5 passos para renovar sua carreira com o método de Marie Kondo

Getty Images
Escritora japonesa explica como se alavancar no mercado com organização

A especialista em organização pessoal e escritora japonesa Marie Kondo é famosa por seus livros de organização, cujas vendas já superaram a marca dos sete milhões ao redor do mundo. No entanto, ela ficou ainda mais conhecida com a sua série “Ordem na Casa”, que estreou recentemente na plataforma Netflix.

LEIA MAIS: Por que Marie Kondo virou um fenômeno mundial

No seriado, Marie visita lares de famílias norte-americanas, colocando em prática as dicas dadas em seus livros para arrumar o local. Assim, a escritora apresenta o método KonMari de organização, que consiste em juntar todos os pertences de uma pessoa de uma determinada categoria, como roupas, por exemplo, e manter apenas aqueles que “trazem alegria”. Em seguida, deve ser escolhido um local adequado para os itens que não serão descartados, vendidos ou doados.

O método, que transformou o estilo de vida de tantas pessoas, também pode ser aplicado na hora de organizar a carreira profissional. Em entrevista à FORBES, ela explica que há cinco passos a serem seguidos para se alavancar no mercado, tomando como base a organização no ambiente de trabalho.

Para arrumar o local onde trabalha, é importante separar os itens por categorias. Você pode começar com livros e, depois, arrumar documentos ou outros itens do escritório. “Ter um espaço de trabalho organizado afeta sua eficiência e produtividade, pois você deixa de gastar tempo à procura de coisas, perdidas em meio à bagunça”, afirma Marie.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 5 passos para renovar sua carreira, segundo o método KonMari:

  • 1. Ajeite suas roupas

  • 2. Arrume sua mesa

  • 3. Organize a sua lista de e-mails

  • 4. Ordene seus cartões profissionais

  • 5. Limpe sua mente

1. Ajeite suas roupas

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).