10 lições do milionário zen para ser rico e feliz

Drazen_/Getty Images
O livro “Happy Money” ensina como arrumar as finanças e ter tranquilidade

Resumo:

  • O livro “Happy Money: The Japanese Art of Making Peace with Your Money”, escrito por Ken Honda, dá lições para ser feliz com o seu dinheiro;
  • Segundo ele, o dinheiro pode ser estressante, mas arrumar as finanças ajuda a trazer tranquilidade à vida;
  • “Happy Money” também explica que reduzir gastos é como fazer dieta: é difícil e, muitas vezes, faz com que até a presença do dinheiro seja indesejada.

Você quer ser zen? E quer ser rico? Se respondeu “sim” para as duas perguntas, talvez se interesse pelo livro “Happy Money: The Japanese Art of Making Peace with Your Money” (ainda sem edição no Brasil). Essa obra é mais parecida com o clássico “O Segredo” do que qualquer livro do célebre locutor de rádio norte-americano Dave Ramsey, aconselhando a guardar suas moedas em envelopes — quem é que usa moeda nos dias de hoje? Essa é uma leitura prazerosa e lucrativa, bem distante das páginas moralistas que o fazem sentir horrível por gastar dinheiro com um café no Starbucks.

LEIA MAIS: Como a meditação muda seu cérebro para melhor

“Happy Money” foi escrito pelo “milionário zen” Ken Honda, autor best-seller que cresceu no Japão e nos Estados Unidos. A capa do livro anuncia, em tradução livre: “O que a magia de Marie Kondo fez pela sua casa, Ken Honda fará pela sua carteira”. Eu admito que, ao ler isso pela primeira vez, não acreditei. Mas o livro me surpreendeu. Como “Certified Financial Planner”, planejador financeiro certificado pelo Certified Financial Planner Board of Standards, sou treinado para ajudar as pessoas a poupar dinheiro para a aposentadoria, minimizar impostos e fazer escolhas sensatas sobre investimentos, entre outras tarefas. Todas essas coisas são apenas ferramentas para ajudá-lo a atingir as mais variadas metas financeiras. Embora este livro mal toque em qualquer um desses pontos, ele pode contribuir para que você mude sua relação com o dinheiro — e aproveite a vida.

Qual o sentido de economizar e trabalhar duro sem alegria e felicidade? Quem lê minha coluna na Forbes sabe que adoro ajudar meus clientes a ter uma vida mais feliz, saudável e farta. Foi nessa linha que escrevi o artigo “Como minimizar seus impostos segundo Marie Kondo”, após assistir ao seu programa na Netflix, “Ordem na Casa”.

Vale lembrar que há um livro com título semelhante ao de Ken Honda: “Happy Money: The Science of Happier Spending” (também sem tradução para o português), de Elizabeth Dunn, escrito mais com uma perspectiva de pesquisa e de gastos. Também inspirado por ele escrevi um artigo, “Os cinco princípios do ‘Dinheiro Feliz’”. Honda sem dúvida faz referência ao livro de Dunn ao escolher um título parecido. Mas trata o mesmo tema de maneira muito diferente. Faça um favor a si mesmo e leia as duas obras. Por ora, pegue um petisco de “Happy Money: The Japanese Art of Making Peace with Your Money”, de Ken Honda. Se quiser ouvir Ken Honda falando sobre o livro “Happy Money”, confira o episódio do podcast “Afford Anything”, com Paula Pant.

Para mim, essas 10 lições são alguns destaques deste livro, com o qual me identiquei. Qualquer pessoa que quiser ir além dos conceitos básicos de orçamento, redução de custos, poupança ou investimento, pode encontrar ajuda em “Happy Money”. Talvez algum dia você se torne um milionário zen. Se dinheiro não traz mais felicidade à sua vida, para que ele serve, então?

VEJA TAMBÉM: 3 dicas para controlar o ego e parar de pensar tanto – sem meditação

A seguir, 10 lições do livro que pode trazer benefícios financeiros e emocionais:

  • “São tantas emoções envoltas por dinheiro”

Todos pensamos em dinheiro de uma forma diferente. Ele pode ser estressante, mas arrumar as finanças ajuda a trazer tranquilidade.

  • “O dinheiro pode comprar liberdade”

Todos temos as mesmas 24 horas por dia para fazer tudo. Para muitos, dinheiro significa liberdade. Liberdade para pagar alguém para limpar nossas casas, liberdade para almoçar em um restaurante gostoso, liberdade para passar mais tempo com os filhos e por aí vai. Sem dinheiro, alguns estilos de vida ficam limitados. O que você faria se tivesse uma ou duas horas extras para você mesmo todos os dias?

  • “Ter todo o dinheiro não elimina preocupações com… dinheiro”

Se você não está feliz com sua vida, não adianta ser rico ou pobre. Ao longo dos anos, conheci muitas pessoas que são felizes com uma renda média ou baixa. Por outro lado, conheci muitas pessoas que nunca estão satisfeitas com a quantia de dinheiro que têm. Para elas, há sempre alguém mais rico, mais sexy, mais bem-sucedido. Eu, particularmente, acho mais fácil ser feliz com dinheiro do que sem, fico mais confortável sabendo que estou seguro financeiramente.

  • “Ganhe dinheiro e saiba onde e como gastá-lo”

Pense nisso como “inteligência das ruas” versus “inteligência dos livros”. Pode-se argumentar que uma mãe solteira, com três filhos e sem patrimônio líquido, é mais hábil com dinheiro do que um bilionário. Ela pode não ser capaz de poupar, por falta de recursos, mas aposto que sabe onde gasta cada centavo e faz cada um render ao máximo. Por outro lado, o bilionário sabe que pode gastar e sempre ganhar mais. Em muitos casos, ele pode simplesmente gastar à vontade, sem prejuízo ao seu patrimônio líquido. A maioria de nós provavelmente está em algum lugar entre esses dois exemplos. Se você é engenheiro espacial, proprietário de uma empresa ou professor, provavelmente não sabe tanto sobre finanças pessoais quanto sobre o campo que escolheu.

  • “Ganhar dinheiro da mesma forma que um ‘milionário feliz’ ganharia significa fazer as coisas de que você gosta e compartilhar esse talento com os outros”

Se você está ralando de 8 a 12 horas por dia em um trabalho que odeia, será difícil ter uma vida feliz. Uma mudança de emprego (ou de carreira) o ajudaria a ter mais alegria? Pense nisso.

E MAIS: 10 melhores aplicativos de meditação e mindfulness

  • “Economize imaginando maneiras divertidas de gastar seu dinheiro”

Quais destes motivos fariam você economizar mais dinheiro?

– Voo de primeira classe para Bali, com uma estadia luxuosa no Four Seasons Sayan. Jantar gourmet, acomodações de luxo e vários tratamentos de spa
– Dinheiro a ser investido em um portfólio diversificado, para ser composto ao longo do tempo de forma eficiente. Construir um patrimônio líquido para despesas futuras

A Opção B poderia ser usada para pagar a Opção A. Dito isso, se você sabe por que está economizando dinheiro, é mais provável que persevere e tenha mais chances de alcançar seus objetivos financeiros. Uma mudança de mentalidade monetária poderia ajudá-lo a atingir metas financeiras de forma mais rápida e fácil.

  • “Quando você se acostuma a gastar, é difícil controlar os gastos”

Reduzir gastos é como fazer dieta: é difícil e, muitas vezes, faz com que a presença do dinheiro seja indesejada. É fácil gastar um pouco mais aqui e ali, por isso há risco de você se tornar dependente do consumo. Se quer ser como o milionário zen, comprometa-se a manter seu estilo de vida, para não precisar fazer drásticas reduções financeiras quando surgir um momento ruim.

  • “As pessoas que enriquecem aos poucos tendem a manter o dinheiro”

Pense em todos os ganhadores de loteria que recebem repentinamente uma grande quantia dinheiro e quebram do dia para a noite. Eles simplesmente não estão preparados para lidar com o montante e não têm ideia de como transformá-lo em uma renda duradoura.

  • “Quer ser rico? Feliz? Viver em paz? Diga ‘obrigado’. É simples assim”

Tente ser grato pelas suas alegrias e observe seu humor melhorar. Agradeça àqueles que o ajudaram a chegar aonde está e mostre apreço aos que o ajudarem no futuro. Você pode se surpreender com a quantidade de dinheiro que fluirá em sua direção. A quem você deve agradecer?

  • “Em vez de se comparar aos outros, compare quem você é hoje a quem era ontem”

Você realmente quer se comparar às Kardashians? Elas serão sempre mais ricas e terão mais seguidores no Instagram do que você. Uma vez, eu sentei ao lado de uma delas em um avião — e não foi tão emocionante. Meça o seu sucesso de acordo com a sua própria jornada. Procure sempre melhorar, e você será capaz de encontrar a felicidade em sua vida.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).