Confirmado: Google Fotos terá novos recursos em breve

Getty Images
Usuários terão novas funções como reconhecimento facial manual.

Resumo:

  • No começo do mês de julho, o líder de produto do Google Fotos recorreu ao Twitter para um brainstorm de novidades;
  • Em meio à thread do twitter, David Lieb reconheceu e confirmou diversos pedidos de usuários;
  • Veja abaixo algumas das principais novidades confirmadas.

Já desejou poder conversar diretamente como os responsáveis por seus aplicativos preferidos e dizer o que realmente pensa? Essa foi exatamente a oportunidade que usuários do Google Fotos tiveram no começo de julho, quando o líder de produto David Lieb deu aos consumidores a chance de participarem de um brainstorm no Twitter para a criação de, nas palavras dele, “novas funções, conserto de bugs, melhora em performances, vocês escolhem.”

LEIA MAIS: Google decide dar um google no blockchain

Lieb adotou uma abordagem bem prática, dando respostas úteis e até confirmando novos recursos do Google Fotos.

Confira abaixo alguns destaques da longa thread do twitter:

Busca de fotos adicionadas recentemente ao celular

Uma função que eu uso na versão Web do Google Fotos com frequência é a busca rápida de fotos adicionadas recentemente. Lieb confirmou que essa função terá também versão móvel e já está disponível para alguns usuários. Essa função é particularmente útil para localizar rapidamente uma foto tirada algum tempo atrás, e assim poder compartilhá-la ou editá-la.

Reconhecimento facial manual

O Google Fotos é bem conhecido por seu reconhecimento automático de rostos, mas ele nem sempre funciona. O Google confirmou que no futuro, seus usuários conseguirão reconhecer rostos manualmente, de um jeito similar ao Picasa, um produto mais antigo da empresa.

VEJA TAMBÉM: Pesquisa mostra perigos dos aplicativos falsos no Google Play

Identificação de imagens com texto

Um usuário do Twitter perguntou a Lieb sobre a possibilidade de procurar uma foto se baseando em um texto nela contido. Ele respondeu “Sim! Fiquem ligados…”

Re-upload automático de fotos em sua qualidade original

Se você usava o plano gratuito do Google Fotos de armazenamento ilimitado e com qualidade comprometida mas fez um upgrade desse plano, talvez você queira fazer um re-upload de suas antigas fotos, agora na qualidade original. Lieb pediu para que os usuários do Twitter “fiquem ligados” em resposta a esse pedido.

Edição de marcações de tempo no Android

Câmeras automaticamente marcam fotos com a data e o horário em que foram tiradas, mas, às vezes, essa informação está errada ou nem está lá. Talvez você tenha feito a captura de tela ou escaneado uma foto mais antiga e quer que as informações na foto correspondam a data e horário em que a foto original foi tirada.

As versões Web e iOS do Google Fotos permitem que usuários editem a data e horário de suas fotos. Agora, esse recurso foi prometido aos usuários do Android também.

Infelizmente, essas informações são alteradas apenas no Google Fotos e não nos metadados da foto, então quando é feito o download dessas fotos, elas ainda têm suas marcações de data e horário originais.

VEJA TAMBÉM: Google vai investir € 1 bilhão na Holanda

Deletar fotos enquanto as visualiza em um álbum

Para deletar uma foto enquanto em um álbum, atualmente é necessário sair desse álbum e localizar a foto desejada de novo para poder excluí-la. Lieb confirmou que logo será possível excluir uma imagem sem ter que sair do álbum.

Dicas de outras possíveis melhoria

Alguns outros pedidos do Twitter tiveram respostas positivas de Lieb, mas ele não confirmou se ou quando eles seriam implementados. Um exemplo disso foi o pedido de um recurso que detectasse fotos ruins (como fotos tiradas com o celular dentro do bolso, imagens fora de foco ou capturas de tela acidentais da tela de bloqueio) e automaticamente colocá-las na fila para serem excluídas.

Outros pedidos incluem a possibilidade de excluir alguns tipos de imagem do rolo principal sem excluí-las completamente, e o Google Colorize, um recurso que permitiria a adição de cores a fotos em preto e branco, que foi prometido há muito tempo mas ainda não foi lançado.

Outros pedidos que não tiveram sorte

Não foi uma surpresa ver que pediram a Lieb a volta da sincronização automática do Google Fotos com o Drive, um recurso que foi removido dos serviços recentemente para “simplificar a experiência entre o Drive e o Fotos.” Ele deu uma resposta compreensiva, perguntando quais eram as funções mais importantes desse recurso, mas não disse nada que sugerisse sua volta.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).