7 hábitos de pessoas de sucesso

Gettyimages/CaiaimageMartinBarraud
O que é a felicidade afinal? E quais são as características necessárias se tornar bem-sucedido?

Resumo: 

  • O conceito de sucesso mudou. O que antes podia ser mais relacionado a coisas materiais, hoje se encontra próximo as felicidades simples e significativas;
  • O sucesso ainda assim é algo difícil de alcançar, mas pessoas bem-sucedidas deram suas dicas de como se realizaram e se mantém em seus sucessos pessoais;
  • Encontrar sucesso na felicidade alheia, ter empatia e buscar desafios são alguns dos exemplos expostos por eles;
  • Veja 7 hábitos compartilhados por pessoas bem-sucedidas.

VEJA TAMBÉM: 4 pilares de um negócio de sucesso

A realização de um objetivo ou propósito. O bom resultado de um projeto. Alcançar fama, riqueza ou status social.

Essas são definições amplas para o conceito de sucesso que a sociedade vem buscando por décadas. E também são a razão por que os humanos têm focado em trabalhar com mais esforço e dedicação do que nunca, encorajados pela sua crença de que fazendo isso, encontrarão a felicidade e o sucesso que almejam em suas vidas.

Mas a psicologia positiva e muitos estudos e pesquisas científicas provaram que esse nem sempre é o caso. Apenas buscar conquistas em termos de dinheiro, poder e fama pode não ser o melhor jeito de preencher os anseios humanos. Isso porque tudo que é importante pode ser comprado ou arranjado, mas o que é crucial para a felicidade humana não pode. Por isso, um novo entendimento de sucesso surgiu, focando na busca pela felicidade como uma forma mais rápida, prática e realista de alcançar o êxito.

Mas o que é a felicidade afinal? E quais são os padrões ou características que definem sua probabilidade de se tornar bem-sucedido? Bom, seres humanos são sempre diferentes, mas pessoas bem-sucedidas compartilharam conosco sete hábitos em comum. São costumes desenvolvidos por meio do foco nas coisas que não podemos pagar com dinheiro, mas que nos tornam incrivelmente ricos.

  • 1. Tenha uma missão de vida

    Pessoas de sucesso possuem uma missão positiva em vida. Eles investiram tempo em procurar e definir essa missão pessoal. Sabem que caminho querem seguir em todos os âmbitos (não apenas o profissional) e perceberam que isso é bom para eles e para os outros. Isso é precisamente o que os faz buscar por realizações tão significativas e simples.

  • 2. Separe os meios dos fins

    Pessoas bem-sucedidas têm uma razão definida para obter dinheiro, poder e fama. Eles tem uma direção e uma maneira clara de como utilizar isso, porque também possuem uma missão positiva definida na vida. Eles não confundem esses meios com os fins, mas consideram um energizante para alcançar e realizar sua missão. Foi criada a percepção de que o que os faz felizes não é a conquista dos meios, mas a realização de seus objetivos finais.

  • 3. Procure novas experiências e aprendizados

    Expandir novos horizontes nos faz mais felizes. E pessoas de sucesso são bem conscientes disso. Como seres inteligentes criados para as coisas boas e bonitas, nós somos destinados a uma vida constante de desenvolvimento e enriquecimento. Vivendo, experimentando e aumentando o conhecimento sobre a vida, o mundo e todas suas maravilhas, trabalhe positivamente em um desenvolvimento pessoal. Uma pesquisa da Universidade do Estado de São Francisco provou como as pessoas que gastam dinheiro em experiências em vez de itens materiais são simplesmente mais felizes.

    Isso não significa apenas viajar o mundo com uma mochila (apesar de como isso esteja na moda). Existem muitas formas diferentes de expandir sua perspectiva, levando em conta sua própria essência e gostos. A única coisa para manter em mente é que deixar sua zona de conforto e adquirir uma aproximação com uma vida longa de aprendizados é a chave para realizações positivas.

  • 4. Encontre felicidade no sucesso alheio

    Pessoas de sucesso se comparam com aqueles que estão em uma situação melhor. Mas eles fazem isso em uma perspectiva de admiração e emulação positiva. Eles identificam nos outros habilidades e talentos que não possuem e trabalham para desenvolvê-los, mas não de forma competitiva ou ciumenta. Pessoas bem-sucedidas são cientes dos efeitos adversos que derivam da inveja e do ressentimento. Eles competem exclusivamente com a melhor versão de si mesmos. Nunca com os outros. Eles possuem modelos, não rivais.

  • 5. Empatia

    Pessoas bem-sucedidas são incrivelmente empáticas. Eles criam um mundo repleto de amigos que os ajudam, admiram e acompanham. Escutam e se preocupam com os outros. Sabem que, afinal, o caminho para o sucesso nunca é isolado. Estão cientes de que precisam confiar nos outros para chegar onde querem. Empatia, como a habilidade que nos permite nos colocar no lugar do próximo e nos conectar positivamente com eles, é uma ferramenta crucial para liderança e desempenho máximo.

  • 6. Estilo de vida

    Pessoas bem-sucedidas não pensam em termos de equilíbrio de vida ou trabalho. Apenas pensam em termos de “vida”. Eles sabem que possuem apenas uma e se comprometeram a viver o máximo que podem. Eles gerenciam seu próprio estilo de vida e aproveitam o que fazem. Trabalham muito, mas não são casados com seu trabalho. Seguem um fluxo de vida de que podem se orgulhar.

  • 7. Desafio

    Pessoas de sucesso sempre tem alguma coisa para provar para si mesmos. São movidos por desafios e criadores de suas próprias provocações. Desafios desenvolvem a resistência mental, afastam o medo, inspiram atitudes corajosas, testam os limites, geram atenção focada, amadurecem perspectivas e constroem autoconfiança. É por meio deles que pessoas bem-sucedidas estabelecem objetivos ambiciosos para serem alcançados. É assim que pessoas de sucesso crescem, se desenvolvem e florescem.

1. Tenha uma missão de vida

Pessoas de sucesso possuem uma missão positiva em vida. Eles investiram tempo em procurar e definir essa missão pessoal. Sabem que caminho querem seguir em todos os âmbitos (não apenas o profissional) e perceberam que isso é bom para eles e para os outros. Isso é precisamente o que os faz buscar por realizações tão significativas e simples.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).