Cosmos Bank perde US$ 13,5 mi em ataque cibernético

iStock
O Cosmos Bank disse em comunicado que seu principal software bancário recebe solicitações de cartão de débito via uma “sistema de switch”, mas que foi burlado no ataque.

Criminosos cibernéticos invadiram os sistemas do indiano Cosmos Bank e roubaram quase 944 milhões de rúpias (US$ 13,5 milhões) por meio de retiradas simultâneas em 28 países ao longo do fim de semana, disse o banco à polícia.

LEIA MAIS: Fabricantes de caixas eletrônicos alertam sobre hackers em máquinas nos EUA

A cooperativa bancária disse que hackers não identificados roubaram informação de clientes por meio de um ataque malware em seu servidor de caixas automáticos, sacando 805 milhões de rúpias em 14.849 transações ao longo de duas horas em 11 de agosto, muitas delas no exterior.

Além das retiradas nos caixas automáticos, os hackers transferiram 139 milhões de rúpias para a conta de uma empresa com sede em Hong Kong, ao emitir três transações não autorizadas por meio da rede global de pagamentos Swift, disse o banco em uma queixa à polícia, cuja cópia foi vista pela Reuters.

O Swift, cujo sistema de mensagem é usado para transferir trilhões de dólares por dia, disse que não comenta casos individuais.

O Cosmos Bank disse em comunicado que seu principal software bancário recebe solicitações de cartão de débito via uma “sistema de switch”, mas que foi burlado no ataque. O banco se recusou a revelar os países, citando riscos de segurança.

A polícia disse que está investigando o caso. Uma autoridade sob condição de anonimato disse que a polícia pediu ajuda de especialistas para descobrir como transações não autorizadas foram conduzidas simultaneamente em vários países.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).