Como uma única resposta pode ajudar a cumprir resoluções de Ano Novo

Getty Images
Especialistas em produtividade afirmam que ter uma estratégia ajuda as pessoas a serem responsáveis, não importa qual seja a tarefa

Perder peso, comer melhor, ser saudável. Este é o padrão das resoluções de Ano Novo. No entanto, sem um plano definido para os melhorar hábitos, simplesmente falar ter boa intenção não fazem as promessas passarem da primeira semana do novo período.

LEIA MAIS: As 9 resoluções de Ano Novo mais comuns para 2018

Especialistas em produtividade afirmam que ter uma estratégia ajuda as pessoas a serem responsáveis, não importa qual seja a tarefa. “E tão importante quanto é entender por que você realiza uma meta, já que isso pode auxiliar no processo de mudança“, diz Ari Banayan, cofundador da plataforma Habit Nest.

Por mais que a Habit Nest ofereça diversas dicas dependendo dos objetivos da pessoa, cada uma delas começa com “entender o seu por quê”. “Isso é primordial”, diz Banayan.

“Ter tempo para escrever exatamente por que você cumpre uma meta que provocará mudanças em sua vida, frequentemente, surpreende e pode trazer uma sensação tangível do que já foi conquistado”, completa.

Na verdade, responder a essa pergunta pode ser a parte mais importante do processo. Isso o manterá motivado para atingir seu objetivo e mudar seus hábitos.

“Quando passamos por mudanças, inevitavelmente, esquecemos por que começamos. Como resultado, a motivação para continuar é perdida e meio que voltamos para nossos antigos costumes. Somos altamente habituais, quase tudo acontece automaticamente. Ficar em contato com isso e se lembrar continuamente do que tem para ganhar é crucial em qualquer processo de auto-aperfeiçoamento.”

VEJA TAMBÉM: Como retomar as resoluções de ano novo abandonadas

Banayan enfatiza que é importante se lembrar também de que, se não cumprir seu objetivo no dia a dia, não é preciso se sentir culpado. “Amanhã é outro dia. Para muitos, isso se torna uma desculpa para se abster completamente do processo, e isso não é necessário.”

“A responsabilidade sem culpa é muito mais poderosa do que pensamos porque dá uma oportunidade única de realmente entender que cada dia apresenta uma nova chance de começar de novo sem se sentir preocupado sobre o que aconteceu ontem”, completa.

Mudanças não são fáceis. Hábitos antigos demoram para desaparecer e não há ciência que explique os motivos para isso. Contudo, é possível mudar. Manter um diário no dia a dia ajuda milhares de pessoas a transformarem seus hábitos para melhor.


Já está no disponível no aplicativo ForbesBrasil a edição 64 com a lista Under30.

Baixe o app na Play Store ou na App Store.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).