Novo parque temático chinês tem atrações inspiradas em filmes como “Jogos Vorazes”

Divulgação
“Crepúsculo” e “Divergente” também estão no Lionsgate Entertainment World

Resumo:

  • As franquias “Jogos Vorazes”, “Crepúsculo”, “Divergente”, “Truque de Mestre”, “Deuses do Egito” e “Rota de Fuga” são os filmes que ganharam atrações no parque vertical;
  • Localizado na China, o Lionsgate Entertainment World tem 25 atividades divididas em mais de 22 mil m²;
  • Os brinquedos são baseados também em realidade virtual que permitem explorar os vastos universos da sagas cinematográficas.

No período de férias do hemisfério norte, o estúdio de cinema Lionsgate inaugura seu primeiro parque temático, o Lionsgate Entertainment World. O estabelecimento foi construído na ilha Hengqin, Zhuhai (China). O estúdio fez uma parceria com o Thinkwell Group e Village Roadshow Theme Parks para criar o impressionante parque vertical com atrações dos filmes do estúdio. A Lionsgate Entertainment World trabalhou com a CAVU Designwerks, a Dreamcraft Attractions, a Framestore e a ETF na tecnologia que integra os brinquedos.

LEIA MAIS: Disney revela data de abertura para nova atração de Star Wars

O parque coberto de cerca de 22.297 metros quadrados conta com 25 atrações diferentes, incluindo as várias das famosas franquias da Lionsgate Films: “Jogos Vorazes”, “Crepúsculo”, “Divergente”, “Truque de Mestre”, “Deuses do Egito” e “Rota de Fuga”.

Os brinquedos mais esperados serão na atração Jogos Vorazes, que incluirá simuladores de última geração e jantares temáticos como o Capitol Club e o Peeta’s Bakery, além de lojas temáticas como a Capitol Couture, para guarda-roupas mais escandalosos. A atração dos Deuses do Egito incluirá uma montanha-russa de realidade virtual coberta, e a atração Divergent Dauntless será mais interativa, com desafios físicos em uma estação virtual.

Com um nível inteiro dedicado a franquia “Jogos Vorazes”, os visitantes estarão imersos na rica cidade da Capital, com uma paisagem de ouro e mármore, um restaurante gourmet temático, uma padaria e um cabeleireiro inspirado nos estilos ultrajantes do filme.

A saga conta a história de crianças levadas pelo governo para lutar em arenas sangrentas com machados e arcos. Os visitantes podem imitar a heroína, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), em brinquedos sem perigos, mas com muito mais escuridão e suspense do que a maioria dos parques temáticos.

Os fãs vão, sem dúvida, fazer fila para o Mockingjay Flight: Rebel Escape, atração que leva você em um ATV através de projeções 3D enquanto foge da cidade e dos pacificadores. O brinquedo tem jatos de alcatrão preto, redes eletrificadas, fogo e vespas geneticamente modificadas que atacam ao seu redor.

A atração da saga “Crepúsculo” é a primeira experiência de simulador de motocicleta de VR multijogador e interativa do mundo. Os visitantes vão correr ao lado de Jacob e da matilha Quileute em uma aventura dramática e sombria pela floresta iluminada pela lua.

VEJA TAMBÉM: Por que Keanu Reeves está no auge

O parque está localizado a uma hora de Hong Kong, parte de um projeto ambicioso chamado Novotown, um desenvolvimento integrado de turismo e entretenimento. Ele será gerenciado pelo Village Roadshow com apoio do Hong Kong Lai Sun Group. As futuras atrações no parque incluem ainda o Real Madrid World, com uma experiência do ponto de vista de uma bola de futebol, e um brinquedo temático das motocicletas Ducati.

Falei com Dave Cobb, diretor de criação do Thinkwell Group, em Los Angeles, que ajudou a projetar o empreendimento, e ele me contou o que torna essa atração tão única e o que está por vir para futuros parques com temática adulta. Veja, a seguir, a entrevista completa:

Forbes: O que torna este parque temático tão especial?

Dave Cobb: Criamos o primeiro parque temático de design para maiores de 13 anos. Quando o cliente veio até nós, o desenvolvimento desejado por eles era de algo para a multidão de jovens adultos chineses. O público entre 20 e 30 anos que namora, sai em grandes grupos; e as marcas que vimos atingiam esse público.
A LionsGate foi o ajuste perfeito, porque suas marcas eram quase exclusivamente juvenis com um jeito mais sofisticado de contar histórias. O mundo de ‘Jogos Vorazes’ é muito maior do que a arena. Quando você começa a ver o mundo maior de Panem (cidade utópica do universo da saga), o heroísmo da resistência e a moda dentro da Capital, existem muitas maneiras diferentes de imergir as pessoas nesse mundo. Quando você visita o Mundo dos “Jogos Vorazes” neste parque, você está realmente em Panem. Toda a tensão entre os elementos superiores da Capital com a rebelião está lá. Como qualquer atração de parque temático bom, há uma tensão dramática. Os visitantes podem se tornar parte da resistência e também parte do Capital, onde você pode ser como Effie Trinket (Elizabeth Banks), nas roupas e cabelo inclusive.

F: Como você impressiona o público saturado de parques?

DC: Esse público na China sabe muito de tecnologia e gosta de realidade virtual, logo, é um parque especificamente para esse público, que também nos coloca em um nível de capacidade mais baixo do que a maioria dos parques temáticos. Os passeios em si podem ser mais íntimos e podemos nos apoiar em algumas tecnologias que normalmente evitaríamos em parques temáticos. Você vê muitas experiências de realidade virtual por aí, mas elas têm uma capacidade muito baixa e são difíceis de serem adaptadas para algo como um grande parque temático de alcance mundial.

Neste parque, conseguimos usar a realidade de três maneiras diferentes, da maneira como o tamanho e a faixa etária do público permitiam. Como resultado, conseguimos mergulhar as pessoas nesses mundos incrivelmente exuberantes, combinando simulação de movimento e efeitos especiais. A atração principal no parque é chamado Midnight Ride e é baseado no universo de “Crepúsculo”. É um multiplayer interativo de hiper-realidade onde você realmente se senta em uma motocicleta e corre ao lado da matilha de lobos, há liberdade total na escolha de trajetos. Não é apenas a simulação renderizada de um filme. É um mundo que você pode explorar enquanto você anda.

Isso é um divisor de águas quando você está falando sobre uma atração de parque temático com uma capacidade relativamente alta. Também criamos a primeira montanha-russa de realidade virtual, a Gods of Egypt-Battle for Eternity. A simulação do brinquedo tem duas velocidades diferentes, sendo o dobro da experiência por metade da demanda de uma atração física. A realidade virtual permite ir além e explorar o mundo além da montanha russa.

F: Como é o futuro dos parques temáticos?

DC: Os parques temáticos vão ter mais histórias onde você não é apenas um espectador passivo. As atrações de sucesso não são apenas aquelas que te colocam na história, tanto emocional quanto fisicamente, mas também por meio de interação ou escolhas que você faz. Esse tipo de interatividade é o que vai separar as futuras atrações, porque lidamos com uma audiência que tem sido levantada em videogames.

Veja, na galeria abaixo, algumas imagens conceituais das atrações do Lionsgate Entertainment World:

  • Um dos andares do Lionsgate Entertainment World

  • Entrada da da grife inspirado no Distrito 1

  • A atração Capitol Couture

  • Passeio interativo de VR

  • Restaurante da Capital

  • Experiência em realidade virtual de “Divergente”

  • Midnight Ride, atração da saga “Crepúsculo”

Um dos andares do Lionsgate Entertainment World

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

LinkedIn

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).