Como trabalhar e ser mãe melhora ambas as funções

Resumo:

  • Apesar do que muitos dizem, mães trabalhadoras podem encontrar benefícios tanto no ambiente familiar quanto no corporativo;
  • Gerenciar o tempo e se adaptar aos outros são características das mães muito úteis no setor profissional;
  • Trabalhar ajuda uma mãe a criar os filhos, pois permite que ela compartilhe mais alegrias e aproveite mais seu tempo com eles.

Mães que trabalham fora ouvem muito as seguintes frases: “Não é possível ter um negócio ou uma carreira de sucesso e ter filhos”; “Você deveria passar mais tempo com as crianças”; “Você precisa garantir dinheiro suficiente para a educação de seus filhos”. Você já recebeu conselhos assim? Não soa um pouco contraditório?

LEIA MAIS: 6 ilhas exclusivas com menus especiais de Dia das Mães

No entanto, ser dona de um negócio ou avançar na carreira enquanto cria seus filhos pode ser uma situação vantajosa para todos ao seu redor. Veja, na galeria de fotos abaixo, como trabalhar e ser mãe pode beneficiar ambas as funções:

  • Como ser mãe contribui para a sua carreira

  • Negociação

    Pense, por exemplo, nos seus esforços para fazer com que seus filhos fiquem menos tempo na frente da televisão ou mexendo no celular. Eles podem não estar dispostos a ouvi-la, adotando uma posição inflexível. Além disso, não pensam sobre a maneira como estão tratando você. Eles choram, gritam e chutam – e, para ficar ainda mais divertido, fazem isso em público.

    Ser capaz de gerenciar uma situação desafiadora quando o outro é muito exigente é uma habilidade valiosa nos negócios. Ao se desapegar das emoções, você e sua equipe podem tomar mais decisões baseadas em dados. Por exemplo: se um cliente ou supervisor solicitar a conclusão de mais projetos em um determinado período de tempo, você poderá mostrar, com base em atividades passadas, quanto tempo cada projeto leva sem comprometer a qualidade. Deixe os dados – ou a chupeta – falarem por você para transformar ansiedade em decisões mais racionais.

  • Gerenciamento do tempo

    O gerenciamento do tempo é essencial nos negócios. Com seus filhos, você se adapta e aprende a trabalhar com base nos horários deles. Por exemplo: você pode responder a e-mails mais cedo, enquanto seus filhos estão dormindo. Você aprende a ser flexível e produtiva.

    Isso é útil quando você trabalha com clientes ou fornecedores no exterior. Empresas chinesas vão agradecer se você entrar em contato durante o horário comercial do país, e esse esforço pode gerar novos negócios.

  • Foco no cliente

    Jeff Bezos, CEO da Amazon, observa como é importante se concentrar nos clientes. “Se há uma razão pela qual fizemos melhor do que nossos colegas no espaço digital é porque nos concentramos na experiência do cliente, e isso realmente importa em qualquer negócio”, diz o homem mais rico do mundo.

    Bebês não sabem dizer o que precisam de maneira clara e objetiva. Logo, mães aprendem a antecipar as necessidades de outras pessoas. E fazer isso com os clientes mostra que você realmente os conhece e compreende profundamente suas expectativas. Essa é uma característica essencial para melhorar o foco do cliente em seu negócio.

  • Liderança

    Quantas vezes você assistiu seu bebê tentar alcançar um brinquedo? O que você fez enquanto isso acontecia? Você encoraja seus filhos até que eles atinjam seus objetivos, certo? Eles terão suas próprias experiências, mas você fornece palavras de sabedoria para ajudá-los a atingir seu potencial.

    Pense, por exemplo, em como você usa essa habilidade para motivar sua equipe a permanecer persistente. Você os apoia, os encoraja e os faz pensar criticamente, compartilhando sua experiência com eles.

    Você não concorda que seus filhos, em especial quando são adolescentes, a ajudam a se tornar uma líder melhor?

  • Como trabalhar ajuda a criar seus filhos

  • Permite que você compartilhe alegrias

    Se a mãe estiver feliz, os filhos também estarão. Você quer que seus filhos vejam todo o potencial que têm. Você também quer ver o seu. Ser dona de um negócio ou avançar na carreira contribui para essa percepção.

    Que criança gostaria de ter uma mãe triste, arrependida ou com sentimentos negativos? Fazer algo pelo que você é apaixonada gera uma alegria que é transmitida para seus filhos.

  • Melhora o desempenho do trabalho dos filhos

    Em 2015, um estudo conduzido por Kathleen McGinn, da Universidade de Harvard, identificou que filhos de mães trabalhadoras se tornam grandes empreendedores. A pesquisa revelou que, em comparação com filhos de donas de casa, eles geralmente têm um desempenho melhor em suas carreiras.

    Em julho de 2018, quando o estudo completo foi divulgado, ficou claro que eles são tão felizes quanto os filhos criados pelas mães que ficam em casa – ou seja, não sentiram falta da presença materna. Dados estatísticos dão base para essas descobertas.

    Ao administrar um negócio ou crescer em sua carreira, você está construindo o caminho para seus filhos se tornarem grandes empreendedores e serem felizes.

  • Você aprecia mais seu tempo com os filhos

    Após trabalhar durante muitas horas ou voltar de uma longa viagem a negócios, você quer garantir que o tempo gasto com seus filhos seja valioso. Assim, planeja com antecedência para se divertir com eles e até mesmo aproveita momentos rotineiros que, em outras circunstâncias, seriam considerados tarefas domésticas, como trocar fraldas, ajudar com a lição de casa e levá-los para a casa de amigos.

  • Você é um exemplo para eles

    É sempre bom ensinar e ser um exemplo. Pratique o que você prega. À medida que cria um maior apreço pelo tempo que passa com seus filhos, eles entendem melhor o valor do seu trabalho árduo e da sua persistência para atingir metas, valorizando seus esforços.

    Agora, com suas energias recarregadas, é hora de levar sua carreira e seus filhos a níveis mais altos. Eles, assim como o mundo dos negócios, precisam de você.

Como ser mãe contribui para a sua carreira

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).