Descubra um jeito fácil e surpreendente para ser mais feliz

Getty Images
Segundo pesquisa, ter uma conversa sincera com amigos e familiares pode ser a chave para a felicidade

Diversos estudos tentam descobrir o que faz as pessoas felizes. Alguns determinam que a interação humana é a chave. No entanto, quais seriam as interações realmente importantes para a felicidade? E essa interação aumenta a felicidade de todos ou é algo benéfico apenas para os extrovertidos?

LEIA MAIS: 5 hábitos para ser mais feliz no trabalho

Um estudo publicado na revista acadêmica “Psychological Science” se propôs a responder a essas perguntas. Pesquisadores registraram momentos aleatórios do cotidiano das pessoas e, com a ajuda de assistentes, descobriram a frequência em que elas estavam sozinhas, envolvidas em conversa fiada ou em conversas sinceras. Foi medida também a satisfação de cada um com a própria vida.

A pesquisa foi conduzida a partir da formação de quatro grupos: universitários, pessoas com câncer e seus cônjuges, adultos que realizavam meditação e recém-divorciados.

Os estudiosos descobriram que a resposta para a felicidade não é passar um tempo sozinho, já que, em geral, os grupos manifestavam uma satisfação menor sem companhia. Segundo as médias elaboradas pela pesquisa, os universitários são os que ficam mais infelizes sem a presença de outros, enquanto pessoas diagnosticadas com câncer e seus parceiros foram os únicos a encontrarem felicidade, ainda que seja pouca.

O segredo para a felicidade também não é uma conversa fiada. Em geral, as médias de todos os grupos foram neutras, sem resultados extremos seja para satisfação ou insatisfação. Pessoas com câncer foram as menos satisfeitas, e recém-divorciados foram os mais.

Para os pesquisadores, a resposta para a felicidade são as conversas mais pessoais, associadas a uma satisfação geral, principalmente no caso de recém-divorciados. Os únicos a manifestarem insatisfação foram os cônjuges de pessoas com câncer.

VEJA TAMBÉM: Trump “nem um pouco feliz” com Powell, do Fed

É muito provável que você pense que interação social é a chave para a felicidade de extrovertidos e que não é boa para os introvertidos. No entanto, esse estudo descobriu que conversas mais aprofundadas e sérias geram uma satisfação maior para extrovertidos e introvertidos.

Essa percepção combina com a minha experiência. Surpreendentemente, boa parte das pessoas introvertidas que eu conheço são extremamente sociais, mas socializam apenas com amigos próximos. A interação social significativa é realmente importante para extrovertidos quanto para introvertidos.

Se você quer ser feliz, tente encontrar uma maneira de passar mais tempo mantendo conversas sinceras com amigos próximos.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).