Atualização radical do iPhone vaza “acidentalmente”

Raphaël Mouton
O USB tipo C, já presente nos MacBooks, pode vir nos próximos aparelhos da Apple

Resumo:

  • A informação da nova entrada do carregador está na imagem de recuperação do iPhone, na versão beta do iOS 13;
  • O HomePod, Face ID e o iPhone XS Max foram vazados pela empresa em fases de testes de versões anteriores do iOS;
  • Os iPads já migraram para o USB-C de entrada e os MacBooks já possuem o conector.

Neste momento, você provavelmente tem todos os motivos para pular o novo iPhone 11 e o iPhone XR2 – eles não parecem bons. Mas, calma: a própria Apple agora “acidentalmente” revelou uma nova atualização do smartphone que pode mudar a cabeça das pessoas.

LEIA MAIS: Acredite, seu iPhone o espiona: saiba como pará-lo

Ao observar atentamente a primeira versão beta do iOS 13 é possível identificar uma nova tela no modo de recuperação para o iPhone. Nela, o cabo do carregador mostrado no iOS 12 foi trocado pelo USB tipo C. Com os iPads migrando para o modelo no ano passado e os MacBooks usando apenas esse conector, seria um enorme avanço ver os iPhones fazerem a transição para esse padrão da indústria. Também é uma ação que pode ser considerada radical, dada a exclusividade da Apple sobre a entrada do carregador e seu lucrativo programa de licenciamento do Made for iPhone (MFi).

A mudança foi descoberta por Raphaël Mouton, um entusiasta da marca, mas não é uma novidade de fácil acesso. Curiosamente, o site de fãs da Apple, o “iMore”, usou a nova tela de recuperação em um guia de downgrade do iOS 13 sem perceber.

O novo símbolo do iOS 13 mostra um cabo USB-C apontando para um MacBook. Isso pode dizer que é apenas a mudança de um tipo de carregador para outro mais rápido. Isso é possível, já que o cabo comum do iOS está direcionado para um MacOS do iTunes. Com o software sendo substituído, a Apple teve que atualizar a imagem, mas a empresa parece ter perdido a chance de fazer a grande revelação.

Além disso, apesar do estereótipo que a Apple tem de querer seus produtos envoltos em mistério, a empresa tem um histórico de vazamento de detalhes sobre futuros produtos a cada nova versão do iOS. Nos primeiros betas do iOS 12, por exemplo, a empresa “acidentalmente” incluía detalhes do iPhone XS Max, como o design, dual sim e sua nova funcionalidade de tela dividida. Nos primeiros betas do iOS 11, a Apple vazou o HomePod e o Face ID do iPhone X.

Então, sim, a Apple adora um vazamento “acidental” em cada nova geração de iOS, e eles estão sempre bem cronometrados. O vazamento do HomePod apareceu quando a empresa estava sob pressão para responder às ações da Amazon e do Google. O Face ID apareceu quando os designs do iPhone foram ridicularizados por suas grandes molduras (graças ao Touch ID). E a informação do iPhone XS Max veio quando a Apple foi pressionada a fazer um iPhone com uma tela maior.

Então, mesmo que seja possível que a Apple tenha mostrado um cabo do MacBook, eu ficaria cético com relação à história do iOS e do comportamento da Apple. À medida que o iPhone 11 e o iPhone 11 Max precisam de um aumento de imagem, o melhor que a empresa poderia fazer é deixar o mundo saber que ela está migrando para o USB tipo C.

Siga a FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).