Quer encontrar propósito no trabalho? Mude sua perspectiva

Gettyimages/heroimages
Quando se trata de realização no trabalho, a forma como você pensa sobre a sua função é a chave de tudo

Resumo: 

  • Ter um propósito, na vida ou no trabalho, é essencial para o ser humano; 
  • Para encontrar esse objetivo, talvez seja necessário mudar nossas perspectivas sobre o entorno; 
  • Abaixo, vão quatro dicas para mudar sua visão e se sentir realizado.

LEIA TAMBÉM: 7 estratégias para apresentar suas ideias ao chefe com sucesso

Você se esforça para encontrar propósito no trabalho, elencando prioridades e metas. Mas e a sua perspectiva? Quando se trata de realização no trabalho, a forma como você pensa a sua função é a chave de tudo.

Como dizem, “Mude seu pensamento, mude sua vida”. Na galeria abaixo estão alguns passos para começar:

  • Empodere-se

    A coisa mais importante a lembrar é que você pode criar seu próprio propósito e significado no trabalho. Não caia na armadilha de acreditar que você precisa se encaixar em um modelo certo para se realizar, ou que é responsabilidade do seu chefe ou da sua companhia criar um propósito para você. Todo trabalho é digno, não importa o que você faz para viver. Seu trabalho importa e você pode criar um significado para si mesmo.

  • Foque em três coisas

    As pessoas geralmente atribuem seu senso de propósito a três elementos: uma conexão com algo maior que si mesmas, a consciência da importância do seu trabalho e, talvez o mais importante, a compreensão de como o seu trabalho afeta outras pessoas — não apenas o objetivo final da organização.

    Como alcançar esses três elementos? Trace, mentalmente, linhas que liguem o seu trabalho a coisas que importam para você. Se a sua função é receber e efetuar inscrições de candidatos ao ensino superior, saiba que seu trabalho é importante para possíveis estudantes que deixaram o futuro em suas mãos. Se atua na academia de ginástica do bairro, está ajudando as pessoas a se sentirem mais positivas e saudáveis. Você captou a ideia — conecte o que faz, não importa o que seja, com as melhores perspectivas.

  • Lembre de seus talentos únicos

    Enquanto pensa sobre como contribui com o mundo, considere como os seus talentos podem fazer a diferença. Talvez você tenha um senso de humor que ilumina o dia das pessoas, ou talvez seu inigualável nível de organização promova estrutura para que as tarefas possam ser realizadas. Lembrar do valor único que você possui contribui muito para o sentimento de realização e propósito no trabalho.

  • Pense além de seu trabalho

    Ao construir sua percepção do trabalho, é importante ter em mente que você não precisa ter um senso de propósito apenas no escritório. Você também pode encontrar realização na família, no relacionamento com amigos e contribuições para a sociedade. Na verdade, encontrar significado fora do expediente pode ajudá-lo a descobrir mais sobre o propósito de seu trabalho. Pense nas suas ações fora do escritório, como uma visita a uma instituição de caridade ou a construção de casas para famílias de baixa renda nos finais de semana. Quando você pensa em propósito de forma mais ampla, seu trabalho fica mais leve e capaz de satisfazê-lo porque você não confia apenas nele para encontrar realização plena.

    Uma mudança na percepção requer autoconsciência. Estar ciente do poder que você tem para gerar seu propósito, sua conexão com as coisas que realmente importam e seu impacto positivo nos outros dentro e fora do escritório pode ajudá-lo a se sentir realizado. Quando você muda seu pensamento, você faz uma mudança em sua vida, e seu trabalho é um bom ponto para começar.

Empodere-se

A coisa mais importante a lembrar é que você pode criar seu próprio propósito e significado no trabalho. Não caia na armadilha de acreditar que você precisa se encaixar em um modelo certo para se realizar, ou que é responsabilidade do seu chefe ou da sua companhia criar um propósito para você. Todo trabalho é digno, não importa o que você faz para viver. Seu trabalho importa e você pode criar um significado para si mesmo.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).