10 dicas para arrasar em entrevistas de emprego por vídeo

Getty Images/Chainarong Prasertthai
Para superar os desafios virtuais em uma entrevista por vídeo, é importante selecionar as prioridades no momento do preparo e se adiantar para mostrar sua melhor face

Resumo:

  • Entender as prioridades na hora de se preparar é essencial para superar os desafios em uma entrevista de emprego por meio de vídeo;
  • Um dos passos mais importantes é se adiantar para poder mostrar sua melhor face;
  • Testar o software, vestir-se adequadamente, utilizar um dispositivo com o qual esteja familiarizado e limitar distrações são algumas estratégias para ter sucesso na entrevista.

Entrevistas de emprego são cada vez mais realizadas por meio de vídeo. Às vezes, porque os candidatos e entrevistadores estão em cidades diferentes e outras porque os empregadores acham que este modo de entrevistar é uma maneira eficiente de “conhecer” vários candidatos. Em certos casos, aqueles que estão buscando o emprego filmam as respostas para as perguntas estabelecidas e, assim, os gerentes de contratação podem assistir a qualquer momento. Se você nunca esteve em uma busca de emprego com esse método, porém, é possível que fique um pouco nervoso.

VEJA MAIS: Como abordar suas falhas em uma entrevista de emprego 

Ao contrário de uma entrevista cara a cara, essa modalidade de conversa requer que o candidato lide com o software de vídeo. Gravar-se falando “para o nada” pode ser desconcertante e mesmo ao fazer uma chamada de vídeo com um entrevistador, há pouca chance de haver química interpessoal. Eu tenho experiência na preparação de profissionais para entrevistas em vídeo e posso prometer que praticamente todos enfrentam desafios virtuais.

O segredo para superá-los é mudar suas prioridades no momento do preparo. Quando você tem uma entrevista em vídeo agendada, a chave é estar adiantado, para que possa mostrar sua melhor face.

Veja, na galeria de imagens a seguir, dez maneiras de fazer isso:

  • 1. Entenda o tipo de entrevista em vídeo que você fará

    As entrevistas “ao vivo” são aquelas nas quais você conversa e vê uma pessoa do outro lado da conexão. Elas podem ser realizadas via Skype, Google Hangout ou outros aplicativos semelhantes. Já para um vídeo em que você gravará as perguntas realizadas pelo empregador, é possível que precise utilizar um site como o HireVue ou o Spark Hire. Descubra com antecedência quem falará com você e como entrar em contato com essa pessoa, caso apareçam dificuldades técnicas no seu dispositivo ou no dele.

  • 2. Não se prepare no último minuto

    Para estar inteirado sobre algumas gírias da indústria do entretenimento, você vai querer reservar algum tempo para uma pré-produção antes da entrevista em si. Faça o download do software que vai precisar e teste. Eu vi muitos candidatos a emprego pensarem que estão prontos simplesmente porque eles têm o software carregado em seu smartphone. No entanto, sempre podem haver falhas inesperadas e desconhecidas.

  • 3. Vista-se adequadamente

    Mesmo que você provavelmente esteja sentado durante a entrevista de emprego, talvez seja necessário se levantar (caso precise pegar alguma coisa durante a conversa, por exemplo). Portanto, não se vista muito casualmente abaixo da cintura, e, claro, certifique-se de se apresentar de forma adequada acima da cintura, como faria em uma entrevista de emprego pessoalmente.

  • 4. Utilize linguagem corporal e expressões faciais adequadas

    Você já faz isso durante as discussões presenciais, mas este aspecto é ainda mais importante no vídeo, porque o entrevistador está constantemente olhando para você. Neste meio de comunicação, há uma linha tênue entre manter contato visual e encarar o entrevistador como se você estivesse em um clube de luta. Sorrir é ótimo, mas não pareça muito exultante. Além disso, por mais ridículo que pareça, pratique algumas expressões no espelho.

  • 5. Chegue cedo para uma entrevista em vídeo que será feita em casa

    Você pode ficar tentado a utilizar os minutos que antecedem a entrevista para deixar seu cão sair, pegar a roupa na máquina ou escrever um e-mail rápido a alguém. Em vez disso, logue-se no site onde será realizada a entrevista pelo menos cinco a dez minutos antes do horário marcado e fique pronto para começar.

  • 6. Se a entrevista em vídeo for em casa, use um dispositivo com o qual esteja familiarizado

    Eu convivi durante um tempo com um gerente que não entendia por que seu Skype não funcionava. Logo percebi que ele estava tentando usar um aplicativo recém-baixado em seu smartphone e quando mudou para o Skype instalado em seu laptop, não teve problema nenhum. Por isso, escolha algo que você saiba usar.

  • 7. Para uma entrevista em casa, teste o software

    Depois de instalar, abrir e se certificar de estar registrado, faça uma videochamada teste com um amigo ou parente. Se a sua entrevista for ao vivo, use o aplicativo (como o Skype) designado pelo empregador. Caso for utilizar um serviço com perguntas pré-gravadas, acesse o site, leia as instruções e assista a vídeos-exemplos como o do HireVue (que também é ótimo para dar uma risada). Não se esqueça de garantir que sua conexão com a internet esteja estável.

  • 8. Considere o fundo que aparecerá nos vídeos realizados em casa

    Você pode estar com a melhor aparência, mas se certifique de que o entrevistador não verá pilhas de roupa suja ou sua cama desarrumada ao fundo. Elimine qualquer coisa desleixada ou que possa ser uma distração, como um retrato de família gigante. Quando você testar seu Skype ou outro aplicativo, peça que a pessoa que está te ajudando diga o que vê em segundo plano. Crie ainda algumas simulações de respostas para obter uma avaliação honesta do seu assistente sobre como você está se saindo.

  • 9. Limite distrações para entrevistas em vídeo realizadas em casa

    Algumas interrupções são inevitáveis: um terremoto (aconteceu comigo uma vez durante uma entrevista em vídeo), uma campainha tocando ou um caminhão de lixo passando lá fora. No entanto, existem medidas que você pode tomar para minimizá-las. Desative o toque do celular (e não o verifique durante a entrevista!), coloque seu cão em uma sala diferente e mantenha as janelas fechadas. Se as crianças ou até mesmo outros adultos estiverem em casa durante a entrevista, diga-lhes antecipadamente que a área onde você estará não poderá ser acessada.

  • 10. Mantenha um copo de água ao seu lado

    Esse é o truque ideal caso você precise levar alguns segundos para organizar seus pensamentos. Peça desculpas, estenda a mão, tome um gole rápido e ponha o copo na superfície com cuidado. Não substitua por café, chá ou qualquer bebida diferente. Se você derramar, poderá seguir com a entrevista facilmente e não gritará de agonia devido a uma queimadura ou desespero por causa de uma grande mancha.

1. Entenda o tipo de entrevista em vídeo que você fará

As entrevistas “ao vivo” são aquelas nas quais você conversa e vê uma pessoa do outro lado da conexão. Elas podem ser realizadas via Skype, Google Hangout ou outros aplicativos semelhantes. Já para um vídeo em que você gravará as perguntas realizadas pelo empregador, é possível que precise utilizar um site como o HireVue ou o Spark Hire. Descubra com antecedência quem falará com você e como entrar em contato com essa pessoa, caso apareçam dificuldades técnicas no seu dispositivo ou no dele.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).