As 5 sobremesas mais instagramáveis de Nova York

Na era das redes sociais, quando satisfazer os olhos é tão importante quanto satisfazer as papilas gustativas, os chefs fazem de tudo para que suas sobremesas sejam as mais fotogênicas. E, pela abundância de conteúdo nas redes, é mais difícil chamar a atenção das pessoas, de acordo com Miraya Berke, fundadora do Festival de Sobremesas de Nova York. Além de maior produção fotográfica, com câmeras de alta qualidade, edição e planejamento, as imagens devem ser “bonitas, coloridas, e inspiradoras”, capazes de “impressionar” em segundos.

LEIA MAIS: 10 sorvetes incríveis para experimentar em Nova York

No caso das sobremesas, as guloseimas exageradas e coloridas são as mais marcadas com hashtags, desde a primeira edição do festival, em 2016. Então, mesmo que a tendência de pratos cheios de xarope e açúcar — como o donut recheado de sorvete e coberto com chocolate e algodão doce — não seja do gosto de todos, eles chegaram para ficar.

Em se tratando de tendências mais específicas de 2019, Miraya percebeu que “sobremesas com rostos parecem estar alta”, a exemplo das vendidas pelas lojas Rebecca’s Cake Pops, Stax Unicorn Cake e Stache of Goods Macarons.

Sobremesas tradicionais, mas com aspecto moderno, ainda estão na moda neste ano, como os biscoitos de chocolate com cobertura de arco-íris da Baked in Colour e os marshmallows clássicos com sabor da Squish Marshmallows. De forma geral, sobremesas feitas à mão também costumam receber atenção, especialmente quando vendidas em potes customizados pela marca.

Depois de provar centenas de sobremesas e trabalhar com mais de 100 fornecedores nos últimos dois anos e meio, Miraya tem as suas favoritas. Algumas foram preparadas exclusivamente para a sexta edição do festival em Nova York, nos últimos dias 23 e 24 de março, outras estão disponíveis o ano inteiro e devem estar no radar daqueles que querem experimentar algo diferente.

Veja, na galeria de fotos abaixo, as 5 sobremesas mais fotogênicas de Nova York:

  • Sorvete de chá matcha com ouro 24 quilates

    Esta sobremesa verde e dourada tem sido o destaque da casa de chá Matcha n’ More desde março de 2018. De acordo com a proprietária, Elise Lin, a folha de ouro só pode ser ingerida quando é de 24 quilates, já que qualquer outra quantidade pode ser tóxica e conter metais diferentes. Cada folha é feita na Ásia e testada em laboratório para se garantir que seja 99% de ouro. É uma boa opção para quem gosta de matcha e de ter benefícios para a saúde comendo uma sobremesa — além de um pouco de brilho.

  • Bolo de palito de panda

    “Rebecca’s Cake Pops faz bolos nos formatos mais fofos, com animais que são bonitinhos para comer”, afirma Miraya. Disponível nos sabores baunilha, chocolate, cookies e red velvet, cada um dos bolos de palito, preparados e decorados à mão, é feito com ingredientes frescos.

  • Bomba de café

    Esta sobremesa da Kochin pode não ser tão colorida quanto as outras, mas os ingredientes, que combinam elementos asiáticos e ocidentais, dão água na boca: incluem pudim clássico, banana brulée, geleia de café, sorvete de café, uma xícara de café vietnamita e biscoitos. De acordo com a fundadora, Mai Tran, um prato fotogênico não precisa de tantas cores: deve haver também uma preocupação com “formas bem construídas”, que tornam a sobremesa elegante e interativa. “Servir café sobre a sobremesa, preparada à mão, não apenas desperta as papilas gustativas, mas também fornece material para vídeos no Instagram”, comenta Mai.

  • Tortinhas de chocolate com pasta de amendoim

    Muitos amam tortinhas de chocolate com pasta de amendoim, mas como deixá-las fotogênicas? Na Jessie’s Nutty Cups, o truque é usar recheios de arregalar os olhos — como chocolate branco e framboesas liofilizadas — e embalagens que funcionam como marcadores úteis. “A embalagem inteligente surgiu como solução para controlar quando e quais tortinhas eram preparadas. Desenvolvemos um marcador colorido para isso”, diz a fundadora da doceria, Jessie Taige. A cor verde indica o sabor original, a amarela, o amargo, e o rosa escuro, a manteiga de amendoim e geleia. A beleza das embalagens, facilmente personalizadas para eventos, reside na diversidade. A Jessie’s Nutty Cups criou a Nutty Party Animal Cup, tortinha com granulados coloridos e formatos de animais, para celebrar o tema “Party Animals” (“Animais de festa”, em tradução livre) do festival em Nova York.

  • Sorvete sortido

    Já que se pode empilhar diversas bolas de sorvete, esta sobremesa depende mais do seu sabor do que qualquer outra coisa para ser atraente. E não é qualquer marca que se equipara à Oddfellows Ice Cream, com mais de 400 sabores próprios, com cores e texturas diferentes. “Não estamos apenas apostando em ingredientes aleatórios para sermos esquisitos”, diz o cofundador da marca, Mohan Kumar. “Há uma metodologia para tudo. O sorvete de azeite, por exemplo, combina bem com o sorbet de laranja, e pistache combina com o de cardamomo.”

    Isso explica por que alguns dos novos sabores da Oddfellow em 2019 incluem Pistache Cardamomo Caramelo e Azeite de Oliva e Laranja. Quanto ao tema do festival, a marca de sorvetes apresentou um sorvete de azeite com molho de chocolate escuro para imitar listras de zebra, e um sorvete de chá gelado tailandês decorado na cor laranja vibrante com o mesmo molho de chocolate, remetendo às listras de um tigre.

Sorvete de chá matcha com ouro 24 quilates

Esta sobremesa verde e dourada tem sido o destaque da casa de chá Matcha n’ More desde março de 2018. De acordo com a proprietária, Elise Lin, a folha de ouro só pode ser ingerida quando é de 24 quilates, já que qualquer outra quantidade pode ser tóxica e conter metais diferentes. Cada folha é feita na Ásia e testada em laboratório para se garantir que seja 99% de ouro. É uma boa opção para quem gosta de matcha e de ter benefícios para a saúde comendo uma sobremesa — além de um pouco de brilho.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).