5 dicas para preparar uma palestra de sucesso

Getty Images
Suba pronto para cativar o público com uma palestra convincente

Estar em um palco e se apresentar para uma multidão de milhares de pessoas pode intimidar até os maiores executivos. Já presenciei especialistas, que eram brilhantes em suas áreas, entrarem em pânico atrás do púlpito. Um fracasso pode afetar a credibilidade de um líder. Mas, por outro lado, já vi personalidades mais reservadas se tornarem palestrantes dinâmicos.

LEIA MAIS: Como convencer o recrutador de que você quer o emprego

Então, qual é o segredo de uma palestra bem-sucedida?

Um colega recentemente me fez questionar isso quando nos encontramos para um café. Como CEO de uma agência de comunicação e relações públicas, descobri que, na verdade, a resposta é simples: preparação.

Compartilhar sua experiência no palco gera credibilidade para sua empresa e marca pessoal. Suba pronto para cativar o público com uma palestra convincente, e uma história de cada vez.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 5 dicas para preparar uma palestra de sucesso:

  • 1. Conheça seu público

    Você não iria a um jantar sem conhecer os anfitriões, portanto, não deve participar de uma palestra sem saber quem está na sala. Além do básico, como o tamanho e o tipo do público, pense em quem está lá e por quê. Quais desafios eles podem enfrentar? Quais novas informações podem mudar suas perspectivas? Como você pode motivá-los a dar um passo em uma nova direção?

    Pesquise mais sobre sua audiência. Uma vez que souber quem estará lá e por quê, você poderá começar a construir a fala que chegará até eles.

  • 2. Defina suas três mensagens

    Sim, apenas três. Se você tiver mais do que isso, pode arriscar perder a atenção do seu público. Pense em três coisas que possam mudar a maneira como pensam sobre sua área de especialização.

    Especialistas são convidados para palestras porque eles são exatamente isso: especialistas. Não há dúvida de que você sabe muito sobre a sua área. Quais tópicos únicos você traz para a discussão? Capture os itens que o público só receberá de você.

  • 3. Apresente dados e histórias

    Divida os comentários segundo suas três mensagens. Audiências engajadas querem um equilíbrio de dados práticos e histórias personalizadas. Todos nós já vimos apresentações carregadas de gráficos, portanto, sabemos que mostrar muitos dados é algo maçante.

    Pesquise e apresente dados para sustentar o que defende. Coloque as informações em gráficos ou slides que possam ser facilmente compreendidos. Faça o teste: se pudesse mostrar o slide por apenas 15 segundos, eles entenderiam o que está querendo dizer? Se a resposta for “não”, simplifique a mensagem.

    Quais histórias interessantes você tem para complementar os dados? Seja a sua própria história, a de um livro que leu recentemente ou com base em uma figura histórica, pense em como conectar o assunto e o comportamento do seu público. As histórias podem solidificar pontos que gráficos raramente conseguem. Eles podem deixar sua audiência atenta a cada palavra sua.

  • 4. Use todas as suas ferramentas

    Dependendo de quem estiver presente, o modo de dar uma palestra bem-sucedida pode variar. Você pode utilizar slides como uma sugestão visual de dados técnicos ou pode ter uma conversa moderada para estimular a conexão pessoal. Planeje uma apresentação cheia de energia com um microfone sem fio ou solicite uma banqueta e um pedestal com microfone para permanecer em um ponto fixo. Prenda o público com um vídeo dinâmico, ou apresente fotos de alta qualidade para dar vida às suas histórias. As ferramentas realmente dependem do tom e dos tópicos que você deseja exibir.

    Trabalhe com o local e sua equipe de comunicação para colocar as ferramentas em prática com antecedência. Pense nisso como um evento coreografado: cada detalhe tem o objetivo de transmitir uma mensagem poderosa.

  • 5. Prepare-se

    Até mesmo os apresentadores mais experientes precisam praticar. Com cada novo público e local, uma palestra forte vem da repetição e do tempo do especialista. Pense na ordem do conteúdo para ter certeza de que está contando uma história coesa. Planeje as frases-chave que se serão destacadas e ficarão com seu público. Trabalhe em alguns momentos mais leves e reserve tempo para perguntas. Com preparação e prática, é possível fazer melhor uso de seu material e ainda deixar margem para um pouco de improviso, que é quando muitas das melhores palestras encontram sua mágica.

1. Conheça seu público

Você não iria a um jantar sem conhecer os anfitriões, portanto, não deve participar de uma palestra sem saber quem está na sala. Além do básico, como o tamanho e o tipo do público, pense em quem está lá e por quê. Quais desafios eles podem enfrentar? Quais novas informações podem mudar suas perspectivas? Como você pode motivá-los a dar um passo em uma nova direção?

Pesquise mais sobre sua audiência. Uma vez que souber quem estará lá e por quê, você poderá começar a construir a fala que chegará até eles.

 

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).