Polícia britânica devolve estátua de Buda à Índia

REUTERS/Soe Zeya Tun
A relíquia foi entregue à Alta Comissão da Índia em Londres

A polícia britânica devolveu hoje (15) uma estátua de Buda do século 12 roubada na Índia há 57 anos.

LEIA MAIS: Nova edição da Labace começa em São Paulo

A estátua de bronze com revestimento em prata foi uma das 14 roubadas em 1961 do sítio arqueológico do museu do Serviço Arqueológico da Índia em Nalanda. A relíquia foi entregue à Alta Comissão da Índia em Londres, para coincidir com comemorações da independência do país.

O artefato passou por diversas mãos desde que foi roubado antes de ser identificado em uma feira em março de 2018. “Esse caso foi um ótimo exemplo de cooperação entre autoridades da lei, comerciantes e pesquisadores”, disse a detetive Sophie Hayes, da unidade de arte e antiguidades da Polícia Metropolitana de Londres. “Precisamos aplaudir todos os envolvidos na identificação e devolução da estátua, já que, desde o início, todos eles cooperaram completamente”, acrescentou.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).