Por que os cuidados com a pele são importantes para o trabalho e vida social dos homens

Reprodução/Forbes
Uma vez que aparência reflete a imagem que o homem tem de si mesmo e como a projeta para o mundo, o autocuidado masculino torna-se essencial

Resumo:

  • Os autocuidados masculinos são essenciais, pois a aparência reflete a imagem que um homem tem de si mesmo e sua capacidade de projetá-la para o mundo ao seu redor;
  • As pressões da juventude sobre executivos de grandes empresas de hoje demandam que o homem pareça jovem e vital a fim de manter uma carreira promissora;
  • Segundo Kendra Rice, diretora do spa do hotel JW Marriott Nashville, a importância de priorizar a saúde e o bem-estar estão tornando os cuidados com a pele mais comuns entre os homens e mais acessíveis de modo geral.

Boa aparência é algo que tem a ver com o homem por inteiro. Mais do que apenas as roupas que ele veste ou a maneira como corta o cabelo, o autocuidado reflete a imagem que um homem tem de si mesmo e sua capacidade de projetá-la para o mundo ao seu redor. Dado o cenário de trabalho em constante mudança, nem sempre é fácil estar atualizado sobre tudo e receber destaque. 

VEJA MAIS: Homens: da pele oleosa ao rejuvenescimento

O objetivo deste texto é simplificar a tarefa, explicar as alternativas existentes e ajudar cada um a escolher entre as enormes quantidades de produtos e serviços disponíveis. Em suma, a combinação de uma rotina saudável de cuidados e procedimentos faciais está se tornando uma assinatura pessoal.

Nos últimos anos, tem havido uma discussão abrangente sobre a revolução da moda masculina. Mas até agora, os relatórios do homem americano foram altamente exagerados. A maioria de nós ainda quer estar bem arrumado. É inegável que toda essa repercussão tornou a maioria dos homens ciente de que seu visual reflete um tipo de afirmação estética.

As personalidades masculinas se olham no espelho e se perguntam se podem aparecer “de cara nova” ou se atrevem a dizer “mais jovens”. Atualmente, a conscientização sobre cuidados pessoais se disseminou e já não se concentra apenas nos perfis metropolitanos. Ainda mais dramáticas do que as notícias sobre vestuário são as transformações que surgiram no cenário masculino, como a mudança de atitude em relação à pele.

As pressões sobre executivos de grandes empresas de hoje demandam que o homem com mais de 35 anos continue parecendo jovem e vital para não correr o risco de perder uma promoção. Além disso, a crescente taxa de divórcios também causou seu impacto. Um homem divorciado, que está namorando de novo, quer parecer mais jovem e mais interessante. Esses vários fatores influenciaram a maioria dos homens, que se animam quando o assunto discutido é sobre como parecer elegante e com um brilho juvenil. Atualmente, o cuidado é visto como uma parte vital na reconstrução de própria imagem.

Ao deixar de lado a opção de bigode e barba, a pele vem à tona como uma possibilidade de irradiar saúde e vitalidade. A chave para mantê-la saudável, de acordo com quase todos os especialistas, é a limpeza. Em vista disso, ao acordar de manhã, lave-a com água e sabão neutro. Fazer a barba também limpa a superfície da pele, por mais abrasivo que este hábito seja. Quando voltar para casa à noite, use uma loção de limpeza.

Próximos da segunda década do século 21, mais e mais homens estão percebendo o valor de ter tratamentos faciais regulares. Alguns dermatologistas relatam que quase metade de seus clientes agora é masculina.

Em uma recente viagem a Nashville, no estado do Tennessee (EUA), visitei o spa do JW Marriott Nashville. Fiquei agradavelmente surpreso ao saber que não apenas os homens estão agendando horários, mas que o interesse deles em cuidados com a pele, massagem terapêutica, tratamentos corporais e efeitos positivos que o autocuidado oferece, aumentou significativamente.

Recentemente, tive o privilégio de falar com a diretora do spa do JW Marriott Nashville, Kendra Rice, sobre o motivo pelo qual ela escolheu trabalhar com a marca espanhola Natura Bissé para tratamentos faciais masculinos, as perguntas mais frequentes que os homens têm em relação aos cuidados dermatológicos e o quão importante é ter uma pele saudável em relação a atmosfera no ambiente de trabalho.

Reprodução/Forbes
Kendra Rice, diretora do spa do hotel JW Marriott

Forbes: Conte um pouco sobre sobre a história  e o DNA do spa e por que você escolhe trabalhar com Natura Bissé.

Kendra Rice: O Spa by JW abriu suas portas em 12 de julho de 2018 com a intenção de proporcionar uma experiência de bem-estar diferente de qualquer outra existente hoje em Nashville, desde tratamentos exclusivos até a alta qualidade de ingredientes. 

Nossa equipe é composta por 17 pessoas que são extremamente apaixonadas por todos os aspectos do bem-estar, incluindo cuidados com a pele, massagem terapêutica, tratamentos corporais e os efeitos positivos que o autocuidado oferece a todos que praticam.

VEJA TAMBÉM: De bem com a sua pele no inverno

Trabalhei anteriormente com Natura Bissé e quis trazer para cá. Devido às diversas coleções oferecidas pela marca, decidimos integrar esses produtos em nossos tratamentos faciais. O mais popular deles é o Personal Retreat Facial, que é totalmente personalizado e cuida do que o cliente precisar, como pele danificada pelo sol, seca, oleosa, propensa a acne, com cicatrizes etc. 

Além disso, as linhas Natura Bissé são bastante neutras em perfume, o que é um aspecto importante da experiência do spa para alguns homens.

F: Quais são as perguntas mais frequentes que os homens têm em relação aos cuidados com a pele?

KR: Descobrimos que, em grande parte, as atitudes masculinas estão mudando quando se trata de reconhecer a importância dos cuidados com a pele e bem-estar. E, como resultado direto, estamos vendo mais interesse por parte dos homens que desejam fazer tratamentos faciais, tanto os que viajam como os residentes locais. 

Mais comumente, eles se perguntam quais produtos específicos que devem usar para limpar e hidratar todos os dias. Além disso, expressam o desejo de cuidar de sua pele, mas solicitam dicas para  minimizar o tempo gasto. Durante nossas consultas, certificamo-nos de ouvir atentamente as preocupações e as descrições sobre o tipo de ambiente em que estão regularmente imersos. A partir daí, ajudamos a fornecer uma rotina realista e educação básica para ajudá-los a alcançar melhor os resultados que eles estão procurando.

Reprodução/Forbes
Produtos de Vitamina C da Natura Bisse utilizados no spa do hotel JW Marriott Nashville

F: Por que é importante que os homens tenham uma rotina de cuidados com a pele?

KR: Nossa pele não só é o maior órgão do corpo, mas também sua primeira linha de defesa, portanto, é importante mantê-la protegida. Os homens têm necessidades e preocupações específicas. Eles tendem a apresentar uma pele mais espessa, o que equivale a mais óleo e significa que eles precisam limpar com mais frequência; por isso, exigem também mais colágeno. Entretanto, nem tudo são más notícias! Muitos homens fazem a barba com frequência, o que realmente ajuda a retardar um pouco o processo de envelhecimento. No entanto, homens usam menos filtro solar, o que diminui a produção de colágeno. É muito importante encontrar uma rotina de cuidados dermatológicos adaptada às particularidades da pele para obter os melhores resultados.

F: Em suas palavras, o que é uma boa rotina de cuidados com a pele?

KR: A melhor rotina de cuidados com a pele será a personalizada para você, a fim de atender às suas condições específicas de ambiente, como altitude, umidade, poluição etc. A pele de todos é diferente e existem muitas coisas que podem afetá-la: ambiente, hormônios e estresse desempenham papel importante na constante transformação da derme.

F: Qual a importância de uma pele saudável no ambiente de trabalho?

KR: Reservar um tempo para nós mesmos é importante e simples. Ao parecer e se sentir saudável, a autoconfiança aumenta. Quando reservamos um tempo para limpar regularmente a pele, esfoliar ou aplicar uma máscara, não estamos apenas realizando um cuidado físico, mas nos reconectando a nós mesmos. Isso se reflete no ambiente de trabalho ou em uma reunião, porque parecemos e nos sentimos bem.

Reprodução/Forbes
Área de pedicure do spa do hotel JW Marriott Nashville

F: Em suas palavras, o que os homens procuram hoje nos cuidados com a pele?

KR: A confiança não é específica ao gênero. Homens e mulheres querem que sua pele pareça e esteja saudável. Quando realizamos tratamentos masculinos, surgem regularmente as mesmas perguntas feitas pelas mulheres e o desejo semelhante de ter uma pele rejuvenescida. A única diferença é que os homens estão começando a buscar educação em relação aos cuidados com a pele agora mais do que nunca.

F: Em suas palavras, quais as tendências para a pele masculina?

KR: Os homens continuarão a se interessar mais pelo assunto, devido à onda de mudanças que vemos na sociedade como um todo. A masculinidade tóxica é uma coisa do passado e, à medida que a percepção dos homens sobre os cuidados dermatológicos e a aparência muda, como resultado de serem mais abertos com seu desejo de bem-estar e de ver outras pessoas participando disso, mais eles dedicarão tempo aprendendo e desejarão receber tratamentos que ajudem a mudar sua aparência e como se sentem. A ideia de que procedimentos avançados de cuidados com a pele usados ​​para tratar o envelhecimento são direcionados apenas para mulheres é antiquada. Em vista disso, é por meio de tratamentos neutros quanto ao sexo, como os faciais e a importância geral de priorizar a saúde e o bem-estar, que os cuidados com a pele em geral estão se tornando mais comuns entre os homens e mais acessíveis.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).