9 dicas simples para aumentar a felicidade

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Iniciativas podem ser incorporadas ao nosso dia, transformando-se em hábitos

Como uma profissional que começou a trabalhar na área de foguetes e programação de computadores, eu teria rido se alguém me dissesse que havia uma ciência para a felicidade. Mas, na verdade, eu acho que isso teria me deixado mais feliz. Hoje, há pesquisas concretas sobre técnicas que podem aumentar o nível de felicidade e a sensação de realização na vida.

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Veja, na galeria de fotos abaixo, 9 dicas fáceis para atingir a felicidade. Se você estiver muito ocupado, tente, pelo menos, 5 delas. Se você for um grande empreendedor competitivo, vá em frente e tente todas.

  • 1) Coloque a felicidade no piloto automático

    Pesquisadores da Universidade Duke, na Carolina do Norte, descobriram que mais de 40% das nossas ações diárias são hábitos automáticos, que não usam muito da habilidade de tomar decisões. Portanto, vamos adicionar um pouco mais a esses hábitos, por meio de três sugestões:

    • Quando você colocar creme dental em sua escova de dentes, pense em uma coisa que o deixa grato;
    • Ou, quando acordar de manhã, olhe para uma foto que o deixa feliz;
    • Ou, de noite, ao colocar a cabeça no travesseiro, pense em uma coisa boa do dia que passou.

  • 2) Bom o suficiente, em vez de perfeito

    Coloque o lema “bom o suficiente é ótimo” em sua cabeça. Você vai economizar tempo e esforço e não ficará se repreendendo. Você pode dizer para si mesmo: “Eu sei que poderia fazer mais com mais tempo e esforço, mas não é necessário”. Pense naquele relatório de 60 páginas que você produziu. Dez já não seriam suficientes? Facilitar a vida aumenta a felicidade.

  • 3) Faça o que ama

    Não fique postergando para a aposentadoria algo que você ama fazer. Ao contrário. Planeje passar algum tempo fazendo as coisas das quais gosta, mesmo que seja como hobby. Avalie quando pode dedicar algum tempo a elas regularmente. Ou uma mudança de carreira é necessária?

  • 4) Escolha bem os seus amigos

    Pesquisadores em Harvard afirmam que escolher seus amigos sabiamente é um dos fatores mais importantes relacionados à felicidade. Você tem amigos que esgotam sua energia quando estão juntos? Talvez eles estejam reclamando frequentemente e fazendo você lembrar de coisas ruins? Tire essas pessoas da sua lista de amizades e as substitua por pessoas otimistas, que façam com que você se sinta energizado.

  • 5) Gaste seu dinheiro em boas experiências

    Michael Norton, professor de Harvard e um dos autores do livro “Happy Money”, afirma que comprar itens como televisões, roupas e máquinas de café não deixam as pessoas mais felizes. Elas se conectam para ficarem mais felizes com suas relações sociais, portanto, gastar dinheiro em experiências com amigos traz muito mais alegria. Meu conselho é gastar seu dinheiro em ingressos de shows ou um retiros de yoga com um amigo e aproveitar a onda de felicidade.

  • 6) Cultive o fluxo

    O autor de “Flow”, Mihaly Csikszentmihalyi, conta que quando achar uma atividade da qual goste – uma que o desafie e aumente suas habilidades -, você se engajará totalmente a ela. Você estará em um estado de fluxo. Isso significa que ficará concentrado no presente e pode até perder a noção do tempo. Isso será bom e contribuirá para seu bem-estar e felicidade.

  • 7) Aproveite o lado divertido

    Quando sorrimos – o sorriso de Duchenne, que envolve os músculos ao redor da boca e dos olhos -, nosso sistema cardiovascular se acalma. Rir é um passo ainda maior, uma vez que nos faz expirar. Isso diminui nossa frequência cardíaca e induz sensações de calma.

    Sorrir libera endorfina, substância que combate os hormônios do estresse. A dica é praticar o sorriso agora, mesmo que você se sinta tolo ao fazer isso. Você está anulando o cortisol estressante e aumentando sua felicidade – um bônus duplo.

  • 8) Reformule seus obstáculos

    Ninguém passa pela vida sem encontrar obstáculos. Cada vez que um surgir, tente reformulá-lo como um desafio com o qual possa lidar. Se precisar de ajuda, pense em um momento em que você superou o seu medo e se saiu bem. Seja um solucionador de problemas. O meu conselho é: pergunte-se como pode consertar determinada situação. Questionar abre as partes criativas do cérebro e você ainda pode pensar em mais de uma solução.

  • 9) Pratique mais atos aleatórios de gentileza

    A professora Sonja Lyubomirsky mostrou que praticar atos de gentileza traz felicidade às pessoas. Quem a recebe, inclusive, também fica feliz e acaba passando esse sentimento a quem observa o ato. A pesquisa afirma que essas ações não precisam ser anônimas. Os observadores muitas vezes querem continuar aquilo que viram. Então, adicione mais atos de gentileza à sua semana e ajude a tornar o mundo um lugar mais feliz.

1) Coloque a felicidade no piloto automático

Pesquisadores da Universidade Duke, na Carolina do Norte, descobriram que mais de 40% das nossas ações diárias são hábitos automáticos, que não usam muito da habilidade de tomar decisões. Portanto, vamos adicionar um pouco mais a esses hábitos, por meio de três sugestões:

• Quando você colocar creme dental em sua escova de dentes, pense em uma coisa que o deixa grato;
• Ou, quando acordar de manhã, olhe para uma foto que o deixa feliz;
• Ou, de noite, ao colocar a cabeça no travesseiro, pense em uma coisa boa do dia que passou.

 

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