Parente assume presidência da BRF na segunda-feira

Reprodução
Parente vai acumular a presidência-executivo global com a presidência do conselho de administração da BRF

Pedro Parente assumirá a presidência-executiva da BRF na segunda-feira (18), após o conselho de administração da companhia de alimentos aprovar sua nomeação, também aprovada pela comissão de ética da Presidência da República.

LEIA MAIS: Conselho da BRF aprova Parente como CEO Global

Parente vai acumular a presidência-executivo global com a presidência do conselho de administração da BRF por pelo menos 180 dias, informou a BRF em fato relevante.

A aprovação da comissão de ética era necessária devido à regra que proíbe ex-funcionário público ou de empresa controlada pelo governo de executar atividade considerada incompatível com o cargo anteriormente exercida por seis meses. Parente renunciou à presidência da Petrobras no início deste mês, em desdobramento da greve dos caminhoneiros.

A comissão de ética da Presidência afirmou que Parente poderá assumir “imediatamente” o comando da fabricante BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, por entender que se trata de empresa de mercado “completamente distinto do da Petrobras”.

A BRF informou que vai pedir aprovação em assembleia para que Parente acumule as duas funções por um ano, período em que ele priorizará “processo de planejamento estratégico e financeiro, cuidará diretamente da preparação de seu sucessor e liderará o processo de reorganização da companhia, em especial o preenchimento de posições chaves e questões ligadas à sua governança”.

VEJA TAMBÉM: Parente pede demissão da Petrobras

Também no dia 18, Lorival Nogueira Luz Júnior tomará posse como diretor-presidente global de Operações, acumulando o cargo de vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).