Alibaba forma joint venture para expandir na Rússia

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O comércio eletrônico cresceu rapidamente na Rússia nos últimos anos, impulsionado pelo melhor acesso à internet

Maior grupo de comércio eletrônico da China, o Alibaba juntou forças com um fundo estatal e duas empresas de tecnologia na Rússia, na esperança de que o acesso a uma base de clientes de mais de 100 milhões de pessoas impulsionará seu desenvolvimento.

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O Alibaba deterá 48% da AliExpress Russia como resultado de um acordo assinado com o Fundo Russo de Investimento Direto, a operadora de telefonia móvel Megafon e o grupo de internet Mail.ru durante o Fórum Econômico do Oriente, na Rússia, hoje (11).

Os três agentes russos terão uma fatia combinada de 52% na plataforma de e-commerce, após contribuírem com dinheiro, ações e outros ativos.

“Ao se aliar à plataforma líder de consumo na internet na Rússia, o AliExpress Russia alavancará os 100 milhões de usuários do Mail.ru Group em suas mídias sociais, mensagens, email e propriedades de jogos online”, informaram as empresas.

O comércio eletrônico cresceu rapidamente na Rússia nos últimos anos, impulsionado pelo melhor acesso à internet, com volume de negócios superior a US$ 14 bilhões no ano passado, dos quais um terço veio de negócios internacionais, segundo a Associação de Companhias de Comércio na Internet da Rússia.

O Alibaba entregará os negócios da AliExpress Russia para a nova joint venture, enquanto a Megafon trocará sua fatia de 10% no Mail.ru por uma participação de 24% na AliExpress Russia.

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O Mail.ru contribuirá com seu negócio de comércio eletrônico Pandao e dinheiro em troca de uma fatia de 15% na AliExpress Russia. Já o RDIF comprará uma participação de 13% no AliExpress Russia.

As ações do Mail.ru saltaram com a notícia da transação, que deve ser concluída no primeiro trimestre de 2019.

“O acordo de hoje dá ao Mail uma fatia do que acreditamos ser a plataforma mais bem posicionada para capitalizar com o comércio eletrônico na Rússia”, disseram analistas do Renaissance Capital em nota.

As partes investirão centenas de milhões de dólares na joint venture, de acordo com o presidente-executivo do Mail.ru, Boris Dobrodeev. A joint venture ainda planeja investir em outro negócio junto com o Mail.ru Group, incluindo tecnologia para alimentos, segundo as empresas.

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