Chefes narcisistas elogiam e insultam na mesma medida; entenda por quê

PhotoAlto/Odilon Dimier/GettyImages
Chefes narcisistas tentam a qualquer custo se manter como o centro das atenções

Resumo:

  • Chefes narcisistas são incapazes de fazer elogios sinceros;
  • O reconhecimento do seu trabalho sempre virá com críticas não construtivas e exposição diante de outros colegas;
  • Pontuar de forma objetiva que o comportamento não é adequado pode levar a três atitudes por parte do líder narcisista.

Você sabe quando foi a primeira vez que isso aconteceu. Seu chefe começou a elogiá-lo na frente de um grupo de executivos. Você sentiu uma sensação de orgulho por ser reconhecido pelo trabalho duro que desempenhou na frente de pessoas que têm muito poder em sua empresa. Mas aí ele disparou na sequência: “muito bom para alguém como ele”. Seu chefe riu e seus colegas riram sem jeito. Ele então o olhou e deu o que poderia ser descrito como um olhar de desprezo altivo. Seu coração começou a bater rapidamente e você sentiu seu rosto corar. Sua mente entrou em parafuso. O que ele quis dizer? Por que está fazendo isso? Você experimentou uma sensação de traição. Agora, sempre espera por uma atitude semelhante e evita ficar perto do seu superior quando ele está com um grupo de pessoas. Esse elogio/insulto parece não acontecer tanto quando apenas vocês dois se encontram. Então, você também evita ser chamado para reuniões; tenta se tornar invisível.

VEJA TAMBÉM: Infelicidade no trabalho: convença seu chefe a redefinir suas funções

Por que os chefes narcisistas nunca são capazes de apenas elogiar?

Porque isso indicaria que eles podem não ser a pessoa mais importante ou especial da sala. Os narcisistas tentam a qualquer custo se manter como o centro das atenções. Eles pensam que enaltecer alguém revela fraqueza. Os narcisistas investem muito em parecer poderosos e importantes. Eles não percebem que fazer um elogio honesto reflete uma imagem de bom líder, pois estão muito focados em seus próprios desejos e necessidades.

Por que os chefes narcisistas elogiam e depois insultam na frente dos outros?

É uma jogada de poder, projetada para colocá-lo “no seu lugar”. Os narcisistas brincam com a vítima. Eles gostam de ver alguém ser incentivado por seus elogios, seguido pelo sentimento de embaraço quando o insulto chega. A mensagem é: “Você não é suficiente. Veja como estou disposto a tratá-lo na frente dos outros”.

Você também pode ser percebido pelo superior narcisista como uma ameaça. Se ele o percebe como uma estrela em ascensão no escritório, em vez de vê-lo como o reflexo de um bom trabalho como líder, ele considera seu destaque uma afronta e uma ameaça ao seu status na empresa. Você é visto como concorrente, mesmo que não esteja no mesmo campo ou não queira um papel de liderança na empresa.

Como lidar com um chefe que usa elogios como insulto

Primeiro, deixe claro de imediato que o comentário não é apropriado. Mantenha sua declaração curta e factual. Quanto mais você atribui emoção ao seu comentário, mais o narcisista sente vulnerabilidade e pode intensificar o teor do comportamento. Ao fazer uma declaração direta, você pode receber um comentário sarcástico do seu chefe sobre ser muito sensível, mas tenha em mente que está com a razão. Você pode perceber que, depois de ser exposto, o narcisista fica bastante quieto. Isso porque das coisas que esse perfil não deseja, acima de tudo, é alguém que confronte seu comportamento na frente de colegas ou outras pessoas. Os narcisistas trabalham para manter sua fachada de “especialistas”, e se destacar por um comportamento ruim o deixa um passo mais perto de ter sua verdadeira natureza descoberta.

E AINDA: Relação ruim com o chefe? Veja como consertar o problema

Quando você chama a atenção do narcisista por suas atitudes, três coisas podem acontecer. Ele agora tem um “insulto” contra o ego e pode reagir com raiva. Isso pode resultar na sabotagem do seu trabalho ou em rumores sobre você (se ele já não tiver feito isso antes). Se esses comportamentos ocorrerem, você terá um caso ainda mais claro de possível assédio moral. Mantenha os registros de todas as suas interações com o narcisista, o que inclui datas, horários e citações diretas. Não mantenha essas informações em ferramentas de trabalho porque, se você deixar a empresa, perderá os documentos.

A segunda consequência possível é que o narcisista pode ficar invisível por um tempo e voltar à vida profissional quando achar que as pessoas de alguma forma se esqueceram de seu comportamento. Mas não se engane, ele não fica quieto por muito tempo. Não baixe a guarda. Quando ele retornar ao escritório, pode agir como se nada tivesse acontecido. Nunca espere desculpas de um líder com este perfil. Eles acham que estão certos e que todos têm problemas: são loucos ou “sensíveis demais”. Considere uma transferência de departamento ou de andar. Outra opção é deixar o emprego. Embora isso não pareça justo, considere seu alto nível de estresse crônico e como sua energia tem sido drenada.

A terceira possibilidade, após pontuar o comportamento do narcisista, é que ele siga em frente e busque outra vítima. Você pode se surpreender ao descobrir que, ao encontrar um novo alvo, ele vai agir como se você nem existisse.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).