Conheça o efeito do segredo no seu cérebro

Getty Images
Segredos podem ser necessários, entenda como não deixar que eles atrapalhem seus negócios

Resumo:

  • Frequentemente, o mundo corporativo exige que guardemos alguns segredos;
  • Não importam o motivo e o teor do segredo, ele afeta a sua produtividade e até a sua vida fora do trabalho;
  • Entenda como lidar com a pressão de ter que guardar um segredo.

Segredos. Todos temos.

Um dos nossos clientes teve que demitir um dos seus executivos por falta de performance. A parte complicada foi que esse funcionário era muito querido na empresa e muitos respondiam ao seu departamento. Antes da demissão, o meu cliente precisou mantê-la em segredo. Ele se censurou, prestou atenção em tudo o que falava, quando e para quem. Teve que ser cauteloso para não revelar nada, enquanto eram discutidos planos de longo prazo nos quais o funcionário em questão não seria mais incluído.

LEIA MAIS: 3 razões por que sua busca por trabalho não funciona

Nosso cliente ficou ansioso, um pouco depressivo, pensava sobre isso obsessivamente, já que precisava esperar o momento certo para a demissão. Ele também se sentiu isolado.

Você já teve que manter segredos antes… como se sentiu?

O verdadeiro preço de um segredo – não é o que você pensa

Uma nova pesquisa revelou a verdade por trás dos segredos — e não é o que você imagina. Primeiro, 97% das pessoas estão sempre guardando um segredo. O mais comum é cada um ter 13 segredos consigo. Segredos incluem aqueles do ambiente de trabalho, como demissões e promoções pendentes, e da vida pessoal, como festas surpresa ou histórias obscuras de família. Segredos têm diferentes categorias, de preferências simples (você não ama a comida da sua madrasta, mas finge que sim) a infidelidade e até fraude.

O que o segredo faz com o seu cérebro? Aqui estão os dois maiores problemas que eu vejo (e que também aparecem em pesquisas):

  • Atinge seu bem-estar — pense no meu cliente. A energia necessária para resistir, se censurar, ruminar o assunto, a ansiedade e depressão causadas pela antecipação do que aconteceria se alguém descobrisse, tudo o sobrecarrega. Sua resiliência emocional é reduzida e você fica irritadiço. Pode não dormir bem;
  • Prejudica seu foco e sua tomada de decisões — quando você está distraído com um segredo, não está completamente presente. Para piorar, você também não está em harmonia consigo. Você pode estar contando histórias de terror a si mesmo em vez de entender o que está acontecendo e como você se sente.

VEJA TAMBÉM: Os 7 óleos essenciais para a ansiedade

Por não estar consciente da situação, é isso o que acontece ao seu cérebro:

  • sua amídala está sobrecarregada (irritável, e vai logo para um modo de luta ou fuga)
  • seu hipocampo está comprometido pelo excesso de cortisol, hormônio de resposta ao estresse, que, por sua vez, causa um volume exagerado de citocinas, as moléculas envolvidas na emissão de sinais intracelulares no desencadeamento de respostas imunes. O aprendizado, a imunidade e a memória estão comprometidos
  • seu córtex pré-frontal está offline. Então, sua capacidade de comunicação, colaboração, inovação — seus pontos fortes, basicamente — estão em baixa

Então, o que fazer?

Revele seu segredo para alguém de confiança

Frequentemente, guardamos segredos por culpa ou vergonha. Descubra qual o seu caso. Nosso cliente se sentia culpado por ter que demitir um de seus executivos, já que ele sabia que iria decepcionar alguns funcionários. Mas, para vários outros, ele estava abrindo portas. Ele também sentia vergonha por não ter lidado com a questão antes, e culpava o executivo em questão por não corrigir suas falhas, como havia pedido várias vezes a ele que fizesse.

Meu cliente sofreu por duas semanas, até que sua mulher pediu que ele me ligasse. Trabalhamos juntos emoções dolorosas e a ruminação, com ajuda de projetos que restabelecem sua harmonia. Uma vez que seu bem-estar foi reconstruído, pudemos evoluir para a etapa seguinte: com quem e quando falar, as mensagens a transmitir e como manter a calma ao falar da demissão.

Quando você revela seus segredos, eles perdem poder sobre você. Assim, você pode fazer um brainstorming, ter uma perspectiva imparcial e não se sentir mais excluído.

VEJA TAMBÉM: Fundador da Wise Up transforma empresa em mina de dinheiro

Conclusão:

Segredos causam isolamento e nos machucam emocionalmente. Eles também afetam nossa performance, nosso foco e nossa tomada de decisões.

Compartilhe seus segredos para ter uma nova perspectiva e parar de sofrer.

Que segredos você tem? Que história você está contando a si mesmo para se manter isolado?

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

LinkedIn

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).