Receita do Alibaba supera estimativas do primeiro trimestre

iStock
As vendas no principal negócio de comércio eletrônico do Alibaba subiram 61%

O Alibaba Group, maior varejista online do mundo, superou as estimativas de receita do primeiro trimestre, impulsionado pelo crescimento em seu principal negócio de comércio eletrônico.

LEIA MAIS: Alibaba pretende unir negócios de entrega de comida

O Alibaba informou hoje (23) que receita cresceu 61%, para 80,9 bilhões de iuanes (US$ 11,77 bilhões) no período de abril a junho, em comparação com a estimativa média de 80,7 bilhões de iuanes, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

O lucro líquido atribuível aos acionistas, no entanto, caiu 41%, para 8,7 bilhões de iuanes, ou 3,3 iuanes por ação, devido a custos pontuais relacionados à remuneração baseada em ações para captação de recursos recente da Ant Financials.

Embora o crescimento da receita tenha acelerado desde a listagem do Alibaba na bolsa de valores de 2014, o investimento agressivo em varejo off-line, logística e computação em nuvem reduziu as margens de lucro.

Excluindo itens, a empresa lucrou 8,04 iuanes por ação, ou US$ 1,22 por ação, abaixo da estimativa média de 8,15 iuanes por ação.

As vendas no principal negócio de comércio eletrônico do Alibaba subiram 61%, para 69,2 bilhões de iuanes, em comparação com um aumento de 58% no mesmo trimestre do ano anterior.

VEJA TAMBÉM: As armas do Alibaba para ser o maior fornecedor de IA

A receita em seu negócio de computação em nuvem quase dobrou para 4,7 bilhões de iuanes, enquanto a receita da unidade de entretenimento subiu 46,4%, para 6 bilhões de iuanes.

O Alibaba também disse que formou uma holding para o serviço de entrega de comida online Ele.me e a plataforma de e-commerce Koubei, para a qual recebeu mais de US$ 3 bilhões em novos investimentos, incluindo do SoftBank, disse a companhia.

Os principais negócios do Alibaba incluem os marketplaces online Tmall e Taobao e a plataforma de pagamento Alipay. Como a maioria das empresas chinesas de comércio eletrônico, a receita é tipicamente maior em abril-junho, em comparação com três meses anteriores, devido as promoções de vendas em meados do ano que atingem o auge na “data da sorte”, em 18 de junho.

No entanto, os analistas disseram que as vendas provavelmente foram menores este ano devido aos feriados públicos durante o evento.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).