Novo hotel cinco estrelas é inaugurado na França

Divulgação
Localizado em Bordeaux, propriedade fica em um castelo dos anos 1200

A empresa francesa de cristais de luxo Lalique, que tem construído seu grupo hoteleiro por meio de propriedades cuidadosamente selecionadas, viu seu mais recente lançamento, o Château Lafaurie-Peyraguey Hotel & Restaurant, ser classificado com cinco estrelas pela Atout France (agência nacional que supervisiona tais classificações) neste mês. Inaugurada em junho deste ano para coincidir com o 400º aniversário dos castelos da região, a propriedade faz parte da coleção da marca de hotéis Relais & Chateaux, e sua inauguração marca a primeira vez que uma propriedade da Premier Grand Cru Classé abre suas portas para receber hóspedes.

LEIA MAIS: Conheça o hotel de luxo mais novo da capital francesa

Localizada no sul da cidade de Bordeaux, o castelo, cujo estilo remonta aos anos de 1200, é conhecido há tempos por sua produção de refinados vinhos Sauternes. As primeiras videiras foram plantadas no século 17 pela família Peyraguey, que integra a lista de proprietários do local junto do barão Nicolas Pierre de Pichard, que também tem um lugar na história da enologia por ter vendido vinho para Thomas Jefferson, presidente dos Estados Unidos. Silvio Denz, presidente e CEO da Lalique, comprou a propriedade em 2014.

Definindo um novo estilo para os hotéis do país do vinho ao combinar as melhores safras e uma boa cozinha com a estética de uma marca de design histórico, o hotel no interior do castelo tem uma atmosfera íntima, com dez quartos e três suítes distribuídos em dois andares. A equipe responsável pela decoração do interior foi a de Lady Tina Green e Pietro Mingarelli, que projetaram coleções de móveis e acessórios para a Lalique. Nos quartos, há uma variedade de itens na temática do vinho, com peças douradas de cristal da Lalique, tanto em lustres e luminárias como na superfície da mobília, e tons inspirados na cor da uva Sémillon, usada nos vinhos Sauternes.

O famoso arquiteto suíço Mario Botta, conhecido por seu estilo geométrico arrojado, projetou o restaurante do hotel no estilo de uma estufa com vista para os vinhedos. Seu teto é especialmente reluzente, com folhas de cristal de ouro decoradas no tema da avenida Champs-Élysées – uma das mais prestigiadas de Paris – e um rico design naturalista nos objetos e móveis decorativos. As cadeiras do restaurante são incrustadas com cristais, e as mesas contam com decantadores e taças da coleção 100 Points do crítico de vinhos James Suckling elaboradas para a Lalique.

O chef Jérôme Schilling, que já trabalhou com grandes nomes franceses como Joël Robuchon, Roger Vergé e Thierry Marx, faz um cardápio centrado em ingredientes sazonais e locais e ainda os aprimora com métodos de culinária projetados para incorporar ao máximo os sabores secos e doces dos Sauternes. No prato que leva pregado, por exemplo, o peixe é cozido no vapor entre duas tábuas de barris usados ​​para armazenar Sauternes. Já em outra opção, o foie gras é mergulhado em tinta de lula, depois escalfado em Sauternes. Sobremesas também têm um toque de vinho. Apesar de os doces vinhos do tipo serem servidos com certos queijos e lagostas, no restaurante do hotel eles são fundamentais para as sobremesas, de acordo com o chefe de pastelaria Stéphane Corolleur. Um prato especialmente sofisticado envolve folhas de trigo sarraceno com baunilha Bourbon, defumados na madeira em que o Sauternes foi embebido. A sobremesa ainda é temperada com o vinho, frutas da floresta e mel colhido da propriedade.

VEJA TAMBÉM: Conheça o Row Boutique, hotel que foi fábrica da Ford

A coleção de vinhos, não surpreendentemente, é extensa – há quatro adegas e 350 mil garrafas com safras que datam do final do século 19. Antes ou depois do jantar, você pode passar um tempo no elegante e aconchegante lounge do hotel e saborear o coquetel exclusivo da propriedade, o SweetZ, feito com o Château Sauternes, gelo e um toque de casca de laranja.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).