10 coisas para fazer imediatamente no seu LinkedIn

JGI/Tom Grill/GettyImages
Empreendedores e executivos de negócios, porém, devem visitá-la todos os dias

Resumo:

  • Redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter são visitadas diariamente, diferentemente do LinkedIn;
  • A plataforma é ideal para fazer novos contatos profissionais e descobrir oportunidades de trabalho;
  • Interagir com as conexões, fazer posts sobre suas publicações em outros sites, criar conteúdo e intermediar contatos são algumas formas de otimizar o uso da rede social de negócios.

Todos os dias e praticamente todas as horas, entramos no Facebook, no Instagram e no Twitter. Lemos, comentamos e postamos nas redes sociais, consumindo horas de conteúdos dos amigos e de famosos.

VEJA TAMBÉM: Como ter o melhor perfil do LinkedIn na busca por emprego

Mas tem o LinkedIn. Talvez nem consigamos lembrar da última vez em que entramos na rede social profissional, apesar de ela estar sempre lá, em segundo plano (e por boas razões). Empreendedores e executivos de negócios, porém, devem visitá-la todos os dias, já que o LinkedIn nos conecta pessoas e ideias que podem alavancar carreiras e negócios.

É hora de tirar o pó do seu perfil e começar a realizar atividades diariamente para aproveitar oportunidades de novas parcerias, fluxos de receita, talento e financiamento. Valorize o seu tempo e aproveite ao máximo. Veja, a seguir, 10 ações diárias que melhoram o uso do LinkedIn:

  • 1. Dedique cinco minutos por dia para se engajar

    Uma das coisas mais valiosas que vi recentemente: pessoas que ficam surpresas quando eu interajo. Não posso fazer isso com todos. No entanto, depois de minha corrida matinal, passo cerca de cinco minutos respondendo mensagens ou comentários em minhas publicações. É um período curto, mas pode fazer a diferença, resultando em novos públicos e oportunidades de negócios.

  • 2. Republique seu conteúdo

    O LinkedIn é o local ideal para compartilhar o conteúdo que você publicou em outros sites. Algumas pessoas escrevem para diversos blogs e veículos de comunicação. Certifique-se de atribuir o conteúdo à publicação original. Para ter posts com mais visibilidade, dê um tempo entre a publicação do material e o compartilhamento na rede. Republicar é essencial para mostrar seu trabalho para outros olhos.

  • 3. Crie publicações originais

    Pense no LinkedIn como um outro site para compartilhar liderança de pensamento. Não seja político, mesquinho ou faça qualquer coisa que coloque em risco seu trabalho ou reputação. No entanto, exercite a liberdade criativa de escrever uma peça detalhada que será valiosa para sua rede. Pode ser no seu setor ou em um nicho no qual você se tem interesse pessoal. Qualquer coisa que comunique sua experiência e paixão é uma vantagem. A melhor parte é que você não precisa lidar com um editor que pode derrubar o material.

  • 4. Reconheça e compartilhe quando as pessoas fazem coisas legais

    O LinkedIn não é apenas uma plataforma para compartilhar sua promoção de cargo. É também um canal para reconhecer o que outras pessoas estão fazendo. Mesmo que você tenha uma rede com apenas 50 pessoas, é uma lista de 50 profissionais que podem ver seu reconhecimento de outro, fazendo-os entrar em contato.

  • 5. Pare de enviar spam

    Eu sou especialista em técnicas de marketing que envolvem outras pessoas. No entanto, o envio de dez mensagens sobre um produto obstruem a caixa de entrada e não funciona bem, principalmente quando a pessoa não te conhece. Embora existam oportunidades de compartilhar o valor do seu negócio com sua rede profissional, use o mínimo possível de mensagens.

  • 6. Verifique as localizações de suas conexões antes de uma viagem

    No ano passado, fiz 34 viagens de negócios. Quando uma delas chegava perto, eu pesquisava minhas conexões por localização. Depois, fazia uma lista de cinco pessoas com as quais não encontrava havia um tempo e as convidava para jantar enquanto eu estivesse lá. Essa é uma ótima maneira de manter contato enquanto se conecta a pessoas boas.

  • 7. Peça ajuda e conselhos sobre as novas tecnologias

    Eu costumo publicar coisas que ajudam os outros. No entanto, é preciso pedir ajuda também. Estabeleça uma meta para obter informações consistentes sobre se há uma maneira melhor de fazer ou ver algo. Foi assim que o Mixmax entrou no meu radar para produtividade de email: enviei uma mensagem da minha rede do LinkedIn, dizendo que precisava de uma maneira para otimizar o uso do email. Alguém me respondeu sugerindo a plataforma. O conselho acabou dobrando minha produtividade.

  • 8. Seja um intermediário

    Se perceber duas conexões em espaços semelhantes que não são concorrentes, envie uma mensagem rápida indicando um para o outro e se ofereça para apresentá-los. É bom criar oportunidades de negócios sem que alguém peça por elas e reunir pessoas para desempenhar um papel no sucesso uma da outra.

  • 9. Explore os recursos educacionais

    Não estou nas salas de reunião do LinkedIn. No entanto, acredito que a rede social está fazendo uma grande mudança educacional, destacando sua recente aquisição da plataforma de cursos de vídeo Lynda. Além de oferecer essas oportunidades de aprendizado, o LinkedIn também hospeda grupos que oferecem ótimos conteúdos para a construção de conhecimentos e habilidades. Também uso a redes para seguir os principais líderes, que fornecem informações que ajudam no meu desenvolvimento profissional e pessoal.

  • 10. Limite o uso

    Como você pode ver nesta lista, sou um grande fã do LinkedIn. Mas, apesar das oportunidades profissionais que ele oferece, é importante que o tempo que você gasta na plataforma não prejudique sua produtividade geral. Defina limites de tempo e garanta que algumas das coisas desta lista sejam cumpridas durante esse período.

    Hora de voltar ao LinkedIn! Enquanto estiver lá, não se esqueça de atualizar seu perfil com informações de carreira, educação e habilidades. Ver que você é mais ativo no LinkedIn pode inspirar mais interações com sua rede ou conexões em potencial. E, claro, mais oportunidades.

1. Dedique cinco minutos por dia para se engajar

Uma das coisas mais valiosas que vi recentemente: pessoas que ficam surpresas quando eu interajo. Não posso fazer isso com todos. No entanto, depois de minha corrida matinal, passo cerca de cinco minutos respondendo mensagens ou comentários em minhas publicações. É um período curto, mas pode fazer a diferença, resultando em novos públicos e oportunidades de negócios.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).