“Space Invaders” comemora 40 anos com reedição

Divulgação
Projeto está sendo desenvolvido pela criadora original Taito e pela 612 Entertainment

Resumo:

  • “Space Invaders The Board Game” está na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, com contribuições a partir de US$ 20;
  • Lançado em 1978 para o Atari 2600, o game ganhou depois versões para Atari 5200, MSX, NES e Colecovision;
  • A mecânica do jogo de tabuleiro da Taito Corporation se baseia em carta e estratégia.

No ano passado, o “Space Invaders” completou 40 anos ao mesmo tempo que muitos de seus fãs, que cresceram jogando-o nos fliperamas e nos Ataris mesmo depois de seu lançamento inicial, em 1978. Agora, para celebrar seu status lendário como um dos maiores jogos clássicos, a desenvolvedora original Taito fez uma parceria com a 612 Entertainment para criar a versão “Space Invaders The Board Game”. A iniciativa foi lançada na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, em 14 de maio.

LEIA MAIS: Conheça o bilionário – e mestre dos tabuleiros – Matt Calkins

O “Space Invaders” não é apenas um dos games mais lucrativos de todos os tempos – ele ainda é muito divertido. A simplicidade do design e do jogo em si, emparelhados com a nostalgia interminável da Geração X, certamente criou um legado. É mais do que apenas um videogame que costumávamos jogar. É um que ainda jogamos e cujo impacto sentimos quando o passamos para nossos filhos.

Enquanto eu era mais um cara do “Paperboy”, “Space Invaders” estava sempre lá. Nos videogames, nos fliperamas, nas camisetas. A nova versão promete trazer de volta algumas dessas sensações e aproveita o mecanismo de jogo para traduzi-lo em um sistema analógico. É uma mistura de uso de cartas e estratégia, para dois a quatro jogadores se perderem em sua nostalgia icônica enquanto defendem o planeta de adoráveis naves espaciais.

Existem algumas versões diferentes, dependendo de quanto você contribui no Kickstarter, que certamente serão viabilizadas em poucas horas após o lançamento. A versão padrão vem com um tabuleiro normal, enquanto a luxo possui um tapete de neoprene e cartões e peças premium. Há uma certa tentação no Kickstarter: se você tem US$ 990 disponíveis, pode obter uma das 500 unidades da limitada edição do “Space Invaders Diorama” armazenado em uma caixa assinada pelo criador Tomohiro Nishikado.

Jogos de tabuleiro parecem a aposta certa neste momento, graças, aparentemente, aos millennials, então faz sentido que clássicos como “Space Invaders” estejam disponíveis nas mesas das nossas cozinhas. Podemos jogá-lo, ainda, na mesa da sala de jantar ou em uma mesa exclusiva para jogos. Mas, independentemente do local que escolhermos, é interessante notar que o jogo analógico do clássico Atari é algo que pode animar uma noitada entre amigos.

O presidente da Taito Tetsu Yamada concorda com este sentimento. “Após invadir com sucesso telas de vídeo de todo o mundo por mais de 40 anos, estamos empolgados em unir forças com a 612 Entertainment para ajudar uma de nossas principais marcas a conquistar as mesas das salas de estar”, diz.

Siga a FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).