Amsterdã ganha 1º museu de moda sustentável do mundo

Reprodução
De outubro a dezembro, o tema é “Splash”, escolhido para incentivar os visitantes a pensar sobre a relação entre moda e água

A iniciativa Fashion for Good, dedicada a combater o consumo exagerado de roupas e acessórios, inaugurou um museu interativo de moda sustentável em Amsterdã. O espaço mostra como as roupas são feitas e guia os visitantes pelas inovações por trás da produção sustentável. São destacadas as marcas que mais inovam no segmento. Ao chegar, você recebe um “Plano de Ação da Boa Moda” (“Good Fashion Action Plan”, no original), um guia digital gratuito com dicas sobre como ser mais sustentável. A cada três meses, haverá novas coleções cuidadosamente curadas, construídas em torno de um assunto provocativo.

LEIA MAIS: 7 grifes de luxo que não abrem mão da ética

De outubro a dezembro, o tema é “Splash”, escolhido para incentivar os visitantes a pensar sobre a relação entre moda e água. A cada ano, a indústria da moda usa 93 bilhões de metros cúbicos de água para produzir roupas. A coleção atual inclui produtos da Adidas x Parley, Kings of Indigo, Ecoalf, Insane in the Rain, Karün e Ms. Bay.

O museu se preocupou em garantir que o seu design atenda à sua missão de difundir a moda sustentável. O mobiliário é uma mistura de produtos de segunda mão e itens de aluguel para mostrar os diferentes modelos de compras que contribuem para uma economia circular. Eles também tentam usar a luz solar natural sempre que possível para economizar no consumo de energia.

Stella McCartney fez recentemente uma parceria com a Fashion for Good e terá uma criação exposta no museu. “Estamos sempre explorando maneiras de nos tornarmos mais sustentáveis, e nos juntarmos ao Fashion for Good nos ajuda nessa jornada. Juntos, podemos estimular e dimensionar a próxima geração tecnológica e ajudar a mudar a indústria da moda.”

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).