Brunello Cucinelli recria vila medieval na Itália

Reuters
A vila medieval Solomeo, do século 13, foi totalmente restaurada em um vale no centro de Umbria

O magnata da moda italiana Brunello Cucinelli, conhecido por vender peças de cashmere por milhares de dólares, revelou seu projeto criativo mais recente: uma vila medieval totalmente restaurada em um vale no centro de Umbria.

LEIA MAIS: 17 dicas de moda e estilo para curtir as praias da Itália

Cucinelli apresentou a vila Solomeo, do século 13, a centenas de jornalistas e convidados na terça-feira (4), após dedicar 30 anos e uma quantia desconhecida de sua fortuna pessoal para reformar edifícios de pedra, construir um teatro e demolir alguns armazéns para criar uma nova paisagem de oliveiras e videiras.

Solomeo tem sido a sede corporativa de Cucinelli desde os anos 1980, como parte de seus esforços para distinguir a empresa que leva o seu nome das rivais mais associadas a Milão, capital da moda italiana.

O negócio se transferiu gradualmente de suas dependências originais, o castelo de Solomeo, para o vale, por precisar de espaço para crescer. Hoje, a Brunello Cucinelli Spa emprega 1.700 pessoas em todo o mundo, com cerca de 1.000 morando nos arredores de Solomeo.

Cucinelli, de 65 anos, disse aos convidados que a restauração faz parte de sua filosofia de “capitalismo humanista”, que envolve pagar salários acima da média de mercado, proporcionar um bom ambiente de trabalho e proibir e-mails fora do escritório.

O fundador disse que suas práticas trabalhistas resultam de sua infância pobre em Umbria, durante a qual via seu pai trabalhando em uma fábrica fazendo concreto pré-fabricado e se espantava com a maneira como trabalhadores camponeses sem estudo eram tratados. “Isso mudou minha vida”, disse Cucinelli, acrescentando que acredita que seu modelo de negócio poderia ser exportado. “Estou absolutamente convencido de que o mesmo pode ser feito em outras partes da Itália, da Europa e do mundo.”

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).