10 ferramentas para melhorar o uso do Instagram

Getty Images
Recursos ajudam tanto na aparência quanto na funcionalidade

Resumo:

  • Aplicativos ajudam usuários de todos os tipos, tanto aqueles que usam a rede apenas para funções sociais quanto empresas e influenciadores digitais;
  • Edição de imagens e vídeos, produção de conteúdo e gerenciamento de conta são algumas ferramentas oferecidas.

O Instagram certamente mudou muito desde 2010. Vários novos recursos foram adicionados ao longo dos anos, já que sua base de usuários cresceu mais do que qualquer outra rede social.

LEIA MAIS: 4 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram

Enquanto nos aproximamos da metade de 2019, agora é a melhor hora para garantir que tenhamos tudo o que precisamos para aproveitar ao máximo nossa presença no Instagram.

Veja, abaixo, uma lista de 10 ferramentas que vale a pena conhecer:

1. SocialCaptain

Um dos maiores problemas do Instagram é tentar reunir uma rede de pessoas e informações de um determinado nicho. Isso requer uma quantidade infinita de horas pesquisando hashtags e interagindo com as postagens dos usuários, na esperança de que eles retribuam a atenção. É por isso que a maioria dos usuários da rede social – empresas e influenciadores – voltaram-se para a automação.

A SocialCaptain é uma das melhores ferramentas para isso. Ela oferece uma maneira fácil de encontrar e segmentar o público-alvo desejado. Rende curtidas, comentários e sugestões, de maneira que você pode simplesmente sentar e assistir aos resultados. Tudo é configurado por meio da guia analítica ao vivo em seu painel de controle personalizado. Graças à inteligência artificial, o sistema melhora conforme o uso. Logo, é só esperar para que o número de seguidores aumente constantemente.

2. Owlmetrics

As análises desempenham um papel fundamental na eficácia contínua da sua estratégia no Instagram. Elas permitem que você acompanhe seu progresso e entenda o que seu público quer, para que você possa continuar a incrementar sua conta. O Owlmetrics é uma ferramenta perfeita para isso.

Com ela, é possível obter informações detalhadas sobre os seguidores, como gênero ou localização geográfica. Ela também mostra quais postagens têm atraído mais engajamento, e pode gerar uma link bio personalizada para que você acompanhe o tráfego para seu site.

3. AdEspresso

Se você está no Instagram como uma ação de marketing, há chances de exibir também anúncios na plataforma. Se o gerenciamento de suas campanhas se tornar um pouco confuso, você deve procurar a AdEspresso.

A ferramenta – dos mesmos criadores do Hootsuite – permite elaborar campanhas publicitárias, lançá-las, monitorar os resultados e melhorar seu desempenho com insights úteis. Também pode ser usada para consolidar os anúncios do Instagram, Google e Facebook em um só lugar.

4. Sked Social

A organização é uma parte fundamental do sucesso em qualquer rede social. Você pode tentar ficar de costas enquanto corre, mas isso é perigoso. Por isso, é melhor manter a segurança e usar uma ferramenta de agendamento, como o Sked Social.

Ela é surpreendentemente versátil em seu conjunto de recursos. A principal atração é o agendamento, que permite programar postagens automáticas. Há também um editor de fotos, com todos os filtros e ferramentas de corte que você precisa para aperfeiçoar seu conteúdo. Ou seja, é uma alternativa para as equipes que trabalham de forma colaborativa em contas do Instagram.

5. Kapwing

Produzir conteúdo para o Instagram pode se tornar uma tarefa demorada. Digamos, por exemplo, que a ideia é transformar um videoclipe em um GIF. Isso pode levar horas testando o iMovie até acertar. Outro exemplo são as tentativas de criar memes: demora uma eternidade para encontrar o modelo certo ou tentar imitá-lo corretamente. É muito frustrante.

É por isso que o Kapwing facilita a edição de imagens, GIFs e vídeos. No software, é possível transformar um vídeo em um GIF em minutos e criar um meme também rapidamente, assim você não perde o timing quando os assuntos estão em alta. Ele ainda tem uma plataforma completa de edição de vídeo, ferramentas de corte de clipes, organização – com um sistema de arrastar e soltar – e até um recurso para adicionar marcas d’água.

6. Repost

O Instagram é uma ótima plataforma quando se trata de conteúdo gerado pelo usuário. No entanto, repostagem pode ser uma luta. Não há como baixar imagens ou vídeos diretamente do site sem a ajuda de uma ferramenta. Então, é preciso fazer o upload e lembrar de dar o crédito nas legendas ao criador original.

Com o Repost, o processo todo é simplificado em um único movimento. Tudo o que precisa ser feito é copiar o link e entrar no programa para confirmar sua seleção. A ferramenta lida com todo o resto dentro dela mesma.

7. Whitagram

A ideia por trás do Whitagram é simples, mas elegante em sua execução. Tudo o que precisa ser feito é subir uma imagem na ferramenta e, em seguida, cria uma linda borda branca em torno dela. É perfeito para quando você deseja criar uma imagem quadrada enquanto mantém a proporção original da foto.

O melhor de tudo é que é gratuito para download e não precisa pagar para remover marcas d’água. Isso torna o aplicativo uma ótima ferramenta para ter disponível, pois com certeza você terá a chance de usá-lo.

8. UNUM

Há um meta elemento na estética do Instagram que poucas pessoas falam. Embora a aparência individual de suas postagens seja importante, você também deve pensar em como elas parecem próximas umas das outras em todo o seu feed. Para ajudar a visualizar melhor sua grade, há o UNUM.

O aplicativo permite uma aparência coesa para a conta. É possível brincar com a disposição do feed até encontrar um fluxo visual que chame a atenção das pessoas. Oferece também uma ferramenta para edição, gravação de legendas e configuração de lembretes de programação.

9. Like2Buy

Nos primórdios do Instagram, uma grande queixa das marcas era que era difícil orientar os clientes a comprar os produtos apresentados em seus posts. Isso porque o Instagram não permite links em suas legendas. O Like2Buy foi criado para mudar o jogo e encontrou uma maneira de contornar o problema.

A ferramenta, da Curalate, transforma o conteúdo em tags de compra que levam seus clientes até onde precisam ir para adquirir os produtos. Além disso, inclui análises para refinar sua abordagem, de modo a gerar mais vendas. É tão simples que qualquer um pode usá-lo.

10. HYPR

O Instagram é uma rede cheia de influenciadores que estão ansiosos para trabalhar com marcas. No entanto, encontrar os certos pode levar algum tempo. É aí que o HYPR mostra sua utilidade. Com a ferramenta, você obtém acesso a um enorme banco de dados de milhões de influenciadores.

Tudo o que você precisa fazer é ajustar os filtros da ferramenta às preferências desejadas e reduzir os resultados para as melhores opções. Você pode até ver o desempenho de cada influenciador no passado e observar os resultados depois de iniciar sua campanha com eles.

Siga a FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).