefe etc. Escreva-os em um diário só seu. No final de cada semana, revise sua lista e aprecie tudo o que aconteceu com você.

 

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).