5 passos para celebrar a diversidade dentro da sua empresa

Na maioria das vezes em que uma empresa tenta expandir a diversidade entre seus funcionários, ela acaba contratando mais mulheres e outras minorias para compor o quadro de funcionários. Ainda que esse passo seja muito importante, não é o principal para atingir este objetivo.

VEJA MAIS: 3 coisas para fazer antes de entrar em uma nova empresa

Para uma empresa mudar seu pensamento, é preciso que as pessoas que estão lá dentro o mudem. Contratar uma minoria para que ela seja discriminada pelos funcionários mais antigos só irá reforçar o padrão de mentalidade já existente.

Veja na galeria de fotos algumas dicas para mudar o cenário da sua companhia e estimular as diferenças entre a sua equipe:

  • Não crie premiações ou bônus que separem as pessoas em categorias. Celebre igualmente as conquistas de todos.

  • Não deixe o ego dos seus funcionários inflar conversas. Quando o assunto são as diferenças entre cada um, é comum que as pessoas fiquem mais sensibilizadas e não deem muito ouvido à razão. Quando perceber que uma conversa está tomando este rumo, mude o assunto.

  • Converse pessoalmente com cada funcionário e coloque metas altas para eles. Assim, eles terão a sensação de que o que fazem importa para a companhia e para você.

  • Celebre quem pensa diferente. Mesmo que a opinião seja diferente da sua, mostre que você aprecia que ela tenha sido dita em voz alta e que discussões saudáveis são ótimas para os negócios.

  • Não dê privilégios para alguns e tire de outros, mesmo que você considere merecido pelo passado histórico deles. Avalie somente o trabalho e não as características pessoais de cada um.

Não crie premiações ou bônus que separem as pessoas em categorias. Celebre igualmente as conquistas de todos.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).