5 dicas do feng shui para o seu home office

Getty Images
Aprenda a montar o espaço ideal para unir o trabalho ao lar

Resumo:

  • A internet permitiu a adoção do home office por empresas de diversas áreas;
  • No entanto, a produtividade pode ser afetada se a casa não tiver divisão e equilíbrio entre o ambiente profissional e o familiar;
  • Entenda como alcançar esse equilíbrio com a ajuda do feng shui.

Cada vez mais pessoas têm a chance de trabalhar de casa. A internet permite que o home office seja uma prática frequente em muitas empresas, mas como conciliar sua casa, um lugar de lazer, família e descanso, com o seu ambiente de trabalho?

LEIA MAIS: 10 dicas do feng shui para ter sucesso nos negócios

Para a consultora de feng shui e terapeuta holística Katia Gonzalez, esta não é uma tarefa difícil. Katia atribui boa parte dessas mudanças à Era de Aquário, na qual estamos entrando, e na qual, fazendo uso de suas dicas de feng shui e holismo, poderíamos navegar — afinal, de acordo com sua própria hashtag das redes sociais, #TáFácilSerFelizCâmbio.

Divulgação
Katia conta também que na Era de Aquário, decisões serão guiadas pela intuição

Ela explica que a nova era respeita o relógio biológico de cada um, o que faz sentido no contexto do home office. “Ninguém tem o compromisso de trabalhar de manhã, almoçar, trabalhar de tarde e dormir à noite. Tem gente que é produtivo de noite, tem gente que é produtivo de manhã, e as empresas começam a respeitar isso”, Katia explica.

No entanto, com essa nova conveniência, entra também uma nova responsabilidade: master separados os ambientes da casa e do trabalho. Veja como alcançar esse equilíbrio dentro de casa com 5 dicas de feng shui:

  • 1. Organizando os móveis do ambiente

    Na hora de decidir onde cada móvel ficará, estabeleça um local fixo para a sua mesa. Coloque-os em um ponto confortável, se concentre e não mude muito de lugar. Lembre-se também de não colocar a cadeira de costas para a porta, pois qualquer barulho pode ser uma potencial distração que o faça se virar.

    Também preste atenção ao apoio dos cotovelos e ao caminho do olhar para o computador ao ajustar a altura da cadeira e da mesa. O olhar deve estar na mesma altura da tela.

  • 2. Se livre da papelada

    Katia explica que devemos “partir da ideia de que tudo na nova era é simples. É tudo feito no computador.” Logo, não há necessidade de uma mesa cheia de papéis. Tenha sobre ela apenas o essencial, dividido da seguinte maneira: do lado direito, contas a pagar ou problemas a resolver, e, do esquerdo, o lado do coração, assuntos solucionados e dívidas quitadas.

    Essa organização não só é mais harmoniosa, como também um incentivo. Olhar para a esquerda mostra o quanto já se resolveu e traz forças para continuar trabalhando naquilo que está à direita.

  • 3. Inspiração nas paredes

    A Era de Aquário é muito intuitiva — nela, você atrai o que pensa e deseja. Por isso, quadros bonitos e inspiradores atrairão positividade, diz Katia. “Se eu quero viajar, um quadro ou mapa múndi, com marcas dos lugares por onde passei.”

    Seguindo essa linha que proporciona negócios internacionais, também é bom ter relógios que mostrem não só o fuso horário em que você está, mas também os diferentes fusos de seus parceiros, o que demonstra comprometimento e disciplina.

    Além disso, Katia recomenda o uso de um quadro negro ou uma lousa branca para anotar pendências e observações. Além de substituir o uso de papel, uma lousa em um local visível te obriga a sempre lembrar de seus afazeres. “É fácil perder no computador uma ideia que você tem no meio da noite.”

  • 4. Separação de hábitos e ambientes

    Disciplina é crucial para não misturar hábitos da casa e do ambiente profissional — a falta desse equilíbrio pode afetar a produtividade. Para Katia, um ato simples que não pode ser levado para o espaço de trabalho é o de comer.

    Além de sujar seu computador e sua mesa, as refeições são um hábito caseiro, e logo, devem ser feitas em casa, e não no escritório.

  • 5. Além do escritório

    Sua casa ainda é sua casa ao fim do expediente. Por isso, é importante que você tenha harmonia fora do ambiente de trabalho. As dicas a seguir são úteis mesmo para quem não trabalha na própria casa.

    Começando pela estrutura da casa — algo que vale tanto para o ambiente familiar quanto para o profissional: consertar rachaduras e trincas é fundamental. Elas são um vazamento de energia, então, mesmo que você não tenha condições de consertá-las imediatamente, pelo menos as feche com um giz branco. Outros exemplos de vazamentos de energia são torneiras pingando, sinais de mofo ou goteiras.

    Outra dica é ter cuidado com objetos decorativos. A consultora explica que é preciso evitar coisas caras sem significado ou presentes de pessoas com quem não temos mais contato ou que não nos trazem boas lembranças. Na decoração, deixe apenas aquilo que nos remete a bons momentos ou com algum significado mais profundo. A era da qual estamos saindo, a Era de Peixes, era focada em dinheiro aparências, diz Katia. Já a Era de Aquário é intuitiva e foca no real significado das coisas.

1. Organizando os móveis do ambiente

Na hora de decidir onde cada móvel ficará, estabeleça um local fixo para a sua mesa. Coloque-os em um ponto confortável, se concentre e não mude muito de lugar. Lembre-se também de não colocar a cadeira de costas para a porta, pois qualquer barulho pode ser uma potencial distração que o faça se virar.

Também preste atenção ao apoio dos cotovelos e ao caminho do olhar para o computador ao ajustar a altura da cadeira e da mesa. O olhar deve estar na mesma altura da tela.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

LinkedIn

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).