Premiação na Itália elege os super iates do mundo

MORAN YACHT AND SHIP
Black Pearl foi um dos destaques da premiação, com 105 metros de comprimento

Todo inverno no Hemisfério Norte, os maiores projetistas e construtores de iates se reúnem com proprietários e entusiastas para esquiar, festejar e compartilhar ideias, além de conhecer e premiar os designs mais extraordinários no Boat International Design & Innovation Awards. Neste ano a premiação, que em geral tem lugar em um resort para esqui na Europa, aconteceu na comuna de Cortina d’Ampezzo, na Itália. No total, 61 iates foram analisados por especialistas em dezessete categorias, com uma variedade de critérios estéticos, técnicos e de inovação. Entre os premiados, desde Black Pearl, com 105 metros de comprimento, até Elandess, de 74 metros, que levou quatro troféus para casa por seu design inspirado e a sua engenharia impecável.

LEIA MAIS: Os maiores super iates de 2018

“Todos os anos, vemos modelos em que projetistas realmente tentam ir além e ser corajosos. Este ano não foi diferente”, diz Steffen Kohl, juiz e diretor de Design Global Avançado da Mercedes Benz. “Em 2019, os ganhadores se dedicaram a inovar dentro de cada categoria, principalmente em design ecológico, operação, novos materiais, tecnologia e processos”, corrobora Marilyn Mower, editora da revista especializada “Boat International Media”. “Tivemos uma banca incrível de juízes experientes e uma fantástica seleção de barcos. Os designers merecem destaque pela inovação e talento.”

MIKE JONES / WATERLINE MEDIA
Com 74 metros de comprimento, o Elandess também chamou atenção ao levar quatro troféus

A premiação de 2019 contou com uma nova categoria: Game Changer (ou “mudança de jogo”, em tradução livre), vencida pela Tankoa Yachts, a empresa construtora do Solo, iate de 72 metros de comprimento com características exclusivas, como paredes de vidro, piscina e jardim de inverno.

TANKOA YACHTS
Algumas características inovadoras do Solo são as paredes de vidro e o jardim de inverno

Dentro dessa perspectiva de promover a inovação, a competição reconhece talentos em ascensão e premia estudantes com o título de “Jovem Designer do Ano”. O desafio de projetar um iate moderno e elegante, movido a motor, com 80 metros de comprimento, foi vencido por Yihharn Liu, por sua criatividade no design da embarcação.

O último prêmio a ser entregue, no início do Simpósio de Design de Super Iates promovido pela “Boat International Media”, foi o Lifetime Achievement Award (“Prêmio de Maior Conquista da Carreira”, em tradução livre). O prêmio foi concedido ao designer de iates Ron Holland, da Nova Zelândia. Sua carreira de mais de cinco décadas inclui iates icônicos como o Mirabella V, Juliet, Felicita West, Diamond Forever, Cyclos, Perseus III e o Ethereal.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).