Solução ágil da TCS eleva produtividade da Swiss Re Corporate Solutions

Getty Images

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, acaba de concluir o processo de transformação Agile em parceria com a subsidiária brasileira de uma das principais companhias de seguros corporativos do mundo, a Swiss Re Corporate Solutions – que passa agora a contar com dez equipes de desenvolvedores atuando no Brasil no método ágil. Com isso, ela reduz o tempo de aprimoramento e desenvolvimento de novos produtos.

O processo de transformação começou no primeiro semestre de 2017, quando a Swiss Re Corporate Solutions buscava um parceiro tecnológico para otimizar seu processo de desenvolvimento e para mudar o mindset de sua equipe – mantendo o foco no aprimoramento contínuo. Em pouco mais de um ano, o método alcançou os seguintes resultados:

• aumentou a quantidade de projetos desenvolvidos;

• reduziu o tempo de entrega de novos projetos de cerca de três meses para um mês;

• aprimorou o processo de priorização de demandas de acordo com as necessidades de negócios;

• capacitou a equipe da Swiss Re Corporate Solutions para atuar no modelo;

• tornou possível a combinação de diferentes experiências do time, composto por pessoas de diversos países, em seguros.

Para atender à empresa, a TCS montou squads (times de profissionais de tecnologia) multidisciplinares atuando nos seus delivery centers de São Paulo, Rio de Janeiro, Londrina e Bangalore, na Índia. Parte das equipes atua focada no aprimoramento do sistema legado e na criação de novos recursos, enquanto outros times são voltados à criação de novos produtos, aplicativos e inovação.

“Sabemos que, para sermos competitivos, precisamos de soluções inteligentes para o negócio. Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada na busca da eficiência nos processos e de agilidade nas entregas”, afirma Luciano Calheiros, CEO da Swiss Re Corporate Solutions no Brasil. “Essa é mais uma das soluções que implementamos com o suporte da TCS, fortalecendo nossa posição de empresa inovadora no mercado brasileiro.”

Segundo Tushar Parikh, country head do Brasil e head Latam para as áreas de banking, financial services e insurance da TCS, “mudar o mindset das pessoas na era do Business 4.0, preparando-as para atuar em um cenário competitivo em constante evolução, é um grande desafio”. Mas, ele afirma, a TCS tem grande know-how para auxiliar os clientes nessa jornada de transformação. “O trabalho para a Swiss Re Corporate Solutions no Brasil é o começo de um processo contínuo de inovação, que já trouxe resultados positivos e que renderá ainda mais competitividade para a empresa.”

A Swiss Re Corporate Solutions é uma seguradora especializada em seguros empresarias e atua no Brasil nas linhas de responsabilidade civil, patrimonial, engenharia, garantia, transportes, aeronáutico e rural. Oferece desde produtos simplificados para pequenas e médias empresas até soluções de seguros altamente customizadas para grandes corporações.

A Tata Consultancy Services, por sua vez, tem a solidez de 50 anos de atuação. Seu portfólio inclui serviços de TI,
negócios e tecnologia e engenharia, e a entrega é feita por meio de seu modelo único de Location Independent Agile, considerado um padrão de excelência em desenvolvimento de softwares. Faz parte do Grupo Tata, o maior conglomerado industrial da Índia, e tem mais de 400 mil consultores em 46 países. Sua receita foi de US$ 19 bilhões. A postura proativa da TCS em relação às mudanças climáticas e o premiado trabalho que realiza com diversas comunidades garantiram à empresa posições nos principais índices de sustentabilidade globais.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).