Hotel em Miami leva ao extremo a máxima “mente sã em corpo são”

Miami tem se tornado mais e mais um destino vibrante, democrático e vivo. Não importa quantas vezes você a visite por ano, sempre há algo novo para conhecer, um destino novo para explorar. Muitas vezes, o “novo” representa um renascimento, palavra que melhor descreve a força motriz desta cidade em anos recentes.

LEIA MAIS: Conheça o homem por trás da reinvenção de Miami

Tomemos como exemplo o Carillon. Projetado pelo celebrado arquiteto Norman Giller (o pai do estilo modernista de Miami, conhecido como MiMo) e inaugurado nos anos de ouro da cidade (1958), o belíssimo hotel logo recebeu elogios, prêmios e uma constelação de celebridades. Ficou conhecido por seu glamour e pelos shows e festas incríveis que promovia. Nos anos 80, não escapou da decadência que corroeu a cidade. E caiu no esquecimento.

Na virada do milênio, graças ao esforço de revitalização da cidade (assunto que abordamos em detalhes na edição 57), o Carillon começou a ser restaurado e ampliado. Voltou à vida em 2008 com o nome de Canyon Ranch Hotel & Spa Miami Beach e se transformou no primeiro hotel de luxo dos EUA focado em bem-estar. Mas logo outra crise quase coloca tudo novamente a perder: a falência de seu proprietário, o banco Lehman Brothers. Em 2014, o hotel foi a leilão e passou para as mãos da Z Capital Partners por US$ 21,6 milhões.

VIVO E COM SAÚDE

Passada a turbulência – e hoje parte do portfólio da sólida The Leading Hotels of the World –, o Carillon Miami Wellness & Resort (esse é seu nome atual) volta a esbanjar charme, conforto e personalidade. Não por acaso: quem está por trás dessa “ressurreição” é Ira Giller, filho de Norman.

Para tocar todo esse processo de reposicionamento da propriedade, o Carillon trouxe um dos mais respeitados executivos da hotelaria mundial, Paul Nash, que traz no currículo passagens por alguns dos melhores resorts de luxo do mundo. Mais recentemente, Nash atuou como diretor corporativo de operações da Al Khozama Management Company, no Oriente Médio, onde liderou uma equipe internacional e trabalhou para estabelecer a empresa como líder em hospitalidade de estilo de vida de luxo.

Antes de Al Khozama, Nash passou 17 anos em vários hotéis da Starwood, inclusive como gerente geral por cinco anos no The St. Regis New York, a joia da coroa da marca St. Regis e um dos melhores hotéis do mundo. Nash também atuou em cargos de liderança em muitos outros hotéis de destaque em todo o mundo, incluindo o Island Shangri-La de Hong Kong, o Beverly Wilshire Hotel, o The St. Regis Shanghai e o The Dorchester em Londres.

Veja, na galeria de fotos, o novo Carillon Miami Wellness & Resort:

  • A PÉROLA ESCONDIDA

    Muito se ouve falar sobre o extremo sul de Miami Beach, South Beach, mas talvez poucos saibam que é mais ao norte que está uma das mais tranquilas e exclusivas faixas de areia da praia. O Carillon, que fica tecnicamente em North Miami Beach – trecho entre a 46ª e a 78ª Street, relativamente afastado das áreas de maior fluxo de turistas – combina toda a estrutura de um resort de primeira linha com a paz de uma praia particular e imaculadamente bela. O resort oferece a maior faixa, em extensão, de areia “privativa” de toda Miami Beach. Além das características que citei (charme, conforto e personalidade), posso dizer que é o lugar ideal para relaxar e aliviar o estresse.

  • Ao contrário da badalação e dos exageros dos anos 0, o objetivo do resort agora é levar bem-estar físico e mental aos hóspedes. A começar pela decoração: em paleta de cores claras, tem elementos clássicos misturados com pedra calcária e madeira de demolição. O pé-direito é altíssimo, e a maioria das acomodações tem janelas e terraços com vista para o oceano. E não são poucas: além das 110 suítes, a propriedade conta com 580 unidades residenciais. As suítes foram projetadas para emularem os apartamentos residenciais do balneário. O hóspede pode escolher entre um ou dois dormitórios, o que faz do Carillon um destino receptivo a famílias com crianças. Os banheiros, de mármore, são bem espaçosos. E para tornar a proposta de “lar” ainda mais real, os apartamentos contam com sala de estar e cozinha completa. Uma verdadeira experiência de home away from home. Lembro-me de acordar pela manhã e sentar na sala da suíte para assistir ao noticiário ou ficar na varanda lendo o jornal com aquela deslumbrante paisagem – e a sensação era a de que eu estava “em casa”.

  • O SPA

    Logo no check-in, percebe-se que a vocação “corpo são, mente sã” do Carillon não está para brincadeiras: na recepção, o hóspede é estimulado a definir os serviços de spa, as aulas de ginástica e os tratamentos que receberá de forma customizada e supervisionada por uma equipe de profissionais muito bem qualificados.

    Mas o que encanta mesmo é seu spa, o maior da região sul da Flórida – são quase 7 mil metros quadrados – e o único que reúne tratamentos medicinais, bem-estar e fitness de forma integrada. A experiência que oferece com seus tratamentos de limpeza e relaxamento em águas termais frias e quentes garantiu ao spa do Carillon destaque no rigoroso FORBES Travel Guide.

  • As terapias que eles oferecem aos hóspedes mesclam técnicas ocidentais e orientais. Entre as aulas de exercícios em grupos – mais de 40 opções diárias – estão atividades aeróbicas, como spinning, e atividades mais “zen”, como yoga – todas tendo a maravilhosa praia de palmeiras e mar esmeralda como cenário. Trata-se de um verdadeiro parque de diversões para os amantes do bem-estar.

  • A GASTRONOMIA

    Folheando o cardápio, percebi que ali também eles se preocupavam com minha saúde. No restaurante principal, The Strand Bar & Grill (foto), instalado em um amplo terraço de frente para o mar, os pratos priorizam ingredientes locais e sazonais, com a clara intenção de preservar o frescor das receitas. Alguns misturam técnicas tradicionais a elementos inusitados, como o steak tartare com massa folhada e emulsão de mostarda e ovos, a lasanha vegetariana de ricota (segundo o GlobalData, o número de adeptos de dietas vegetarianas nos EUA cresceu cerca de 600% nos últimos três anos) e o bacalhau, servido com chorizo, açafrão e molho romesco. Os sucos naturais e smoothies do café da manhã são uma atração à parte.

    Não pense, entretanto, que a pegada saudável do resort exclui os que gostam de diversão regada a bons drinques. Ao cair da noite, é comum ver o bar, anexo ao restaurante do hotel, repleto de gente bonita confraternizando em torno dos belos coquetéis preparados pelos bartenders de plantão.

    Na próxima vez que você for a Miami e quiser unir o melhor da badalação da região com um refúgio de revigorante, o Carillon é a pedida. Eu certamente voltarei em breve.

A PÉROLA ESCONDIDA

Muito se ouve falar sobre o extremo sul de Miami Beach, South Beach, mas talvez poucos saibam que é mais ao norte que está uma das mais tranquilas e exclusivas faixas de areia da praia. O Carillon, que fica tecnicamente em North Miami Beach – trecho entre a 46ª e a 78ª Street, relativamente afastado das áreas de maior fluxo de turistas – combina toda a estrutura de um resort de primeira linha com a paz de uma praia particular e imaculadamente bela. O resort oferece a maior faixa, em extensão, de areia “privativa” de toda Miami Beach. Além das características que citei (charme, conforto e personalidade), posso dizer que é o lugar ideal para relaxar e aliviar o estresse.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).