Empresas interessadas em conteúdo cercam Endemol, produtora do “Big Brother”

iStock
A Endemol quer um preço entre € 2,5 bilhões e € 3 bilhões

Diversos concorrentes, incluindo a Liberty Global, estão preparando ofertas para a produtora de TV Endemol Shine, fabricante do reality show “Big Brother” e do drama distópico “Black Mirror”, antes de um prazo inicial na próxima semana.

LEIA MAIS: Conheça o salário dos altos executivos de 18 empresas

A ITV, a FremantleMedia, da RTL Group, e a Lions Gate Entertainment também estão de olho na Endemol, disseram pessoas com conhecimento do assunto, em um acordo que vem com o crescimento de gigantes de transmissão como Netflix e Amazon Prime, que criaram uma turbulência na indústria.

A Endemol quer um preço entre € 2,5 bilhões e € 3 bilhões, disse um executivo de um banco de investimentos familiarizado com o processo, mas isso pode ser ambicioso, com lances esperados na faixa de € 2 bilhões a € 2,5 bilhões.

O montante representa cerca de 10 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da produtora, que segundo um outro executivo de banco de investimentos, seria o máximo que a empresa poderia esperar obter.

Uma fonte próxima a um potencial comprador disse que o catálogo da Endemol é carregado de formatos antigos, tornando-o potencialmente menos atraente do que comprar pequenos equipamentos de produção e trabalhar diretamente com os principais talentos criativos.

VEJA TAMBÉM: BNDES abre linha de crédito para empresas de proteínas

Esta pessoa, que como outras fontes falou sob condição de anonimato, também disse que a produtora possuía dívidas consideráveis ​​e já havia passado por uma rodada de corte de custos, o que significa que o potencial para sinergias com um comprador pode ser limitado.

A Endemol se recusou a comentar. Seus proprietários, a Apollo Global e a Twenty-First Century Fox, de Rupert Murdoch, não responderam imediatamente aos pedidos de entrevista.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).