Como a meditação muda seu cérebro para melhor

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Mestre de ioga Márcia de Luca fala sobre como a prática milenar vai muito além do relaxamento

Está na hora de dar uma segunda chance à meditação, principalmente, se você nunca levou a prática tão a sério ou é do tipo que simplesmente “não consegue desligar”. Um novo vídeo do canal superhypado, no YouTube, o ASAP Science, fala de forma bem divertida sobre os benefícios da meditação para cérebro. O clipe não tem tradução ou legenda em português, mas é possível acompanhar a explicação do narrador pelos desenhos na tela.


“Durante a meditação, regiões do cérebro relacionadas à ansiedade e depressão são ativadas e, quanto mais forem estimuladas pela prática, mais baixos são os níveis dessas doenças”, explica o vídeo. Faz sentido, afinal, certas regiões do cérebro se tornam menos ativas durante o desempenho de tarefas e mais ativas quando as pessoas descansam. É o caso da Rede em Modo Padrão, um circuito de regiões neurais que aumenta sua função durante o descanso, o que melhora a memória, o autoconhecimento e a capacidade de cumprir metas.

Para a mestre de ioga Márcia de Luca, a meditação ajuda a curar também doenças crônicas: “A partir do momento em que nos desligamos do que está ao redor e nos comunicamos com esse outro campo, o corpo e a mente relaxam, o que resolve problemas crônicos, como enxaqueca e pressão alta”. Além de aumentar a tolerância à dor.

Mas se você ainda não se convenceu a se sentar na posição de lótus, há mais benefícios para a meditação: pesquisadores da Associated Professional Sleep Societies descobriram que a meditação tem relação direta com a qualidade do sono, já que o exercício reduz a tensão, a tristeza, a raiva e o mau humor.

“Ao meditarmos, aquietamos a mente e potencializamos nossa produtividade, criatividade, intuição, capacidade de foco, memória e concentração”, diz Márcia de Luca. Ou seja, ficamos mais inteligentes. Segundo pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, para alcançar todos esses benefícios, é preciso dedicar 30 minutos todos os dias para prática. Experimente e tenha mais sucesso em todas as áreas da sua vida!

 

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